Carta Aberta a Jorge Jesus

- Advertisement -

cartaaberta

Exmo. Senhor Jorge Jesus,

Venho por este meio, desde já, endereçar o desejo de que tenha tido um feliz Natal, e que tenha recebido no “sapatinho” tudo quanto ambicionou. Eu não. Desculpe, ia já começar a incomodá-lo com angústias minhas, mas não é por isso que lhe escrevo.

Quero antes, e porque está a terminar este ano civil, agradecer-lhe por ter trazido para o Sporting, em 2016, o futebol bem jogado, o futebol que empolga os adeptos e os chama aos estádios. Quero também agradecer-lhe tantas vitórias que alcançámos a jogar futebol e que quase nos levou ao título.

Jorge Jesus continua à procura de ser campeão no Sporting Fonte: Sporting CP
Jorge Jesus continua à procura de ser campeão no Sporting
Fonte: Sporting CP

Devo dizer-lhe, no entanto, que nunca, enquanto treinador do seu anterior clube, o considerei um grande treinador. Sempre achei que só o conseguia ser com grandes camiões de jogadores adquiridos a preço de ouro, dos quais conseguia aproveitar vinte ou trinta por cento. Entendo agora que o pudesse fazer porque ali havia grandes nascentes, no entanto, como já deve ter percebido, está agora a trabalhar num clube que tem de lutar muito mais que os outros só para conseguir existir. Assim, peço-lhe que escolha com mais critério os jogadores que se adaptam melhor ao seu sistema de jogo (sim, porque sei que nunca você vai mudar o sistema de jogo em função dos jogadores que tem. Só se mudar em função do adversário, como aquele 3-5-2 já utilizado esta época) porque o clube não tem dinheiro a aparecer de todos os lados como areia no deserto.

E uma forma mais económica, e com maior probabilidade de sucesso, seria perder aquela mania tão portuguesa de achar que o estrangeiro é sempre melhor que o português (não é culpa sua, eu sei, é da cultura onde fomos educados), porque efectivamente muitas vezes não o é, e o Sporting tem alguns (não quero dizer que qualquer jogador que saia da nossa formação seja craque, mas há-os lá) jovens com qualidade suficiente para ajudar a equipa principal, com a vantagem de já estarem ambientados ao país, ao clube, ao futebol.

E eu sei que você consegue. Porque você é o melhor, seguindo as suas palavras. E como também sabe que para ser o melhor tem que se trabalhar, tenho a certeza que se vai aplicar ainda mais em melhorar os seus métodos de treino, de prospecção, de comunicação, e de motivação. Como se costuma dizer, aprendemos até morrer. Como ainda me parece com saúde, tenho a certeza que quer continuar a tentar aprender e melhorar. Espero mesmo que melhore.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Para ser uma dor de cabeça para José Mourinho? Vinícius Júnior toma decisão em relação ao seu futuro no Real Madrid

Vinícius Júnior já decidiu que não vai deixar o Real Madrid durante este mercado, preferindo sair livre do Santiago Bernabéu.

Mercado: só uma equipa se aproximou para contratar Rafael Leão

Rafael Leão quer sair do AC Milan no presente mercado de transferências. O Galatasaray está interessado no internacional português.

Barcelona toma decisão muito importante quanto ao futuro de Marcus Rashford

O Barcelona não vai pagar os 30 milhões de euros da cláusula de opção de compra de Marcus Rashford. Blaugrana abertos a soluções.

Marco Silva no Seixal: treinador já trabalha às ordens do Benfica

Marco Silva já se encontra ao serviço do Benfica. O treinador português apresentou-se na manhã desta quarta-feira no Seixal.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Neto reage à derrota de Portugal, critica não haver VAR e comenta subida: «Os dois grandes objetivos foram cumpridos»

Francisco Neto reagiu à derrota de Portugal frente à Finlândia e à subida para a Liga A da Liga das Nações. Fica com as suas palavras.

Argentina vence Islândia e Lionel Messi volta a marcar: eis os resultados desta madrugada

A Argentina venceu a Islândia por 3-0 num jogo de preparação para o Mundial 2026. Lionel Messi marcou um golo de penálti.

Treinador dos Boston Celtics visita origens de Neemias Queta (incluindo o Benfica): «Tem sido uma viagem fantástica»

Joe Mazzulla e Neemias Queta fizeram uma visita a Portugal nos últimos dias. Treinador dos Boston Celtics prestou declarações à BTV.