Expansão da Academia em Alcochete: Colchões só para alguns

    Depois de vários anos a lutar para que fosse aprovada a expansão da Academia Sporting, em Alcochete, pelas entidades municipais, finalmente parece ter-se chegado a um acordo, permitindo que o clube leonino avance com esse sonho antigo.

    Segundo parece, esses melhoramentos abrangem essencialmente a construção de mais cinco campos de treino e um novo edifício exclusivo para acolher o plantel profissional de futebol. Não acho mal, até porque com um simples trocar de colchões, já foram revelados tantos novos talentos da formação. Imagine-se agora o que será das equipas de formação do futebol do Sporting com tal acréscimo qualitativo nas infraestruturas da academia.

    Considero, no entanto, que todo esse novo espaço que nos é proporcionado para dar melhores condições aos nossos atletas, não deveria incidir apenas no futebol, não esquecendo, pelo menos, o que parece ser o parente pobre do nosso clube em termos de infraestruturas próprias, depois da construção do “João Rocha”: O Atletismo.

    Fonte: FPA

    Esta modalidade, que é apenas e só a que nos deu mais títulos nacionais e internacionais, não tem um cantinho que possa chamar de seu no universo Sporting, tendo os atletas que treinar onde encontram condições para o fazer.

    Nessa expansão, poderiam dispensar, nem que fosse apenas um desses cinco campos de treino, para instalar uma pista de tartan, um poço de areia para os saltos, e os equipamentos necessários para o treino das várias modalidades dentro do Atletismo.

    Bem sei que me irão falar da Pista Municipal Moniz Pereira, que alberga a Academia de Atletismo do Sporting, que talvez até possa estar mais bem situada, com uma localização mais central, mas continua a ser um espaço que não é nosso.

    Não sendo nosso, a longo prazo acarretará custos mais elevados (dependendo do tipo de contrato celebrado) e, a avançar esta obra em Alcochete, significará que há verba disponível para o melhoramento, pelo que alterar um pouco o projeto para incluir as infraestruturas mais viradas para o atletismo não encareceria muito mais o mesmo.

    Não sei se esta ideia fará sentido para mais alguém, até porque Alcochete está cada vez mais definitivamente ligada ao futebol, agora também com a estrela maior do futebol mundial associando o seu nome à academia. Academia Cristiano Ronaldo.

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Para mim, fará sempre sentido dar as melhores condições aos nossos aletas das mais variadas modalidades. E, se já fiquei extasiado com a construção do pavilhão João Rocha, que permitiu exponenciar de uma forma bem visível os resultados das nossas modalidades de pavilhão/ringue, com toda a certeza ficaria igualmente feliz com a concretização dessa minha ideia, que pode ser só isso mesmo, uma ideia minha, sem sentido prático.

    O professor Moniz Pereira, que à semelhança de Francisco Stromp, também praticou as mais diversas modalidades, com certeza teria gostado de ter visto concretizada uma mini-cidade Sporting, nem que fosse em Alcochete, onde conseguisse albergar diversas práticas desportivas do clube.

    Talvez seja só um sonho meu, que poderia nem resultar por estarmos a colocar várias valências num mesmo espaço, mas a verdade é que, a concretizar-se esta expansão, tínhamos tudo para dar melhores condições aos nossos atletas que tantas alegrias nos têm dado, estando muitos deles já qualificados para os próximos jogos olímpicos. A verdade é que, internamente, ainda só conseguimos ser os melhores em femininos. O atletismo masculino está a perder força no Sporting, não conseguindo o título há vários anos.

    Ainda que para muitos esta possa ser uma ideia utópica, é desse tipo de debates que surgem muitas vezes grandes ideias. Isto pode não valer de nada, mas se ajudar alguém a ter uma ideia no futuro para o desporto sportinguista, já terá valido a pena.

    Sporting é desporto, não apenas futebol.

    Artigo revisto por Joana Mendes

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Almeida
    Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.