Cozinha para congelador e outros conceitos | Sporting CP

O presidente do Sporting CP, Frederico Varandas concedeu uma entrevista… Mas antes disso, uma série de questões: ainda podemos deglutir um iogurte que viu o seu prazo expirado há uma semana?  Uma maçã merece ser desperdiçada mesmo que albergue uma parte da sua casca deteriorada e com aquela tonalidade esquisita da cor castanha? E o pão? O pão, que ganha bolor quando não consumido dois ou três dias após a cozedura estar realizada, merece ser atirado – com animosidade no semblante – para o caixote do lixo ao invés de lhe ser extraída a apendicite? Eu não confio muito na internet.

Estes debates adquirem relevância quando trazidos a público pelo partilhar de experiências. Como a questão do leite e dos cereais, por exemplo.

Com base nas indagações anteriores, efetuo outra (porque, ao que parece, ainda não esgotei as fichas). Qual é o intervalo a partir do qual se pode considerar algo como inválido ou sem interesse para efeitos de consumo? Se existisse apenas um prazo, ninguém tinha dúvidas. Todos conhecem o de validade porque é explícito, mas poucos descortinaram o de aceitação razoável precisamente pelo caráter implícito. Quem vende e distribui este tipo de coisas, parece não saber com quem lida diariamente: nós, portugueses, queremos tudo discriminado, porque não temos tempo para colocar hipóteses ou refletir sobre coisas.

Como referi, na passada terça-feira 15, o presidente do Sporting esteve, em horário nobre, numa entrevista à RTP3. O jornalista – nenhuma recordação da sua nomenclatura – não o apresentou como ex-militar com presença no Afeganistão e, logo aí, notei alguma falta de tempero. Situação igualmente desagradável surge quando preparamos um ensopado de borrego para a família – com todo o cuidado e atenção – e nos esquecemos do louro. As feições do rosto transformam-se na ruga mais pavorosa.

Espero bem que as reações à entrevista ainda estejam dentro de prazo. Foi falha da secção do Sporting CP do Bola na Rede não ter focado neste ângulo, mas a conversa coincidiu com os últimos preparativos para o Campeonato do Mundo e com a crise no casamento da Meghan e do Harry. Tentem perceber.

Alexandre – designação entretanto recuperada – começou por inquirir o presidente dos leões sobre um possível regresso do chef Cristiano Ronaldo. O dirigente não quis colocar mais sal ou pimenta sobre o tema porque tinha receio de estragar a possibilidade de uma futura prova de caviar. Eu nunca comi caviar, por exemplo. Aposto que muitos adeptos do Sporting também não provaram. Uma nota final apenas para a primeira de muitas demonstrações de “jornalismo de excelência” que marcaram a entrevista.

Se Portugal participasse num Masterchef dos Campeões, apresentava o típico cozido à portuguesa, arrebatando a restante concorrência. Os produtos para a sua confeção acompanhavam o aumento generalizado que se sente lá fora, mas o investimento traria retorno pela certa. O mesmo se processa com o técnico Rúben Amorim: apesar da inflação, do IVA, do salário e de outras taxas e tarifas, Frederico Varandas quer manter o cozinheiro e o seu kit primário. Provavelmente, facas, garfos, colheres e talheres iguais que sirvam para preencher o prato iriam sofrer alterações, mas isso fazia parte da reestruturação alimentar.

Mesmo com a venda de Matheus Nunes, João Palhinha e Bruno Tabata, a qualidade dos alimentos está lá. Lá, em campo. Na Academia do Sporting. E nos estádios deste país. Vomitamos contra o FC Porto, GD Chaves, Boavista FC e FC Arouca: estávamos anafados em campo, cheios de qualidade. Notava-se pelos calções e pela saliência abdominal nas t-shirts. O ex-militar está a tornar-se arrojado. Este foi um dos mais belos empratamentos presenteados à massa adepta. Um dos meus favoritos. Tinha a quantidade certa de vinagre balsâmico e de salada de quinoa.

Os júris do concurso anual também foram visados. Sim, esses seres desprezíveis sem uma pinga de compaixão pelo dono do restaurante e que, por vezes, são mal-educados com a estrutura culinária do Sporting CP. Ele também já fez parte do júri, no passado. Segundo o próprio, os júris ameaçaram boicotar um cozinhado tão perfeito como aquele que se deu em 2021, não “vieram de bem” e não cumpriram as ordens que a APAV (espécie de ASAE) regulamenta para o futebol. Há casas de pasto que nunca foram bem acolhidas pelas razões mais diversas junto da Crítica do Booking ou do TripAdvisor, o que não invalida que apresentem refeições exímias naquilo que concerne à qualidade e ao preço.

Frederico Varandas deixou também uma palavra de apreço aos aprendizes de cozinha para Catar ver, Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves. “Não desistam dos vossos sonhos. Um dia, aquela jaqueta difícil de vestir e aquele chapéu que grita RIDÍCULO ainda vão agasalhar-vos. Continuem a trabalhar, a seguir as receitas para elevar o bom nome desta casa. O sucesso içar-se-á sobre o vosso tacho ou a vossa frigideira”. Ao Gordon Ramsay 30x mais calmo e com tiques que esgaçam a pele do pescoço, esperam-lhe um raspanete por escrito e perguntas de digestão complexa. Pelos macronutrientes e tal.

Tenho um leve pressentimento que este cozinhado já perdeu o sabor e a validade. O tupperware tem aquela gosma branca que parece pêlo a envolver a entrevista.

Esperem. É maionese de alho…

Afinal, vou congelar.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Romão Rodrigues
Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal tenta quebrar enguiço com décadas e vencer Espanha num jogo oficial após 21 anos

Desde 2004 que Portugal não vence a Espanha num jogo oficial e desde 2010, contando os particulares. Este domingo o registo pode mudar.

Inter Miami quer reunir Lionel Messi com antigo jogador do Sporting

O Inter Miami continua a desejar reforçar o plantel. Marcos Rojo, central do Boca Juniors, é o novo alvo do conjunto norte-americano.

André Lima sem papas na língua: «Melhor do que eu só Ricardinho»

André Lima garantiu que é o segundo melhor jogador do futsal português. Comentário do antigo jogador nas redes sociais.

Recorda o último 11 de Portugal que conquistou a Liga das Nações em 2019

Em 2019, Portugal venceu os Países Baixos e conquistou a Liga das Nações. Seis anos depois, há nova oportunidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa explica voto em Pedro Proença para eleições na FPF: «O apoio é ao projeto, não à pessoa»

Rui Costa foi confrontado em Assembleia Geral relativamente ao voto nas eleições para a FPF. O presidente explicou escolha por Pedro Proença.

Franck Ribéry responde a Cristiano Ronaldo e recorda 2013: «É preciso ganhar a Champions League para ganhar a Bola de Ouro?»

Franck Ribery não deixou Cristiano Ronaldo sem resposta. Em causa, as declarações do português sobre a Bola de Ouro.

Ferro tem interessados em 3 países e pode deixar o Estrela da Amadora no verão

Ferro é um dos jogadores do Estrela da Amadora com mercado. Defesa central português com interessados em três países.