GD Chaves 2-2 Sporting CP: Quando Dost dupla não chega…

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1O Sporting deslocou-se até à cidade de Chaves para fazer aí o primeiro de dois jogos contra a equipa local, um para o campeonato e outro para a taça de Portugal. Sabendo de antemão que o líder tinha perdido pontos em casa, os leões viam aqui uma oportunidade para aproveitar e reduzir pontos para o Benfica.

A juntar ao frio que se sentia em Chaves, os leões que se deslocaram ao estádio gelaram ainda mais. Perdigão (que já tinha avisado a defensiva leonina na jogada anterior), aos quatro minutos de jogo, através de uma boa investida pelo lado direito, cruza para o centro da área e Rafael Lopes levou a melhor sobre Coates e subiu ao terceiro andar para cabecear a bola para dentro das redes leoninas. Culpas em parte atribuídas a Bruno César, por não acompanhar o extremo direito até ao final da jogada.

O Sporting tentava sair em resposta à desvantagem. No entanto, a boa organização defensiva dos flavienses não permitia preocupações de maior, exceção feita a um remate de Adrien Silva, que saiu demasiado desviado do alvo, e a um cruzamento/remate de Bruno César.

Os leões tentavam fazer a bola circular no meio-campo do Chaves, porém, os jogadores da equipa da casa, quando recuperavam a bola, facilmente e em poucos passes chegavam perto da baliza de Rui Patrício. Isso notou-se na meia hora de jogo, com uma jogada pelo lado esquerdo por Fábio Martins, que rematou à baliza com a ponta da bota, vendo a bola passar perto da baliza leonina. Bas Dost e Alan Ruiz ainda tentavam dar algum alento ao ataque do Sporting, mas as suas tentativas eram sempre travadas pela defesa do Chaves.

Já em tempo de compensação do primeiro tempo, o Sporting chega ao empate. Gelson Martins, um dos grandes impulsionadores dos ataques dos leões, faz um cruzamento milimétrico pela direita, para a cabeça de Bas Dost. O gigante holandês cumpriu o seu trabalho, cabeceando ao segundo poste para dentro da baliza dos flavienses, restaurando a igualdade ao jogo.

Bas Dost repôs a igualdade numa primeira parte muito equilibrada (Fonte: Sporting CP)
Bas Dost repôs a igualdade, numa primeira parte muito equilibrada (Fonte: Sporting CP)

O intervalo chegava: e ainda bem para a defensiva o Sporting. Raúl José precisava de rever a tática dos leões. Enquanto a equipa do Chaves fez uma primeira parte quase irrepreensível, o mesmo não se podia dizer do Sporting: Bruno César, apesar da sua rapidez nas subidas pelo lado esquerdo, demorava muito a recuperar a posição, o que obrigava Rúben Semedo a fazer a dobra, já amarelado, não podendo pressionar tanto. Ricardo Esgaio, apesar de recuperar mais rapidamente que o seu colega, deixava muito espaço nas costas, o que obrigava Coates a sair da sua posição. Adrien Silva, muito envolvido nos ataques dos leões, não descia para receber a bola, criando menos uma linha de passe.

A segunda parte começou com a boa qualidade com que a primeira tinha acabado, com ambas as equipas a procurarem um resultado favorável. Uma das grandes oportunidades esteve nos pés de Adrien Silva, que rematou forte à baliza, com a bola a sofrer um desvio para canto. O futebol que os leões apresentavam eram cada vez mais sólido, com posse de bola e ataques organizados. Já o Chaves apostava cada vez mais no contra-ataque, sem direção.

O Sporting acaba por chegar à vantagem, depois de ter visto Rúben Semedo ser expulso por duplo amarelo, após uma entrada dura sobre Davidson, ex-Sporting da Covilhã, que tinha rendido William. Aproveitando uma distração da equipa da casa, os leões criam um ataque rápido, com André a chegar à liga de fundo e a cruzar para a pequena área, onde aparece Bas Dost para encostar para a baliza flaviense.

Fábio Martins ainda tinha uma surpresa na manga para o final deste jogo. O jogador, depois de um corte de Coates, aproveita o avanço de Rui Patrício para rematar à baliza, fazendo assim um golo exímio e que marcou este golo.

Apesar dos esforços, os leões – que até se colocaram em vantagem durante alguns minutos – não conseguiram mais que um empate. Este jogo serve de abre olhos aos leões, que terão de se comportar de forma diferente se querem seguir em frente na Taça de Portugal, visto que têm pela frente um adversário respeitoso. Elogios para o Chaves, que está a realizar uma temporada bastante positiva, dando luta e mostrando que se quer manter na primeira divisão e que conseguiu o equilíbrio frente aos leões.

 

Foto de Capa: GD Chaves

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Premier League chama por Geny Catamo com 3 clubes dispostos a chegar aos 40 milhões de euros pelo extremo do Sporting

Há muito interesse oriundo da Premier League na contratação de Geny Catamo. Ainda assim, Sporting deseja segurar o extremo.

Davinson Sánchez na mira do Benfica: Preço e salário do defesa-central são obstáculos

Em busca de reforços para o eixo defensivo, Davinson Sánchez surge como o novo alvo do Benfica para a posição, mas existem alguns entraves.

FC Porto muito interessado em lateral esquerdo que já foi apontado ao Benfica neste mercado

O FC Porto está interessado na contratação de Souza. Jovem lateral esquerdo representa o Tottenham e já foi associado ao Benfica.

5 reforços ideais para o FC Porto 26/27

Apesar do meio-campo ter sido um dos pontos mais fortes do FC Porto campeão 2025/26, há margem para algumas mudança

PUB

Mais Artigos Populares

Novo desafio na carreira de Cristiano Ronaldo: Craque português participa e dirige série de ficção

Juntamente com Thierry Henry, Cristiano Ronaldo participa e dirige uma série sobre os bastidores do futebol britânico, denominada «Day 1s».

Sporting mantém-se paciente na corrida por Nestory Irankunda: Eis as novidades

O Sporting continua em negociações com o Watford para a aquisição de Nestory Irankunda. Desempenho de dois jogadores na pré-época reduziu a urgência dos leões no negócio.

Artur Jorge realça lesões no Cruzeiro e marca ponto: «Estamos curtos. Isso é um facto»

O Cruzeiro de Artur Jorge perdeu com o Botafogo no Brasileirão. No final do jogo, o treinador falou no impacto das lesões.