📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Comunicação, Informação, Desinformação, Contra-informação

- Advertisement -

Todas as empresas, para terem sucesso, precisam de saber comunicar para o interior e o exterior. Passar a mensagem certa, e usar a forma mais correcta é um grande passo para atingir os objectivos mais eficazmente.

Hoje, a informação chega a todos de uma forma muito rápida e tem que ser comunicada de uma forma cuidada, tendo bem definido o sujeito alvo para se escolher o canal e a forma de se fazer. A informação sempre foi uma arma empresarial muito importante, e por isso sempre se ter usado a desinformação ou contra-informação para enganar os concorrentes, conseguindo vantagens competitivas, seja pela falsa informação passada ao exterior, ou através da tentativa de roubar informação aos adversários.

Para perceber a importância disto basta perceber o fenómeno de “Guerra Fria” entre os Estados Unidos da América e a União Soviética. Há até quem defenda que os EUA nunca conseguiram chegar à Lua , tendo usado esse embuste para enganar a URSS e “obrigá-la” a chegar à ruína só para tentar competir com tamanho feito alcançado pelo adversário.

A uma escala menor, o futebol está a viver (talvez sempre tenha vivido) um estado de desinformação e contra-informação absurdo, onde todas as semanas aparece alguém dizendo que conseguiu, através de fonte segura, determinada informação que coloca em xeque o dirigente de um clube adversário. Para percebermos o poder que isto tem, pela facilidade que hoje a informação é emitida e dispersada, o que é dito não tem que ser verdade ou ser provado para passar a ser uma informação valiosa que servirá de calúnia e gozo por muitas semanas, meses ou anos nos novos canais de informação. Uma falsa informação pode até obrigar à abertura de inquéritos e processos disciplinares, com supensão preventiva, que quando é provada como falsa já serviu os interesses de quem a divulgou, tendo o mensageiro saído incólume de todo o processo.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Sociedad define preço de Takefusa Kubo perante interesse do Tottenham

A Real Sociedad decidiu que clubes terão de desembolsar 58 milhões de euros caso queiram contratar o extremo japonês Takefusa Kubo.

Oportunidades à espreita: José Mourinho pode dar minutos a jovens do Benfica frente ao Atlético

José Mourinho pode lançar alguns jovens no encontro entre o Benfica e o Atlético, válido pela Taça de Portugal.

PSG planeia ofensiva de mercado por Julián Álvarez

O PSG está a estudar a possibilidade de avançar para a contratação do astro argentino do Atlético Madrid, Julián Álvarez.

Carlos Forbs prepara-se para reencontrar o Sporting

Carlos Forbs está preparado para reencontrar o Sporting. O internacional português representa o Club Brugge, mas já passou por Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Tyrell Malacia vai sair do Manchester United no mercado de inverno

Tyrell Malacia procura ter mais minutos de forma a conseguir a convocação para o Mundial 2026 e prepara-se para sair do Manchester United.

Atenção, Sporting: Maxi Araújo tem interessado na Serie A

Maxi Araújo é alvo do Nápoles para os próximos mercados de transferências. O jogador tem-se destacado ao serviço do Sporting.

Entre dinâmicas ofensivas e fragilidades defensivas: um olhar tático sobre Portugal e a preparação para o Mundial 2026

Um olhar tático aos jogos de Portugal com Irlanda e Arménia e aos aspetos que Roberto Martínez deve afinar com vista ao Mundial 2026.