As 3 peças do xadrez defensivo do Sporting

    Assim como no xadrez, o futebol é um desporto em que cada uma das peças tem uma função. A defesa pode não fazer os adeptos levantarem-se das suas cadeiras, mas são igualmente importantes num jogo de futebol. Uma frase que demostra a importância do processo defensivo, é a celebre declaração do antigo basquetebolista, Michael Jordan: “o ataque ganha jogos, a defesa ganha campeonatos”.

    Em muitos jogos do Sporting, na época passada, a defesa foi a principal responsável pela conquista dos três pontos. Principalmente, os 3 homens que se situam no centro da defesa: Gonçalo Inácio, Zouahir Feddal e Sebastián Coates.

    Estes três jogadores impediram em muitos jogos, que o Sporting perdesse pontos. Para além disso, também ajudaram os outros jogadores que possuem tarefas defensivas a desempenhá-las melhor. O primeiro entres os postes (Antonio Adán) e os dois alas que se situavam nas laterais do terreno (Nuno Mendes e Pedro Porro) na segurança defensiva, quando estes subiam no terreno, para participarem na manobra ofensiva.

    Como referi no artigo, cada jogador tem a sua função, assim como cada peça num tabuleiro de xadrez tem sua funcionalidade. O objetivo da defesa no xadrez é defender o “rei”, no caso do Sporting CP: Adán e dar a cobertura na sabida dos alas, ou “torres”, os já referido Nuno Mendes e Pedro Porro.

    Os centrais no Sporting têm funções diferentes no terreno, podem estar os três na mesma posição, mas cada um deles tem tarefas pré-definidas no esquema tático dos verdes e brancos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Hugo Filipe Costa
    Hugo Filipe Costahttp://www.bolanarede.pt
    O Hugo é residente na Amadora. Neste momento, está a tirar uma licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde muito novo que o Hugo é apaixonado por desporto, especialmente, o futebol, que é um grande aficionado. Para além do dito “desporto-rei”, o Hugo é adepto do basquetebol tendo sido jogador durante vários anos, atualmente é treinador.                                                                                                                                                 O Hugo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.