«Golo de Charisteas? Não foi por esse lance que perdemos a final» – Entrevista BnR com Ricardo

– Road Rage –

“Queriam que saísse sem cobrar o contrato e isto as pessoas não sabem”

BnR: Trocas o Sporting pelo Bétis no final da temporada 2006/07. Não obstante a pressão que sofrias em Portugal, também já disseste que o fator financeiro foi decisivo, mas, se voltasses atrás, fazias as coisas de forma diferente. Em que medida?

RP: Tinha ido para Inglaterra. Se seria melhor ou pior? Não sei. Vou confessar-te algo que ainda não disse a ninguém: em janeiro de 2011, estive para pôr o ponto final na minha carreira. Foram momentos muito difíceis os que passei, os últimos tempos em Sevilha, com seguranças privados na escola do meu filho, a andar acompanhado por gente contratada sem a minha família saber… não os queria assustar, mas fui ameaçado de muitas coisas. Queriam que saísse sem cobrar o contrato e isto as pessoas não sabem. O futebol tinha-me desiludido tanto… fui com umas expetativas gigantes para um clube também ele gigante, com uns adeptos fenomenais que carregam aquela equipa ao colo e deparei-me com condições de trabalho que não eram condizentes com a dimensão do clube. Estive quase para deixar o futebol.

BnR: Eriksson trocou-te as voltas e levou-te para Leicester, onde redescobriste a paixão por jogar futebol. Pela tua experiência, em que é que o futebol inglês é diferente dos demais?

RP: O tempo que lá vivi serviu para perceber que era o país e o futebol com os quais mais me identificava e onde se dá um valor tremendo aos jogadores. Apesar de ter sido o “carrasco” de Inglaterra, trataram-me nas palmas das mãos, porque eles adoram os atletas.

Fonte: Facebook Ricardo Pereira

BnR: Regressas a Portugal e, sem ter certezas em relação à recuperação completa do teu ombro, assinas pelo Vitória FC. É verdade que, nessa época, ajudaste colegas que estavam com dificuldades financeiras?

RP: Antes de te responder, deixa-me fazer uma justa homenagem ao António Gaspar. Cheguei ao pé dele a chorar e perguntei-lhe se lesão que contraíra em Inglaterra era o fim da minha carreira, porque só voltaria a jogar se ficasse a 100%, e ele olhou para mim e disse “Queres voltar a jogar? Então vou pôr-te a voltar a jogar” e pôs.

É verdade que ajudei. Não só eu, mas mais alguns elementos da equipa. Voltaria a fazê-lo e, ao ajudá-los, também ajudámos o clube e o Presidente, que depois nos atraiçoou.

BnR: Na época seguinte, o convite para te juntares ao Olhanense foi-te feito na praia por Sérgio Conceição?

RP: É verdade! Estava na praia, em Tavira, a falar com o Carlos Pereira e com o Sérgio, e surgiu em conversa “Epá, como é? Queres continuar a jogar?”. E aconteceu. O Sérgio era um atleta com o qual sempre me identifiquei – o caráter, a vontade, a irreverência – e eu pensei “Bom, está aqui uma pessoa que me vai estimular novamente e com quem me identifico”. Foi na hora!

Miguel Ferreira de Araújo
Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Está definido o quadro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

O Real Madrid e o Borussia Dortmund foram as últimas equipas a garantirem a qualificação para os quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

Bis de Serhou Guirassy ajuda Borussia Dortmund a eliminar Monterrey no Mundial de Clubes

O Borussia Dortmund está nos quartos de final do Mundial de Clubes. A equipa alemã bateu o Monterrey por 2-1, com dois golos de Serhou Guirassy.

Fábio Vieira deixa mensagem de despedida para o FC Porto: «Época extremamente difícil»

Fábio Vieira publicou uma mensagem de despedida para o FC Porto. O médio português voltou ao Arsenal, após o empréstimo.

Imprensa internacional aponta médio francês ao FC Porto

A imprensa francesa apontou Ludovic Blas ao FC Porto. O médio de 27 anos está ao serviço do Rennes.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica define futuro de Henrique Araújo

O Benfica já tomou uma decisão quanto ao futuro de Henrique Araújo. Avançado será integrado na pré-época encarnada.

Atalanta paga 15 milhões de euros e fecha substituto de Matteo Ruggeri 

A Atalanta fechou a contratação de um novo lateral esquerdo. Honest Ahanor reforça o plantel da Dea.

Olivier Giroud regressa a França para jogar no Lille

Olivier Giroud foi oficializado como novo jogador do Lille. Avançado regressa a França aos 35 anos de idade.