Eleições no Sporting CP: o que ficou do duelo

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Chegado o momento mais importante antes das eleições do próximo mês, todos os Sportinguistas tiveram a oportunidade de assistir ao primeiro e único debate entre os candidatos à Presidência do clube. Com duas listas na disputa, o duelo parece ter condescendido às regras clássicas, começando cortês e elevando-se aos poucos, no ritmo e no tom, ao longo do tempo do debate.

Enquanto, num dos lados, Pedro Madeira Rodrigues marcava a sua estreia, Bruno de Carvalho, no outro, entrou no confronto oratório depois de liderar o Sporting durante os últimos quatro anos. As cartas de cada um eram, portanto, muito diferentes. As intenções também. Dependentes da fluência dos temas, a estilística acabou por ser determinante em vários momentos, e apesa

r de toda a subjectividade inerente a estes duelos cordiais – em que nenhum dos intervenientes desiste -, não será impossível identificar um vencedor da troca de argumentário. Talvez por esta estreia o obrigar a remodelar a postura na explicitação de ideias, existia alguma especial atenção virada para Madeira Rodrigues, que começou o debate reafirmando uma das suas armas mais recorrentes: a confiança que sente por parte dos Sportinguistas com que vai falando. Sinteticamente, e avaliando para tudo aquilo que já não pertencia ao patamar da novidade, Madeira Rodrigues começou bem, respondendo a Bruno de Carvalho na primeira ronda, expondo aquilo que iria ser introduzido na estrutura leonina. Enquanto o atual Presidente prometia a continuação do trabalho desenvolvido, o candidato adversário apontava o futuro para o caminho oposto. Até aqui nada de novo.

Decorreu o único debate antes das eleições de 4 de março Fonte: Montagem BnR
Decorreu o único debate antes das eleições de 4 de março
Fonte: Montagem BnR

Foi, porém, ultrapassada a fase preliminar do debate, que os esclarecimentos surgiram, ora evidenciando fraquezas, ora enaltecendo a posse da razão. E podemos ir direitos ao assunto: Bruno de Carvalho venceu este debate, e a vitória justifica-se com gestos tão elementares da retórica, onde o desmembramento dos argumentos do adversário foi fulcral. Repare-se: num determinando momento do debate, ainda inicial, constatou-se que Madeira Rodrigues começou a preferir atacar Bruno de Carvalho com, por exemplo, as saídas de alguns elementos da estrutura do Sporting. Contudo, a justificação do Presidente do Sporting foi muito, mas muito mesmo, mais eficaz do que a indirecta acusação do adversário. Por seu turno, e continuando na avaliação estratégica, podemos dizer que Bruno de Carvalho deu licença ao outro candidato para tomar as rédeas da condução da conversa. Apesar da moderação, as ideias soltas que iam surgindo foram, tanta vez, os motes para respostas que ficavam pendentes. E, neste capítulo, Madeira Rodrigues também perdeu, viabilizando a abordagem de temas exteriores ao clube, e para os quais não conseguiu assegurar o domínio. Em paralelo, mesmo parecendo paradoxal, foi o candidato que tinha menos a provar quem mais se preocupou com a elucidação dos Sportinguistas, tanto com iniciativas preparadas para a oratória – exemplificadas por esclarecimentos financeiros -, como com respostas aos projectos de Madeira Rodrigues – como ilustra o Dossiê das obras do Estádio de Alvalade.

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Corinthians confirma a renovação de Fabricio Angileri até ao final da temporada

Corinthians acertou a renovação com Fabricio Angileri por mais uma temporada. O lateral estava sem clube e decidiu voltar ao Timão.

Geny Catamo: há novidades em relação ao seu futuro e treinador português esteve interessado nos seus serviços em janeiro

Geny Catamo transformou-se numa das peças mais importantes do Sporting e vai renovar o seu contrato até ao verão de 2029.

Real Madrid de olho em lateral da AS Roma como possível substituto de Dani Carvajal

O Real Madrid está a considerar Wesley França como possível substituto de Dani Carvajal, caso o internacional espanhol deixe o clube.

Jorge Sampaoli despedido do Atlético Mineiro

Jorge Sampaoli já não é mais treinador do Atlético Mineiro. O técnico deixou o galo, após o empate caseiro frente ao Remo.

PUB

Mais Artigos Populares

Juan Bernat tem um novo desafio na carreira e ruma a equipa da La Liga 2

O SD Eibar chegou a acordo com Juan Bernat para a contratação do lateral esquerdo até ao final da presente temporada, com opção de prolongar o vínculo por mais uma época.

Kalidou Koulibaly renova com o Al Hilal

Kalidou Koulibaly renovou o seu contrato com o Al Hilal até 2027, prolongando a ligação ao clube saudita onde tem sido figura de destaque.

Alisson Santos sobre a chegada ao Nápoles: «Estou muito contente por estar aqui, para mim é um sonho»

Alisson Santos analisou a sua adaptação a Itália e destacou as semelhanças táticas entre o Sporting e o Nápoles, facilitando, assim, a sua integração na nova realidade.