Faça-se justiça a Aurélio Pereira

A um outro nível, não é também por acaso que o empresário Jorge Mendes, fortemente ligado ao Benfica, tem feito questão de tentar puxar os louros da formação para o clube da Luz, tendo chegado a dizer que os encarnados “têm a melhor academia do mundo”. Num desporto em que infelizmente tudo é negócio, os parasitas percebem a necessidade de promover os clubes que lhes são próximos, de modo a valorizarem o seu “peixe”. Ninguém coloca em causa que o trabalho de formação no Benfica tem melhorado bastante – o Sporting simplesmente começou antes, mas não pode agora encostar-se à sombra da bananeira. Contudo, ainda assim, será preciso muito mais do que golpes de marketing e o reconhecimento de entidades duvidosas criadas por agentes de futebol (que anunciam que Ronaldo foi formado na Luz) para que os leões percam o estatuto de melhor academia portuguesa e de uma das três melhores do planeta, a par de Barcelona e Ajax. É que não é fácil destronar um clube que coloca 10 formados seus nos 14 utilizados por um país numa final, como fez o Sporting. Há quatro anos, o Barcelona tinha colocado “apenas” seis na histórica selecção espanhola que renovou o título europeu.

4 leoes
Os quatro “Aurélios” que ainda jogam no Sporting. Além deles houve mais seis formados em Alvalade
Fonte: Facebook Oficial do Sporting CP

Em 2012 entrevistei Aurélio Pereira para um trabalho da faculdade. Fascinava-me, como ainda hoje me fascina, a sua devoção pela formação futebolística. Deixo aqui, um excerto que demonstra bem a importância daquilo que ele impulsionou em Portugal, bem como as condições em que o fez: “Fomos o primeiro clube a movimentar jogadores de 11 e 12 anos. E depois, logo a seguir ao 25 de Abril, organizámos o Torneio dos 1000 e o Onda Verde. Foi neste último que apareceu o Paulo Futre. Ainda hoje não sei como foi possível organizar aquilo, foi uma loucura! Os jogos realizavam-se em Lisboa e arredores. Imagine, sem telemóveis nem informática e com jogos no Montijo, Barreiro, Alverca, Sintra, como é que depois se faziam as classificações! Deitávamo-nos às 5 e tal da manhã a ver quem era o melhor jogador de cada jogo, o melhor marcador, etc. E no outro dia íamos trabalhar! Só sou profissional deste ramo há dez anos, na altura era director comercial numa empresa de artes gráficas. Foram tempos difíceis, em que cheguei a treinar 50 juvenis sozinho em meio campo, no outro meio treinavam outros 50, e mesmo assim éramos campeões. Tínhamos era grandes jogadores.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Nani analisa futuro de Viktor Gyokeres e fala de José Mourinho na Seleção: «Acho que um dia vai acontecer e seria justo»

Nani falou sobre a atualidade desportiva. O antigo internacional português falou do futuro de Viktor Gyokeres e do estado da Seleção Nacional.

Lille perto de contratar avançado português por 3 milhões de euros após garantir Olivier Giroud

O Lille está em vias de garantir a contratação de Vivaldo Semedo. O jovem avançado português pertence aos quadros da Udinese.

Brentford paga 20 milhões de euros e garante médio do Feyenoord que marcou dois golos ao Benfica na última época

O Brentford garantiu a contratação de Antoni Milambo. O médio neerlandês de 20 anos vai deixar o Feyenoord.

Sunderland fecha contratação de jovem médio do Union St Gilloise por 17 milhões de euros

O Sunderland já garantiu Noah Sadiki. O jovem médio de 20 anos vai deixar o Union St Gilloise por 17 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica em conversações para renovar contrato de André Gomes

André Gomes está perto de renovar com o Benfica. O jovem guarda-redes tem contrato com as águias até 2028.

Everton fecha contratação de avançado francês por 35 milhões de euros

O Everton chegou a acordo com o Villarreal para a contratação de Thierno Barry. O avançado francês vai render 35 milhões ao clube espanhol.

Andoni Zubizarreta segue o caminho de Martín Anselmi e está de saída do FC Porto

O futuro de Andoni Zubizarreta não passa pelo FC Porto. Os dragões devem confirmar a saída do diretor-desportivo espanhol.