Carta Aberta a Jorge Jesus

    Como também sabe, e percebe-se pela mudança que teve no seu discurso para com o adversário, por vezes acerta-se mais estando calado e tentar perceber se o que foi dito merece resposta, porque acreditar nas transcrições de abutres que distorcem as realidades para obter a reação desejada não é inteligente (bem sei que já dizia essas pérolas antes, mas ter uma comunicação social do seu lado é bem diferente de a ter contra si – convença-se que tudo mudou para si).

    Outra questão que o vai melhorar enquanto lider é o facto de valorizar o trabalho de quem trabalha consigo e para si. Ah, e não conta dizer que determinado jogador é um grande jogador porque foi treinado por si, ou que a equipa fez um grande jogo porque você estava no banco. Os jogadores, na sua maioria, são miúdos que ainda mal sabem atar os seus próprios sapatos, que ainda há pouco deixaram a protecção dos pais, pelo que não têm a maturidade de filtrar tudo o que é dito, e por isso não pode dizer tudo o que o seu ego se acha no direito de dizer. Um dia pode olhar para o lado e já não ter lá ninguém para lhe aparar os golpes, ou para receber os seus empurrões e berros. Nesse dia pode já ser tarde. Não estou com isto a dizer que os jogadores sejam tratados nas “palminhas”, até porque não é assim que alguém aprende a viver ou sobreviver, mas não será também com o oposto que vá resultar. Então peço-lhe só que tente domesticar um pouco o seu ego e, uma vez ou outra, possa dar mérito também a quem trabalhou consigo para o merecer.

    É que sabe, no Sporting temos de estar todos unidos para conseguirmos alcançar objectivos que em outras paragens o são unicamente por se declarar o desejo fervoroso de o conseguir. Deve lembrar-se dos vários treinadores que passaram por alguns clubes portugueses onde foram várias vezes campeões e, ao dali saírem, terem voltado à sua insignificância futebolística. Recorda-se? E acha mesmo que os títulos eram devidos à qualidade dos treinadores? Pois é, também já lhe aconteceu? Espero que não.

    Jorge Jesus já percebeu que existem menos coisas a seu favor, em comparação com o seu anterior clube Fonte: Sporting CP
    Jorge Jesus já percebeu que existe um tratamento diferente em relação ao que tinha no anterior clube
    Fonte: Sporting CP

    E para que não lhe aconteça, não se pode convencer que precisa de fazer só o que fez anteriormente em outras paragens para voltar a ser campeão. Aqui, se quer voltar a ganhar, terá que lutar, trabalhar muito mais. E para isso precisa ter uma equipa motivada, com vontade de lutar por si em campo. E não os pode convencer só dizendo que são profissionais e pagos para isso, porque mesmo um profissional, não vendo o seu trabalho reconhecido, pode querer mudar de ares, ou simplesmente querer que o treinador mude. Mas no fundo, e porque agora é você o nosso treinador, e porque lhe reconheço qualidade, nem que seja em termos da exigência que impõe aos jogadores, acho-o um excelente treinador, que como todos tem alguns defeitos ainda passíveis de serem reparados.

    Quero só dizer-lhe que, enquanto for o treinador do meu Sporting será o meu treinador, e o defenderei com unhas e dentes, mesmo que não queira ganhar competições europeias. Mas nisso até o entendo, porque para já seria muito bom “só” ser campeão nacional até se tornar um hábito. E não entenda estas críticas (e algumas dicas) como algo mau, entenda-as como uma forma de melhorar, porque foi nesse intuito que as fiz. E porque quero que o meu treinador seja cada vez melhor até ser o melhor do universo. Do mundo já o é.

    Para terminar gostaria de pedir-lhe duas ou três coisas. Não é que perceba mais que você de futebol, ou a minha opinião conte, mas mesmo assim vou pedir-lhe que aproveite ao máximo o Bas Dost. E com isto quero dizer que deve pedir aos nossos laterais e extremos que, ao ganharem a linha, cruzem e não voltem atrás para mais uma finta ou um passe para o meio campo. Outra coisa que gostaria de pedir é que invente uma forma de ir refrescando o Adrien e o William, porque nestes últimos jogos (diria que o último jogo bem conseguido foi na Luz) tem-se percebido que estes dois jogadores já não têm férias há pelo menos dois anos (sendo constantemente titulares), com a agravante de um deles ter estado há bem pouco tempo lesionado mais de um mês. Por último, gostaria que encontrasse alguém que conseguisse rematar de fora da área sem que parecesse que a bola está sempre sem ar.

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Almeida
    Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.