Pede-se frieza nórdica no caldeirão de Graz | SK Sturm Graz x Sporting CP

    Fase de grupos da Liga Europa, 1.ª jornada: quinta-feira, 20h00, 21 de setembro de 2023

    A ANTEVISÃO: SPORTING NA ÁUSTRIA À PROCURA DE UMA ENTRADA À LEÃO

    Vão lançadíssimos os leões, eriçados pela crítica depois campanha abananada do ano passado. Amorim, Hugo Viana e Varandas construíram plantel muito mais compacto e pronto para todas as frentes, possibilitando ao clube entrar na Liga Europa com legítimas aspirações de repetir, pelo menos, os Quartos de final.

    Se foi possível sair do sorteio sorridente, muito se deveu aos nomes de Rákow e Sturm Graz, que o outro – o da Atalanta – já dá ares de Liga de Campeões. Mas esta Quinta-feira, quando entrar na barulhenta Merkur Arena, o Sporting enfrentará um histórico europeu, com múltiplas campanhas interessantes nas competições da UEFA, as mais memoráveis ao grande público a serem as da fase 1999-2001, quando andou consecutivamente pela Liga dos Campeões a fazer boa figura, chegando inclusivamente a atingir a segunda fase de grupos em 2000-01.

    A uma equipa que já desceu da Liga dos Campeões esta época, obra do PSV de Peter Bosz, começam também a vir á tona sentimentos de orgulho ferido, pelo que a Liga Europa será sempre encarada da forma mais séria possível – a ideia é mesmo melhorar as últimas duas prestações e atingir finalmente a fase a eliminar.

    Ao treinador Christian Ilzer não falta matéria prima para tornar possível um feito desses – e para destronar italianos ou portugueses, o treinador austríaco de 45 anos arrumará a equipa no seu 4-3-1-2 de eleição, optando por uma mistura interessante entre experiência (Gregory Wüthrich, central, Hierlander, médio-centro, e Gorenc Stankovic, trinco, os líderes do conjunto) e juventude talentosa, como Gazibegovic, Prass, Boving, Kiteishivilli – o maestro – ou Javi Serrano, o menino maravilha que está emprestado pelo Atlético de Madrid mas que até agora tem jogado mais… nas reservas.

    Não falta qualidade e convém ao Sporting não perder tempo a delinear estratégias de poupança de energia no frio austríaco, naquela mentalidade habitual de serviços mínimos quando se trata de fase precoce de Liga Europa – além do conjunto perigoso que enfrentam, as bancadas em polvorosa podem ter o condão de transformar rapazes talentosos em diabos à solta. Serão onze levados ao colo por 16 mil.   

