Comunicação, Informação, Desinformação, Contra-informação

    Todas as empresas, para terem sucesso, precisam de saber comunicar para o interior e o exterior. Passar a mensagem certa, e usar a forma mais correcta é um grande passo para atingir os objectivos mais eficazmente.

    Hoje, a informação chega a todos de uma forma muito rápida e tem que ser comunicada de uma forma cuidada, tendo bem definido o sujeito alvo para se escolher o canal e a forma de se fazer. A informação sempre foi uma arma empresarial muito importante, e por isso sempre se ter usado a desinformação ou contra-informação para enganar os concorrentes, conseguindo vantagens competitivas, seja pela falsa informação passada ao exterior, ou através da tentativa de roubar informação aos adversários.

    Para perceber a importância disto basta perceber o fenómeno de “Guerra Fria” entre os Estados Unidos da América e a União Soviética. Há até quem defenda que os EUA nunca conseguiram chegar à Lua , tendo usado esse embuste para enganar a URSS e “obrigá-la” a chegar à ruína só para tentar competir com tamanho feito alcançado pelo adversário.

    A uma escala menor, o futebol está a viver (talvez sempre tenha vivido) um estado de desinformação e contra-informação absurdo, onde todas as semanas aparece alguém dizendo que conseguiu, através de fonte segura, determinada informação que coloca em xeque o dirigente de um clube adversário. Para percebermos o poder que isto tem, pela facilidade que hoje a informação é emitida e dispersada, o que é dito não tem que ser verdade ou ser provado para passar a ser uma informação valiosa que servirá de calúnia e gozo por muitas semanas, meses ou anos nos novos canais de informação. Uma falsa informação pode até obrigar à abertura de inquéritos e processos disciplinares, com supensão preventiva, que quando é provada como falsa já serviu os interesses de quem a divulgou, tendo o mensageiro saído incólume de todo o processo.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Almeida
    Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.