Com a última bala, o tiro certo em (e de) Rúben Amorim

    No entanto, este tiro certeiro não foi o único. A nível tático, o próprio Rúben Amorim também acertou em cheio. Já era sabido que, antes de ser verde e branco, o seu sistema de eleição era o 3-4-3. Contudo, certamente após várias horas de estudo do plantel leonino, Amorim percebeu que tinha margem para adquirir peças chaves tão boas ou melhores no Sporting que as que tinha no Braga, e isso permite, como é lógico, implementar as mesmas ideias de jogo, com um melhor efeito.

    No onze base dos leões, temos um quarteto defensivo (os três centrais e o guarda-redes) muito bem trabalhado, que dá segurança e garantias à equipa; temos os alas, a meu ver de classe mundial, que são extremamente rápidos, fortes a defender e muito eficazes a atacar, quer a garantir profundidade no corredor, quer no um-para-um, ou até mesmo na eficácia dos seus cruzamentos.

    Sebástian Coates é o patrão da defesa leonina, composta por três centrais e dois alas subidos no terreno
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Os dois médios centro, tal como Amorim gosta, um mais virado para as tarefas defensivas e mais preocupado em recuperar a posse (João Palhinha) e outro mais focado nos movimentos ofensivos (João Mário); e, por fim, uma frente de ataque com um matador, que joga bem de costas para a baliza e que dentro de área é letal (Paulinho) e dois médios centro ofensivos, que jogam bem entrelinhas, são fortes na procura à profundidade e que tanto conseguem jogar por fora, como por dentro (Pote e Nuno Santos).

    Em diversas conferências de imprensa, Amorim já afirmou que o mérito das boas contratações vistas esta época é de Hugo Viana. Até acredito que Hugo Viana e o restante departamento de observação de jogares tenham algum mérito; no entanto, ninguém me tira a ideia de que Rúben Amorim é o principal responsável por estas contratações. Todos nos recordamos do desastre que foi o planeamento da temporada passada (Fernando, Bolasie, Jesé, etc.), por isso, duvido que a mesma estrutura tenha alterado tantos aspetos para falhar redondamente numa temporada e na seguinte acertar em cheio.

    Em suma, a contratação de Amorim por parte da direção verde e branca e olho do mesmo para aplicar o seu sistema nas melhores características de cada jogador leonino, foram dois “tiraços” que, para além de permitir aos leões ocupar a posição que ocupam hoje em dia na Liga Portuguesa, também permite fazer sonhar todo o universo leonino com um futuro mais risonho.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...

    Liverpool pode avançar por desejo de Arne Slot

    Arne Slot já trabalha na montagem do plantel do...

    Al Shabab de Vítor Pereira vence o Al Ittihad

    O Al Shabab foi ao terreno do Al Ittihad...

    Arne Slot é o novo treinador do Liverpool

    Arne Slot vai ser o novo treinador do Liverpool....
    Alexandre Sequeira Ribeiro
    Alexandre Sequeira Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
    Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendeu, viveu e vibrou com o desporto rei. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espetáculo fora das quatro linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.