Gira e toca o disco dos leões

    O Sporting CP bateu, no passado fim de semana, o SL Benfica na final da Taça de Portugal de futsal. Num dérbi frenético, os leões acabaram por levar a melhor às águias, vencendo por 4-3. É só mais uma?

    Um jogo de várias emoções. Um dérbi que deu gosto de ver. Uma partida de encher os olhos para os amantes de futsal. O Sporting saiu por cima, mas não podemos colocar de parte o facto de o Benfica estar num bom nível.

    Porém, não consigo deixar de ter um pouco aquele sentimento de “é só mais uma”. Apesar de o Benfica dificultar, e muito, esta sensação, fica difícil de fugir a esse sentimento com as conquistas que têm acontecido nestes últimos anos.

    Pegando no exemplo deste ano, o Sporting já venceu a Supertaça, a Taça da Liga, acaba de vencer a Taça de Portugal e está a caminho de ser campeão, sendo que, se tudo correr dentro da normalidade, os leões estarão na final dos playoffs.

    A verdade é que não podemos nem devemos levar tudo como garantido, mas, em relação ao futsal, é quase certo que os leões e/ou as águias levam o troféu em disputa. Esta, então, acaba por ser “só mais uma” para o Sporting.

     

    O HOMEM DO LEME

    É louvável todo o trabalho que tem sido realizado no departamento das modalidades do Sporting e, em especial, no futsal.

    No entanto, se há alguém que merece ser enaltecido, não só por esta conquista, mas por todo o seu trabalho, é Nuno Dias. O treinador do Sporting “está farto” de arrecadar títulos. É impressionante a viragem que o futsal do Sporting teve desde que Nuno Dias assumiu o comando da turma verde e branca.

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Em Portugal, é indiscutível que o Sporting e o Benfica são os dois grandes, sendo muito pouco comum não serem estes dois emblemas a estarem nas finais. Contudo, julgo que o Sporting está um nível acima dos vermelhos e brancos e essa relativa supremacia tem se notado nestes últimos anos.

    Essa supremacia é muito por culpa de Nuno Dias. Um homem que, apesar do já conquistou, está sempre à procura de mais. Um treinador que sente o jogo e que coloca os níveis de exigência no máximo. Um treinador que deve e merece ser respeitado por tudo o que já alcançou e pela forma como encara o desporto.

    Futsal Sporting
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    O POTENCIAL DO CAMPEONATO

    A falta de competitividade em Portugal não é novidade, sendo este mais um fator que ajuda no sentimento de “é só mais uma”.

    No campeonato português existem os dois grandes, Sporting e Benfica, e existem os restantes emblemas que têm um grande potencial, que por vezes chateiam os dois grandes. No entanto, são raras as vezes que o fazem e o grande problema é que são apenas competitivos entre si.

    A tabela classificativa da fase regular do campeonato exemplifica o meu ponto de vista. Olhemos para os lugares cimeiros da tabela.

    Sporting e Benfica finalizaram em primeiro e segundo lugar, com 69 e 68 pontos, respetivamente, seguidos pelo Eléctrico, que está a fazer uma excelente temporada, e pelo Fundão, em terceiro e quarto, empatados com 47 pontos.

     

     

     

     

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Filipe Marques
    João Filipe Marqueshttp://www.bolanarede.pt
    O João Marques é natural da ilha Terceira. Desde cedo manifestou um gosto especial pelo desporto. Com o crescimento surgiu o gosto pela escrita e a vontade de transmitir informação. Decidiu juntar o útil ao agradável e acabou por aventurar-se pela FCSH – Nova Lisboa, onde se licenciou em Ciências da Comunicação. Regressou à Terceira e encontra-se a estagiar no jornal local, o Diário Insular. Entra no projeto com grande vontade de escrever sobre o desporto rei e sobre o seu grande amor, a turma verde e branca.