Em toda a história centenária do Sporting CP é uma tarefa difícil encontrar treinadores longevos, seja no futebol, seja nas principais modalidades de pavilhão. Acredito que serão poucos os casos, muito devido à instabilidade que o clube vive quase desde sempre. Nuno Dias está há nove anos no comando da equipa de futsal do Sporting CP e já tem um lugar muito especial na história do clube verde e branco.

Se o húngaro Joseph Szabo é, eventualmente, o maior treinador de futebol de sempre do clube, com 13 títulos conquistados ao serviço dos Leões, entre os quais quatro campeonatos nacionais, no futsal não restam dúvidas absolutamente nenhumas da grandeza que Nuno Dias já representa na tão recheada história do clube.

Desde a sua chegada, na época 2012/13, são já 405 jogos ao comando dos Leões, com 346 vitórias, 29 empates e apenas 30 derrotas. Foram marcados 2086 golos e sofridos 666 até à última final da Champions League, frente ao Barcelona, que coroou a segunda conquista europeia da história do clube nesta modalidade.

No palmarés, estão cinco campeonatos nacionais, cinco conquistas da Taça de Portugal, cinco Supertaças, três Taças da Liga e claro, duas UEFA Futsal Champions League, em 2018/19 e 2020/21 – um feito inédito no futsal nacional. Se hoje o Sporting CP é de longe o maior clube português na modalidade, muito se deve ao seu treinador.

Anúncio Publicitário

Dos 38 títulos da história da secção de futsal, 20 foram com Nuno Dias ao leme. É obra! Pela sua competência, vontade de vencer, pela mentalidade, não é absurdo nenhum dizer que estamos a falar do maior treinador da história do Sporting CP!

PS: E apesar de tudo, Nuno Dias nunca foi eleito o melhor treinador do mundo, nem mesmo em 2019, quando conquistou a primeira UEFA Futsal Champions League da história do clube, assim como o Sporting CP nunca foi considerado o melhor clube do mundo em nenhum ano, algo que o próprio treinador criticou esta segunda-feira na conferência de imprensa após a final frente ao Barcelona. Cá estaremos para ver se será finalmente este ano…

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome