cartaaberta

Exmo. Senhor Jorge Jesus,

Venho por este meio, desde já, endereçar o desejo de que tenha tido um feliz Natal, e que tenha recebido no “sapatinho” tudo quanto ambicionou. Eu não. Desculpe, ia já começar a incomodá-lo com angústias minhas, mas não é por isso que lhe escrevo.

Quero antes, e porque está a terminar este ano civil, agradecer-lhe por ter trazido para o Sporting, em 2016, o futebol bem jogado, o futebol que empolga os adeptos e os chama aos estádios. Quero também agradecer-lhe tantas vitórias que alcançámos a jogar futebol e que quase nos levou ao título.

Jorge Jesus continua à procura de ser campeão no Sporting Fonte: Sporting CP
Jorge Jesus continua à procura de ser campeão no Sporting
Fonte: Sporting CP

Devo dizer-lhe, no entanto, que nunca, enquanto treinador do seu anterior clube, o considerei um grande treinador. Sempre achei que só o conseguia ser com grandes camiões de jogadores adquiridos a preço de ouro, dos quais conseguia aproveitar vinte ou trinta por cento. Entendo agora que o pudesse fazer porque ali havia grandes nascentes, no entanto, como já deve ter percebido, está agora a trabalhar num clube que tem de lutar muito mais que os outros só para conseguir existir. Assim, peço-lhe que escolha com mais critério os jogadores que se adaptam melhor ao seu sistema de jogo (sim, porque sei que nunca você vai mudar o sistema de jogo em função dos jogadores que tem. Só se mudar em função do adversário, como aquele 3-5-2 já utilizado esta época) porque o clube não tem dinheiro a aparecer de todos os lados como areia no deserto.

E uma forma mais económica, e com maior probabilidade de sucesso, seria perder aquela mania tão portuguesa de achar que o estrangeiro é sempre melhor que o português (não é culpa sua, eu sei, é da cultura onde fomos educados), porque efectivamente muitas vezes não o é, e o Sporting tem alguns (não quero dizer que qualquer jogador que saia da nossa formação seja craque, mas há-os lá) jovens com qualidade suficiente para ajudar a equipa principal, com a vantagem de já estarem ambientados ao país, ao clube, ao futebol.

E eu sei que você consegue. Porque você é o melhor, seguindo as suas palavras. E como também sabe que para ser o melhor tem que se trabalhar, tenho a certeza que se vai aplicar ainda mais em melhorar os seus métodos de treino, de prospecção, de comunicação, e de motivação. Como se costuma dizer, aprendemos até morrer. Como ainda me parece com saúde, tenho a certeza que quer continuar a tentar aprender e melhorar. Espero mesmo que melhore.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Os 5 melhores avançados da Primeira Liga 25/26

É complicado escolher os melhores avançados da Liga. Só no Sporting, Benfica e FC Porto, é possível escolher 6 avançados de enorme qualidade

Portugal bate a Espanha e está na final do Europeu de Hóquei em Patins 2026

Portugal está na final do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins 2026. A equipa das quinas bateu a Espanha nas meias-finais.

Iniciar caminhada com o pé direito | Arménia x Portugal

Arménia, Hungria e República da Irlanda são as turmas que Portugal terá de ultrapassar para chegar ao Mundial 2026.

Fernando Santos continua sem ganhar pelo Azerbaijão e sofre goleada de 5-0 frente à Islândia

O Azerbaijão de Fernando Santos continua num mau momento. A equipa orientada pelo técnico português foi goleada por 5-0 frente à Islândia.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Freire comenta primeira vitória por Portugal Sub-21: «O adversário arriscou mais um bocado, tivemos espaço e acabámos com uma grande jogada e o...

Luís Freire abordou a vitória de Portugal frente ao Azerbaijão por cinco bolas a zero, num encontro relativo aos Sub-21.

US Open #1: Os destaques negativos do torneio feminino e masculino

Está a decorrer neste momento o US Open, aquele que é o último torneio do Grand Slam do calendário tenístico.

Arménia x Portugal: as 2 opções de Roberto Martínez para a lateral direita depois da lesão de Diogo Dalot

Portugal vai enfrentar a Arménia no sábado, em jogo da primeira jornada da qualificação para o Mundial 2026. Diogo Dalot foi dispensado.