Carta Aberta a Jorge Jesus

- Advertisement -

cartaaberta

Exmo. Senhor Jorge Jesus,

Venho por este meio, desde já, endereçar o desejo de que tenha tido um feliz Natal, e que tenha recebido no “sapatinho” tudo quanto ambicionou. Eu não. Desculpe, ia já começar a incomodá-lo com angústias minhas, mas não é por isso que lhe escrevo.

Quero antes, e porque está a terminar este ano civil, agradecer-lhe por ter trazido para o Sporting, em 2016, o futebol bem jogado, o futebol que empolga os adeptos e os chama aos estádios. Quero também agradecer-lhe tantas vitórias que alcançámos a jogar futebol e que quase nos levou ao título.

Jorge Jesus continua à procura de ser campeão no Sporting Fonte: Sporting CP
Jorge Jesus continua à procura de ser campeão no Sporting
Fonte: Sporting CP

Devo dizer-lhe, no entanto, que nunca, enquanto treinador do seu anterior clube, o considerei um grande treinador. Sempre achei que só o conseguia ser com grandes camiões de jogadores adquiridos a preço de ouro, dos quais conseguia aproveitar vinte ou trinta por cento. Entendo agora que o pudesse fazer porque ali havia grandes nascentes, no entanto, como já deve ter percebido, está agora a trabalhar num clube que tem de lutar muito mais que os outros só para conseguir existir. Assim, peço-lhe que escolha com mais critério os jogadores que se adaptam melhor ao seu sistema de jogo (sim, porque sei que nunca você vai mudar o sistema de jogo em função dos jogadores que tem. Só se mudar em função do adversário, como aquele 3-5-2 já utilizado esta época) porque o clube não tem dinheiro a aparecer de todos os lados como areia no deserto.

E uma forma mais económica, e com maior probabilidade de sucesso, seria perder aquela mania tão portuguesa de achar que o estrangeiro é sempre melhor que o português (não é culpa sua, eu sei, é da cultura onde fomos educados), porque efectivamente muitas vezes não o é, e o Sporting tem alguns (não quero dizer que qualquer jogador que saia da nossa formação seja craque, mas há-os lá) jovens com qualidade suficiente para ajudar a equipa principal, com a vantagem de já estarem ambientados ao país, ao clube, ao futebol.

E eu sei que você consegue. Porque você é o melhor, seguindo as suas palavras. E como também sabe que para ser o melhor tem que se trabalhar, tenho a certeza que se vai aplicar ainda mais em melhorar os seus métodos de treino, de prospecção, de comunicação, e de motivação. Como se costuma dizer, aprendemos até morrer. Como ainda me parece com saúde, tenho a certeza que quer continuar a tentar aprender e melhorar. Espero mesmo que melhore.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Roland Garros: Nuno Borges garante passagem à terceira ronda e iguala a sua melhor prestação na prova

Esta quarta-feira, Nuno Borges bateu o sérvio Miomir Kecmanovic em quatro sets, com vitórias por 3-6, 6-2, 6-1 e 6-2, na quinta presença do português no torneio.

Barcelona fecha reforço sonante em negócio que pode atingir os 80 milhões de euros

Fabrizio Romano avança que o Newcastle aceitou uma proposta por Anthony Gordon de 70 milhões de euros, com 10 milhões em objetivos.

Crystal Palace x Rayo Vallecano: Eis os onzes iniciais da final da Conference League

Crystal Palace e Rayo Vallecano defrontam-se esta quarta-feira na...

Pep Guardiola utilizou a atitude de Bruno Fernandes como exemplo a não seguir no Manchester City

Pep Guardiola mostrou ao plantel do Manchester City vídeos de Bruno Fernandes a criticar os colegas de equipa após um golo sofrido.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Jesus corrige declarações sobre Marco Silva: «O Sporting é um dos melhores clubes do mundo»

Jorge Jesus tinha referido que Marco Silva nunca treinou um grande clube, apesar da passagem pelo Sporting em 2014/15.

Gil Vicente perto de garantir a contratação de guarda-redes de 33 anos

O Gil Vicente está muito perto de reforçar o seu plantel com Guillermo Viscarra, guarda-redes que pertence ao Allianza Lima.

Diretor desportivo do Deportivo de La Coruña aborda futuro de Yeremay Hernández: «Vejo-o aqui a 15 de agosto. Esperamos que possa continuar»

Fernando Soriano deu uma conferência de imprensa, onde se mostrou confiante com a continuidade de Yeremay Hernández no Deportivo de La Coruña.