Fogaceiros no caminho dos leões

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1Todas as épocas desportivas têm uma “equipa sensação”, uma formação que acaba por superar as expetativas dos críticos e que aparece nos lugares cimeiros da tabela classificativa. É certo, também, que essas “equipas sensação” requerem que a temporada já vá longa para que se afirmem como tal. Não há, por isso, “equipas sensação” em inícios de época. O estatuto de sensacionalidade ou revelação requer que as equipas atravessem algumas intempéries e, principalmente, que passem (com pontos) nos confrontos com os três grandes, adquirindo o prestigio de “tomba gigantes”.

O próximo adversário do Sporting para a Liga NOS é o Clube Desportivo Feirense. Não é ainda, pelas razões que acabei de enumerar, uma “equipa sensação” deste campeonato, ainda que possa vir a sê-lo. Façamos um breve raio X a esta equipa nortenha e foquemos alguns aspetos desse exame de diagnóstico à equipa fogaceira:

Posição na Liga: Ocupa atualmente o sexto lugar da tabela classificativa, com oito pontos, permanecendo sem qualquer derrota até à presente jornada: de um total de quatro jogos disputados, a equipa de Santa Maria da Feira regista dois empates (ambos nas duas primeiras jornadas, contra o Tondela e o Moreirense, respetivamente) e duas vitórias (a primeira em casa frente ao Paços de Ferreira, e a última no recinto do Desportivo de Chaves).

Nuno Manta Santos assumiu, durante a época passada,  comando técnico da equipa Fonte: CD Feirense
Nuno Manta Santos assumiu, durante a época passada, o comando técnico da equipa
Fonte: CD Feirense

Treinador: Nuno Manta Santos. Natural de Santa Maria da Feira, trabalhou sempre no clube local, desde os escalões de formação até chegar à equipa principal, que orienta agora. Conhece os cantos à casa e isso, certamente, não é de desvalorizar, face às recentes prestações da equipa que coordena. Manta Santos parece ser um treinador bastante pragmático: não inventa e aproveita o que tem dentro de portas.

Sistema/Filosofia de Jogo: Do ponto de vista do sistema tático, há variações de um sistema de 4x3x3 para um 4x2x3x1, consoante os momentos e as fases do jogo. A muralha defensiva do Feirense impede a equipa adversária de optar por um futebol criativo ou de construção. O reduzido espaço entre linhas que coloca faz com os jogadores adversários mais criativos tenham dificuldades em inserir-se no jogo.

A avaliar por aquilo que a equipa do Feirense fez nas últimas jornadas, a equipa de Manta Santos parece privilegiar um estilo de jogo que não assenta, nem na circulação, nem na posse de bola. Procura um futebol de contra-ataque, aproveitando as falhas das equipas adversárias para lançar a velocidade de alguns dos seus jogadores. O último jogo contra o Desportivo de Chaves foi bastante elucidativo disto que acabo de afirmar: a equipa teve menos remates e menos posse de bola do que os flavienses e, no entanto, ganhou por duas bolas a zero, em terras transmontanas.

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica com 6 baixas certas (e 1 quase confirmada) para a partida contra o FC Porto

O Benfica encontra-se a caminho do norte do país, depois de ter realizado mais um treino de preparação para a partida contra o FC Porto.

Xabi Alonso apontado como alvo de 3 tubarões europeus

Xabi Alonso saiu do Real Madrid durante esta semana, mas não perdeu mercado, depois da sua aventura no Santiago Bernabéu.

Luís Castro perto de receber jogador que foi importante para Abel Ferreira

Luís Castro pode receber em breve Weverton no plantel do Grémio. O jogador representa o Palmeiras, onde é titular absoluto.

FC Porto furioso com a escolha de Fábio Veríssimo: «Absolutamente incompreensível»

O FC Porto já reagiu à nomeação de Fábio Veríssimo para liderar a equipa de arbitragem da partida dos dragões contra o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Gabriel Veron deixa o FC Porto e assina pelo Nacional da Madeira

Gabriel Veron foi confirmado esta terça-feira como o mais recente reforço do Nacional da Madeira, por empréstimo do FC Porto.

Boavista encerra atividade por não conseguir pagar aos credores

O Boavista não conseguiu pagar aos credores e encerrou atividade. É o fim da linha para o histórico do Bessa, devido a problemas financeiros.

Hamburgo x Bayer Leverkusen adiado por problemas com o estádio

O jogo entre o Hamburgo e o Bayer Leverkusen estava marcado para esta terça-feira, mas foi adiado por parte da Bundesliga.