Assegurar a liderança | Sporting CP x CF Estrela da Amadora

    Primeira Liga, 10.ª jornada: domingo, 20h30, 5 de novembro de 2023

    A ANTEVISÃO: LEÕES TENTAM GARANTIR A LIDERANÇA ANTES DA VISITA À LUZ

    Naquele que é o segundo de três jogos consecutivos em casa, o Sporting recebe o Estrela da Amadora este domingo na tentativa de manter não só a invencibilidade nas provas nacionais, como também a liderança isolada do campeonato.

    Vindo de três vitórias seguidas em Alvalade, a turma de Rúben Amorim deve voltar ao seu 11 base para este jogo. Depois de uma noite de testes frente ao SC Farense, Gonçalo Inácio voltará provavelmente ao eixo da defesa para Morita e Hjulmand assumirem a batuta no meio campo leonino. A maior dúvida surge neste momento relativamente a Francisco Trincão, que, após uma ótima exibição no regresso à titularidade no último encontro, pode espreitar novamente um lugar no onze. Para além disso, surge nos convocados do Sporting uma novidade para esta partida.

    Geovani Quenda, extremo de 16 anos que tem vindo a brilhar nas camadas jovens do clube leonino, foi chamado pela primeira vez por Rúben Amorim à equipa principal para colmatar a ausência do lesionado Geny Catamo e pode estrear-se já esta noite de leão ao peito.

    No que diz respeito ao Estrela da Amadora, os tricolores chegam a Alvalade numa sequência de três vitórias consecutivas também, duas delas, na condição de visitante inclusivamente. O conjunto da Reboleira que se encontra na nona posição da tabela classificativa, procura seguir o exemplo do Estoril Praia e surpreender também um grande em casa nesta décima jornada, continuando assim a boa sequência de resultados.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O Sporting vem de sete vitórias consecutivas frente ao Estrela da Amadora.
    2. O Estrela já não vence os leões desde 2005.
    3. O conjunto de Rubén Amorim soma 10 vitórias e um empate em 11 jogos nacionais esta temporada.
    4. Nos últimos três jogos o Sporting sofreu três golos, o Estrela não sofreu nenhum.
    5. O Estrela soma apenas quatro derrotas esta temporada, todas frente a equipas dos primeiros cinco lugares da tabela.
    6. Os tricolores venceram os últimos três encontros pelo mesmo resultado, 1-0.
    7. Apesar disso, o Estrela leva apenas nove golos marcados até agora no campeonato.
    8. Em 34 confrontos entre as duas equipas na sua história, o Sporting venceu 22 vezes e o Estrela apenas quatro.
    9. Nos tais 34 confrontos, o jogo terminou empatado em oito ocasiões.
    10. O Sporting tem apenas menos um golo sofrido que o Estrela esta temporada (15 vs 14).

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Viktor Gyokeres a celebrar golo pelo Sporting
    Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

    Viktor Gyokeres (Sporting CP): Vindo de um hat-trick caseiro na quinta-feira, o avançado sueco quer deixar a sua marca no jogo este domingo antes de descansar para a Liga Europa, tendo sido expulso no último encontro europeu. Posto isto, Gyokeres procura continuar a sua boa sequência goleadora naquele que é o seu palco de eleição favorito para faturar, Alvalade.

    Kialonda Gaspar
    Fonte: Cláudia Figueiredo / Bola na Rede

    Kialonda Gaspar (CF Estrela da Amadora): Imperial na defesa tricolor, o angolano é uma das principais razões para os bons registos defensivos ao longo da época. Muito forte fisicamente e excelente nos confrontos diretos, o número 4 do Estrela vai proporcionar um bom embate com o ataque leonino.

    XI´s PROVÁVEIS

    Sporting CP: Antonio Adán; Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio; Ricardo Esgaio, Morten Hjulmand, Daniel Bragança, Nuno Santos; Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres.

    Treinador: Rúben Amorim

    «O Estrela não sofre muitos golos, é uma equipa muito compacta e joga com jogadores velozes. Acho que vão jogar com o Ronaldo na frente, vão procurar as transições e nós temos de ser muito inteligente em ter bola e estar preparados para corrermos para trás. Temos de rodar a bola rapidamente, de ter todos um bocadinho de calma, assim como os adeptos. Vai ser um bloco muito compacto que nos vai dificultar no início, e o que temos de fazer é continuar a jogar bem para criar dificuldades. Vai ser um jogo muito difícil contra uma equipa que sabe muito bem o que quer, estamos preparados para o desafio».

    CF Estrela da Amadora: Bruno Brígido; Omorwa, Miguel Lopes, Kialonda; Hevertton, Aloísio, Leonardo, João Reis; Leo Jabá, Ronaldo e Kikas.

    Treinador: Sérgio Vieira

    «Um dos nossos objetivos é deixar a baliza a zeros, mas queremos fazer um jogo completo em todos os momentos. Que possamos jogar, ter momentos de transição, de contra-ataque, ser fortes na reação à perda, nas bolas paradas ofensivas e defensivas, que nos possamos focar em todos os momentos e desfrutar. Será determinante, porque o Sporting está num excelente momento, tem excelentes jogadores e é bem orientado há várias épocas, com mérito do Rúben, dos jogadores e da administração. Não é fácil defrontar uma equipa com estes argumentos, mas temos o nosso lado, que temos vindo a construir e será um momento de avaliação para percebermos em que etapa estamos».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting CP 1-0 CF Estrela da Amadora

    - Advertisement -

    Subscreve!

    PUB

    spot_img

    Artigos Populares

    Guilherme Terras Marques
    Guilherme Terras Marques
    Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico