Com os milhões, as mudanças

    Escolhi díficil. O fácil é de todos

    Na semana passada tive a oportunidade de perguntar a Luís Freitas Lobo, em entrevista para o Bola na Rede, o que deveria mudar o Sporting caso se confirme a sua entrada na Liga dos Campeões na próxima época. A resposta foi simples e certeira. Mudar? Nada. O Sporting deve acrescentar ao que tem sido feito, e muito bem, na presente temporada desportiva.

    Assim sendo, reformulação da pergunta: o que deve o Sporting acrescentar à equipa no próximo ano? Deve aproveitar o dinheiro proveniente da Champions, e investi-lo na contratação de jogadores mais conceituados? Deve manter o perfil da actual época e contratar jovens promissores e valores em ascensão da liga portuguesa? E, definido o perfil dos acrescentos (leia-se, contratações), para que posições devem chegar? O papel de médio ofensivo é uma das lacunas que se apontam ao grupo liderado por Leonardo Jardim, mas será a única a precisar de ajustes?

    Uma coisa é certa: manter o núcleo duro que conquistou (sim, já o estou a dar como garantido) o acesso directo à Liga dos Campeões era meio caminho andado. Para além disso, há pelo menos um dos jogadores que temos emprestado que voltará para reforçar o plantel. Falo de João Mário, jovem médio cedido ao Vitória de Setúbal, que tem apresentado um nível altíssimo, confirmando as expectativas que se tinham criado desde cedo. Não sendo um 10 tradicional, o médio formado no Sporting é um jogador que alia bastante criatividade a uma capacidade de organização assinalável. Um reforço que, a espaços e com tempo, pode vir a impor-se no meio-campo leonino.

    João Mário deverá voltar ao Sporting. Magrão pode ser uma das saídas  Fonte: Zerozero
    João Mário deverá voltar ao Sporting. Magrão pode ser uma das saídas
    Fonte: Zerozero

    Mas há mais casos de dúvida na equipa leonina. A começar pela baliza: irá Rui Patrício, a seguir ao Mundial, sair finalmente? Dado o contexto internacional, em que se espera que tantos guarda-redes troquem de emblema (Courtois, Valdés, Hart ou Casillas são fortes candidatos a trocar de clube) e sabendo da boa época que o clube de Alvalade está a fazer, essa é uma forte possibilidade. Se se confirmar tal cenário, Boeck estará à altura? Parece-me que pode estar, mas que deve ser contratado um outro guarda-redes para manter a competitividade numa posição tão específica. Na defesa, Piris que está emprestado e Welder tão pouco utilizado poderão também sair. Cedric e Jefferson agarraram o lugar e são peças importantes no 11, mas faltam alternativas, principalmente com um número maior de jogos do que aquele que este ano os leões tiveram. Rúben Ferreira, para a esquerda, é um dos nomes falados na comunicação social.

    No meio-campo reside a maior dúvida: irá William Carvalho continuar a maravilhar os adeptos sportinguistas? Bruno de Carvalho já o disse e reafirmou: a sair, apenas pela cláusula. 45 milhões, apesar da qualidade inegável do médio, é um valor altíssimo, ainda para mais quando em questão está um médio defensivo. O Manchester United segue o craque português e irá certamente, depois da época miserável que vai fazendo, investir fortemente no plantel. Se o nº 14 leonino sair, como contornar tal perda? Não há soluções perfeitas, mas Zezinho pode ser uma opção, ele que está emprestado ao Veria da Grécia (já fez 24 partidas pelos gregos). Rinaudo, também emprestado, é outro nome a ponderar mas dificilmente será a opção prioritária de Leonardo Jardim, dadas as diferenças quanto ao actual titular, William Carvalho. De qualquer forma, se William sair será quase certa a incursão no mercado.

    Olhando para o actual plantel, Gérson Magrão e Vítor são jogadores que poderão prosseguir as suas carreiras longe de Alvalade, dada a dificuldade que têm tido em impor-se. Assim sendo, e mesmo com o regresso de João Mário, sobram lugares no sector intermediário. Shikabala continua a ser uma incógnita, Pedro Tiba (Setúbal) é um dos referenciados mas existirão mais surpresas quando o mercado abrir. Caso o egípcio não se afirme, o Sporting deverá apostar na contratação de um elemento mais desequilibrador, capaz de criar lances de ruptura que, por vezes, têm faltado ao futebol verde-e-branco.

    Carlos Mané
    Carlos Mané viverá na próxima época um ano de afirmação.
    Fonte: Liputan6.com

    Na frente de ataque os leões contam com dois cenários distintos: nas alas, raro foi o jogador que se impôs e conquistou o seu lugar; no centro houve duas excelentes surpresas que dificultarão a entrada a reforços. Começando pelos extremos, com a excepção de Mané, nenhum dos restantes quatro extremos (Wilson Eduardo, Capel, Carrillo e Héldon) se mostraram opções suficientemente seguras para que se negue a entrada a mais jogadores para as mesmas posições. Desta forma, é bastante possível que alguns dos anteriormente mencionados possam vir a sair do clube, quer por via de empréstimo quer por via definitiva. Quanto ao jovem oriundo da Academia de Alcochete, espera-lhe um ano em que irá poder confirmar todo o potencial demonstrado. Com a Liga dos Campeões, não poderia ter melhor montra e oportunidade. Esgaio, Dramé e Iuri Medeiros – três jogadores a realizar uma boa época – estarão atentos a qualquer oportunidade, tal qual esteve Mané este ano.