    O árbitro será Nikola Dabanovic e viaja do Montenegro.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. 16 jogos dos Leões contra concorrentes austríacos e o saldo não é nada famoso: sete vitórias, sete derrotas e dois empates, com mais golos sofridos (27) que marcados (26)!
    2. Aliás, as viagens até à Áustria nao costumam mesmo correr bem – o Sporting nunca lá ganhou e as cinco derrotas nas sete visitas foram por números constrangedores: 4-2  do Swaroski Tirol em 87/88, 4-0 do Rapid em 95/96, e três 3-0, contra o mesmo Rapid em 1968, do LASK em 2019 e a famosa derrocada contra o Casino Salzburgo em 1993, que ditou o despedimento de Sir Bobby Robson.
    3. Para agravar a coisa, assombra ainda a memória dos sportinguistas, e de Amorim em especial, a goleada caseira impingida pelo LASK, em 2020 (4-1). Em 16 jogos contra austríacos, o Sporting foi goleado… seis vezes!
    4. O Sturm tem finalmente a oportunidade de defrontar portugueses na sua história, pelo menos a título oficial.
    5. O clube tenta desesperadamente lutar contra o poderio financeiro da franquia Red Bull. Depois do lastimável 10º lugar em 19/20, houve quarto lugar interno em 20/21, e dois segundos lugares até 2023 – 2º nas fases regulares e 2º nas fases de apuramento de campeão. Falta o último degrau, que não se atinge desde 2010-11!
    6. Nas competições europeias, sorte parecida, igualmente com melhorias substanciais desde 2020 – quando não houve Europa depois do 10º lugar, e depois de eliminações humilhantes em rondas pré-eliminatórias (como um 0-7 agregado do AEK Larnaca, em 18/19) – : duas meritórias chegadas à Fase de Grupos da Liga Europa, apesar de dois quartos lugares. Mas um deles insólito, o da época passada, quando todos do grupo (Feyenoord, Lazio e Midtjylland) fizeram oito pontos e teve que se recorrer à diferença de golos.
    7.   Christian Ilzer é o responsável por esse trajecto ascendente, sendo ele a cabeça de todo um projecto assente na prospecção que tenta reproduzir o método Red Bull sem as mesmas ferramentas financeiras. A aventura tem corrido bem, com 73 vitórias em 135 jogos ao leme dos alvinegros.
    8. Esta época, o calendário até agora só fica manchado pelas derrotas frente a PSV no play-off da Champions, por 4-1 e 3-1. Internamente, são seis vitórias e dois empates!
    9. Nikola Dabanovic já apitou por duas vezes o Sporting: em 2020-21, na vitória caseira frente ao Aberdeen (1-0) e na vitória em solo ucraniano frente ao Vorskla Poltava, na Liga Europa de 18/19.
    10. O árbitro montenegrino apitou o último jogo de portugueses nessa 2020-21. Foi o 4-2 do Benfica em Poznan, frente ao Lech. De resto, nunca nenhum português perdeu com ele em campo, clubes ou selecção: seis vitórias e um empate em sete jogos.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Wlodarczyk O promissor atacante polaco recrutado ao Górnik Zabrze (por quem fez nove golos em 32 jogos, com 19 anos) chegou a Graz com a espinhosa missão de substituir Emanuel Emegha, que obrigou o Estrasburgo a desembolsar 13 milhões pelo seu passe depois de fazer 10 golos pelo Sturm.

    Com 1,95, representava um argumento brutal na procura do golo, obrigando a equipa a adaptar-se ás suas características – e por isso a sua substituição teria sempre que ter em conta esse perfil.

    A Wlodarczyck faltam-lhe três centímetros, mas que não se pense que lhe falta o resto – como forma de o provar, hattrick e assistência na sua estreia oficial pelo Graz, no 7-2 da primeira eliminatória da Taça austríaca. Sete golos em 10 jogos pela nova equipa, depois de já ter feito cinco em cinco partidas pelos sub21 polacos em 2023! 

    Gyokeres Sporting
    Fonte: Sporting CP

    Gyokeres – O furacão sueco vai varrendo tudo o que encontra pelo caminho em solo nacional, num futebol habituado a avançados mais técnicos que explosivos; chega agora a oportunidade de provar à Europa que vale sim os 20 milhões pagos por ele, apesar de andar pelo Championship até meio da carreira.

    Começando a faltar adjectivos para as suas evidentes qualidades físicas e cada vez menos surpreendentes qualidades técnicas, resta ir apreciando as estatísticas insólitas que só um jogador do seu aparato consegue proporcionar.

    XI´s PROVÁVEIS

    SK Sturm Graz: Scherpen; Gazibegovic, Wüthrich, Affengruber e Dante; Hierländer, Gorenc Stankovic e Prass; Kiteishvilli; Wlodarczyck e Sarkaria

    Treinador: Christian Ilzer

    «É um adversário de verdadeiro calibre, semelhando ao Feyenoord ou à Lazio, que defrontámos o ano passado. Amanhã talvez pensem que esteja a tocar o hino errado, que deveria ser o da Champions. Ou seja, temos de fazer tudo bem para termos uma oportunidade de os vencer».

    Sporting: Ádan; Quaresma, Coates e Inácio; Fresneda, Morita, Bragança e Matheus Reis; Pote, Edwards e Gyokeres.

    Treinador: Rúben Amorim

    «É uma competição na qual queremos chegar longe e, depois, ver se a conseguimos vencer, sabendo que há clubes com outra dimensão e históricos diferentes do nosso».

    PREVISÃO DE RESULTADO: SK Sturm Graz 2-3 Sporting CP

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Cantoneiro
    Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
    Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, o Benfica como pano de fundo e a opinião de que o futebol é a arte suprema.