Faça-se justiça a Aurélio Pereira

- Advertisement -

A um outro nível, não é também por acaso que o empresário Jorge Mendes, fortemente ligado ao Benfica, tem feito questão de tentar puxar os louros da formação para o clube da Luz, tendo chegado a dizer que os encarnados “têm a melhor academia do mundo”. Num desporto em que infelizmente tudo é negócio, os parasitas percebem a necessidade de promover os clubes que lhes são próximos, de modo a valorizarem o seu “peixe”. Ninguém coloca em causa que o trabalho de formação no Benfica tem melhorado bastante – o Sporting simplesmente começou antes, mas não pode agora encostar-se à sombra da bananeira. Contudo, ainda assim, será preciso muito mais do que golpes de marketing e o reconhecimento de entidades duvidosas criadas por agentes de futebol (que anunciam que Ronaldo foi formado na Luz) para que os leões percam o estatuto de melhor academia portuguesa e de uma das três melhores do planeta, a par de Barcelona e Ajax. É que não é fácil destronar um clube que coloca 10 formados seus nos 14 utilizados por um país numa final, como fez o Sporting. Há quatro anos, o Barcelona tinha colocado “apenas” seis na histórica selecção espanhola que renovou o título europeu.

4 leoes
Os quatro “Aurélios” que ainda jogam no Sporting. Além deles houve mais seis formados em Alvalade
Fonte: Facebook Oficial do Sporting CP

Em 2012 entrevistei Aurélio Pereira para um trabalho da faculdade. Fascinava-me, como ainda hoje me fascina, a sua devoção pela formação futebolística. Deixo aqui, um excerto que demonstra bem a importância daquilo que ele impulsionou em Portugal, bem como as condições em que o fez: “Fomos o primeiro clube a movimentar jogadores de 11 e 12 anos. E depois, logo a seguir ao 25 de Abril, organizámos o Torneio dos 1000 e o Onda Verde. Foi neste último que apareceu o Paulo Futre. Ainda hoje não sei como foi possível organizar aquilo, foi uma loucura! Os jogos realizavam-se em Lisboa e arredores. Imagine, sem telemóveis nem informática e com jogos no Montijo, Barreiro, Alverca, Sintra, como é que depois se faziam as classificações! Deitávamo-nos às 5 e tal da manhã a ver quem era o melhor jogador de cada jogo, o melhor marcador, etc. E no outro dia íamos trabalhar! Só sou profissional deste ramo há dez anos, na altura era director comercial numa empresa de artes gráficas. Foram tempos difíceis, em que cheguei a treinar 50 juvenis sozinho em meio campo, no outro meio treinavam outros 50, e mesmo assim éramos campeões. Tínhamos era grandes jogadores.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Vicente fecha contratação de guarda-redes do Brasileirão para colmatar saída de Andrew

O Gil Vicente já encontrou um sucessor para Andrew na baliza. O guardião do RB Bragantino, Lucão, está perto de assinar em definitivo com os gilistas.

Ex-Sporting oferecido ao West Ham United de Nuno Espírito Santo

O West Ham United pode vir a ser o novo clube de Eric Dier. O defesa central foi oferecido ao emblema de Londres.

Pedro Soares Gonçalves conquista o seu primeiro troféu no Young Africans

Pedro Soares Gonçalves guiou o Young Africans à conquista do seu primeiro troféu, ao vencer a Mapinduzi Cup, numa final frente ao seu rival Azam.

Open da Austrália: Jaime Faria avança para a final da qualificação e Henrique Rocha é eliminado

Jaime Faria está na final da fase de qualificação para o quadro principal do Open da Austrália. Já Henrique Rocha acabou por ser eliminado na segunda ronda.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica com noite complicada antes de enfrentar o FC Porto

O Benfica passou a última noite numa unidade hoteleira de Vila Nova de Gaia. Os jogadores foram incomodados de fogo de artifício.

Leicester City empresta Wout Faes ao AS Mónaco até ao final da temporada

Wout Faes é reforço confirmado para o AS Mónaco. O defesa-central belga de 27 anos foi cedido pelo Leicester City até ao final da época.

Manchester United fecha a porta de saída a 3 jogadores: um deles já passou pela Primeira Liga

O Manchester United não espera realizar saídas neste mercado de transferências. Manuel Ugarte vai manter-se no plantel.