    Em situação oposta estão Fredy Montero e Islam Slimani, dois reforços da presente temporada que conquistaram adeptos e dirigentes. Dois jogadores muito diferentes que se complementam na perfeição e que oferecem variadas soluções para os vários tipos de jogo que a época exige. Ainda assim, com o aumentar do número de jogos, é legítimo ponderar a chegada de mais um jogador para esta posição. Bebé e Derley seriam, seguramente, opções interessantes. Diego Rubio e Viola também estão emprestados e, se em relação ao primeiro tenho muitas dúvidas, penso que o argentino poderia ser um jogador que, pelo menos, poderia fazer a pré-temporada.

    Sejam quais forem as opções tomadas, os sportinguistas terão de certeza mais razões para confiar nos presentes responsáveis do que tiveram nos seus antecessores. E a competência disfarça a falta de meios.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    João Almeida Rosa
    João Almeida Rosa
    Adepto das palavras e apreciador de bom Futebol, o João deixou os relvados, sintéticos e pelados do país com uma certeza: o futebol joga-se com os pés mas ganham os mais inteligentes.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Al Ahli vence e elimina Al Hilal de Jorge Jesus da Champions League Asiática nas meias finais

    O Al Ahli é o primeiro finalista da Champions League Asiática. Nas meias finais, sauditas eliminam o Al Hilal de Jorge Jesus.

    Kaio César revoltado com Jorge Jesus após ser substituido 10 minutos depois de entrar no Al Hilal x Al Ahli

    Kaio César entrou aos 57 minutos e foi substituído aos 67 minutos. O extremo ficou muito chateado com a decisão de Jorge Jesus.

    Carlo Ancelotti com reservas quanto a assumir a seleção do Brasil

    Carlo Ancelotti é negócio praticamente certo para a seleção do Brasil. Ainda assim, o técnico tem algumas condicionantes.

    Farense perde Ricardo Velho para a parte final da temporada

    Ricardo Velho foi operado ao joelho e vai falhar os restantes três jogos do Farense para a Primeira Liga. O conjunto ocupa o 17º. lugar da competição.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Gabriel Martinelli em antevisão ao Arsenal x PSG: «O clube nunca ganhou a Champions League e merece ganhar»

    Gabriel Martinelli esteve presente na sala de imprensa para fazer a antevisão ao encontro entre o Arsenal e o PSG das meias finais da Champions League.

    Daniel Borges renova contrato com Santa Clara até 2030

    O Santa Clara oficializou a renovação do contrato de Daniel Borges. O médio brasileiro de 22 anos prolongou o vínculo até 2030.

    FC Porto treinou nesta terça-feira com 3 baixas

    O FC Porto fez mais um treino de preparação para o jogo frente ao Moreirense, nesta sexta-feira. Martín Anselmi teve três baixas na sessão.

    Fratura na laringe afasta Diogo Leite até ao final da temporada

    Diogo Leite não deve voltar a jogar esta época, depois de lhe ter sido diagnosticada uma fratura na laringe no jogo entre o Bochum e o Union Berlin.

    Fechado: Eric Dier deixa o Bayern Munique e ruma à Ligue 1

    Está definido o futuro de Eric Dier. O defesa-central inglês vai deixar o Bayern Munique para ser reforço do AS Mónaco.

    Carlo Ancelotti a um passo da Seleção Brasileira: Há novidades

    Carlo Ancelotti aterrou em Madrid com emissários da CBF para finalizar o acordo com a canarinha. O técnico italiano vai deixar os merengues.

    João Moutinho pode deixar Itália a título definitivo e ficar na Polónia: Há concorrência

    João Moutinho é um lateral-esquerdo de 27 anos que está emprestado pelo Spezia ao Jagiellonia, da Polónia. Português pode ficar em definitivo.

    Christian Erkisen deixa elogios aos adeptos do Manchester United: «Foi especial»

    Christian Eriksen deixou elogios aos adeptos do Manchester United, revelando que o seu apoio foi importante no triunfo contra o Lyon.

    FC Porto pondera saída de Pepê no mercado de verão

    O FC Porto pode deixar sair Pepê no próximo mercado de transferências. O rendimento do jogador está abaixo do esperado.

    Atlético CP brinca com o apagão: «Sempre me disseram que o último apaga a luz»

    Portugal viveu uma situação especial nesta segunda-feira, com um apagão geral. Atlético CP fez uma brincadeira nas redes sociais.