As guerras da comunicação nos três grandes

sporting cp cabeçalho 2

Os departamentos de comunicação dos clubes de futebol são cada vez mais profissionalizados e cuidados nos seus desempenhos. Apesar de funcionarem com objetivos semelhantes, as estruturas utilizam estratégias bastante diferentes, um pouco condizentes, diga-se, com a tradição e história dos clubes.

Apesar de a guerra mais ríspida se notar entre Sporting Clube de Portugal e Sport Lisboa e Benfica, vou começar por um episódio recente entre os “leões” e o Futebol Clube do Porto. No mais recente clássico, disputado no último fim de semana de agosto. Os “dragões” alegam que foram prejudicados pela arbitragem, algo que não é partilhado pela esmagadora maioria da opinião pública. Durante e depois da partida, as contas oficiais dos dois clubes no twitter esgrimiram argumentos, com os dragões a partilharem imagens, “frames” de supostos erros de arbitragem no clássico, ao bom estilo do “paineleiro” Pedro Guerra. Tendo em conta a pessoa que os “azuis e brancos” estão a imitar, está tudo dito sobre a credibilidade dos argumentos. Já o Sporting, tendo ganhado, pôde responder com humor, tendo partilhado, por exemplo, uma imagem de Gelson Martins a festejar o golo da vitória. Ver o FC Porto a queixar-se de arbitragem é tão ridículo como um caloteiro acusar alguém de lhe dever dinheiro. Contudo, o Sporting até respondeu com alguma classe, não respondendo às acusações inúteis dos “azuis e brancos”. Nem sempre a resposta do Sporting CP é a mais adequada, mas desta vez podemos ficar satisfeitos com o resultado.

Já a luta com o SL Benfica atinge proporções estratosféricas, tanto pela rivalidade gigante entre os dois clubes da Segunda Circular, como pelas técnicas utilizadas pelos “encarnados” e a dualidade de critérios gritante da comunicação social no tratamento da informação relativa aos dois clubes. Sobre isto, existe tema para muita conversa.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim conquista a Premier League Summer Series

O Manchester United conquistou a Premier League Summer Series. A equipa de Ruben Amorim fechou a competição com um empate a dois golos frente ao Everton.

André Almeida pode deixar o Valencia e rumar ao futebol da Turquia

André Almeida pode estar em vias de deixar o Valencia. O médio português de 25 anos é pretendido pelo Trabzonspor.

Fechado: Son Heung-min deixa o Tottenham por 15 milhões de euros e já está definido o seu destino

Son Heung-min vai mesmo deixar o Tottenham. O avançado sul-coreano vai reforçar os Los Angeles FC por 15 milhões de euros.

Luuk de Jong deixa carta de despedida para o PSV: «Isto não é um adeus, é um até logo»

Luuk de Jong deixou uma mensagem de despedida para os adeptos do PSV. O avançado neerlandês assinou contrato com o FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

PSV bate Go Ahead Eagles e conquista a Supertaça dos Países Baixos

O PSV é o vencedor da Supertaça dos Países Baixos. A equipa neerlandesa bateu o Go Ahead Eagles.

Gonçalo Ramos soma mais um interessado e está na lista da mais um gigante da Premier League

Gonçalo Ramos está na lista do Newcastle para a nova época. O avançado internacional português é a alternativa a Benjamin Sesko.

Wolverhampton de Vítor Pereira derrotado por Girona em jogo particular

O Wolverhampton de Vítor Pereira perdeu este domingo com o Girona por 2-1 num jogo de preparação da pré-temporada.