«Golo de Charisteas? Não foi por esse lance que perdemos a final» – Entrevista BnR com Ricardo

    Herói para uns, vilão para outros. Na certeza porém que, se não fossem os seus reflexos felinos, o futebol português teria perdido aquele que é, talvez, o momento mais épico da Seleção Nacional numa grande competição. Fez-se Homem sob o desígnio da pantera, mas foi de leão ao peito que enfrentou a selva do futebol português. Passou por terras de “nuestros hermanos”, mas foi em Leicester que se sentiu em família. Num exclusivo Bola na Rede, aqui tendes Ricardo Pereira, por quem um dia o Rei se ajoelhou.

    – Guarda-redes-avançado avançou rumo a Norte –

    “O Manuel José soube que o Quinito ia levar-me para Guimarães e antecipou-se: mandou o João Loureiro e o Álvaro Braga Junior ao Montijo, para me levarem”

    Bola na rede [BnR]: Gostava de começar esta entrevista com um assunto fraturante: gabas-te de nunca ter falhado algum penálti na tua vida, mas a janela da casa de banho do talho da D.ª Maria Emília desmente esta afirmação. Em que ficamos?

    Ricado Pereira [RP]: Epá, como é que sabes isso? [risos] Aquilo não foi um penálti, foi um livre direto! À noite, depois do banhinho tomado e do jantar, pedíamos sempre aos nossos pais para ir um bocadinho até à rua e por lá ficávamos, porque antigamente entretíamo-nos na rua: jogávamos ao “garrole” (…) sabes que jogo é este? Um grupo de malta fugia e um tipo ficava parado; quando alguém gritava “garrole”, esse gajo ia atrás da malta e combinávamos previamente se era o jogo dos 15 passos, ou dez, ou 20… se ele dissesse “garrole” a alguém, dentro do espaço que tínhamos combinado, essa pessoa tinha de parar obrigatoriamente e ficava ela a apanhar. Opa, eram jogos que se faziam naquela altura e juntávamo-nos todos em frente ao talho, que tinha aquelas janelas maiores com uma soleirazinha para estarmos sentados. Havia sempre alguém que trazia uma bola… nesse dia, a bola vem no ar e eu dei uma cabeçada: acertei mesmo na janela pequenininha e estoirou o vidro todo.

    BnR: Labreca de alcunha, guarda-redes (e avançado) de posição, foi aos 16 anos que te fixaste definitivamente na baliza do Clube Desportivo do Montijo. O à-vontade com bola, que te foi sempre apontado como um defeito, atualmente seria uma mais-valia?

    RP: Por acaso já disse isso muitas vezes… na altura o Ricardo era o maluco! Era o que jogava fora da baliza, ouvia constantemente a malta fora do campo “Vai para a baliza!” ou isto, ou aquilo… infelizmente, não havia tanta qualidade como há hoje, em que os guarda-redes saberem jogar com os pés é quase obrigatório. Costumo brincar e dizer que atualmente os guarda-redes já nem precisam de defender. Sempre joguei bem, punha a bola onde queria à distância e comecei muito cedo a assumir este risco, mas também respaldado pelos treinadores, como é óbvio. Uma vez, em Guimarães, levei uma chapelada do Pedro Mendes: o jogo estava emperrado e assumimos o risco de eu começar a jogar um bocadinho como antigo libero, para soltar mais um homem do meio-campo para o ataque; para jogarmos com o Pedro um bocadinho mais encostado aos médios, servindo como médio de cobertura, e tanto o Petit como o Rui Bento saltavam um bocadinho mais para a frente. Para fora, eu é que era o tonto, mas era um risco assumido por toda a equipa e não tenho dúvidas nenhumas que era muito benéfico, que faz bem ao jogo e faz bem aos guarda-redes serem mais completos. O acertar todos querem, o falhar ninguém quer e esta maneira de jogar deu-me muito mais sucesso do que insucesso. Hoje em dia até se arrisca demasiado, do meu ponto de vista, mas os adeptos têm que saber que são riscos calculados pelo treinador, para chamar o adversário e conseguir ultrapassar a primeira fase de pressão.

    Fonte: Facebook Ricardo Pereira

    BnR: Aos 18 anos, atravessaste o equivalente ao Triângulo das Bermudas para chegar ao vértice Boavista, numa equação que contava com Vitória SC e Sporting.

    RP: Não foram apenas o Vitória e o Sporting, porque naquela altura havia muitas equipas interessadas (…) o Barreirense dobrava o ordenado que fui ganhar para o Boavista: fui ganhar para o Boavista 250 contos/1250 € e o Barreirense dava-me 500 contos/2500€; o Campomaiorense, onde estava o mister Manuel Fernandes, que era da minha zona e me conhecia (…) O Manuel José soube, através do empresário [Carlos Costa], que o Quinito ia levar-me para Guimarães nessa noite, e antecipou-se: mandou o João Loureiro e o Álvaro Braga Junior ao Montijo, para me levarem. Nessa altura, já tinha ouvido falar nos boatos do Sporting, mas coisas concretas não havia nada. Quando regresso dos dois ou três treinos que fiz no Boavista, à experiência, vou direto para o último jogo do Campeonato pelo Montijo, em Quarteira. No regresso a casa, chegamos ao Campo Luis de Almeida Fidalgo e o Presidente diz-me “Acompanha-me, porque está ali uma pessoa para falar connosco” e eu até pensei que fosse para me pagarem os ordenados em atraso. Chego lá e estava o falecido Juca, do Sporting, e foi quando disse “Não há volta a dar. Já dei a minha palavra ao Boavista e não vou voltar atrás”.

    BnR: Rejeitaste o Sporting, pela palavra dada ao Boavista, e o Barreirense, que te duplicava o salário, pela aposta na carreira. Escreveste certo por linhas tortas ou, se pudesses, estas decisões teriam sido um rascunho?

    RP: Quis ir para o Boavista porque era um clube de primeira linha, em ascensão, com percurso na Europa… era o que queria para a minha carreira: evoluir e trabalhar. Sabia que ia ser muito difícil jogar desde princípio porque era um miúdo e, naquela altura, os tempos eram bem diferentes. Graças a Deus fui para o sítio certo, onde cresci em todos os aspetos.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Miguel Ferreira de Araújo
    Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
    Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Custou 72 milhões de euros, fez 8 jogos nas últimas 2 temporadas e Atlético Madrid estuda várias hipóteses para a saída

    O Atlético Madrid quer desfazer-se de Thomas Lemar. Internacional francês não tem grande relevância no plantel colchonero.

    Joga no Manchester United de Ruben Amorim e é alvo do AC Milan de Sérgio Conceição

    O Manchester United pode colocar André Onana no próximo mercado. Guarda-redes é alvo do AC Milan em caso de saída de Mike Maignan.

    Nicolas Jackson regressa aos treinos do Chelsea após lesão

    Como esperado, Nicolas Jackson regressou aos treinos no Chelsea. Avançado no último estágio da recuperação de lesão.

    Bernardo Silva é o jogador mais lento da Premier League e Matheus Nunes está no top-3 de velocidade máxima

    Bernardo Silva é o jogador com menor velocidade máxima registada na Premier League. Matheus Nunes foi o jogador com a segunda maior velocidade máxima.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Tiago Ilori junta-se a Ricardo Costa na Geórgia

    Tiago Ilori foi oficializado no Dila Gori, da Geórgia. O antigo defesa do Sporting vai ser treinado pelo antigo internacional português Ricardo Costa.

    Bayern Munique vai fazer proposta de 100 milhões de euros por jogador do PSG

    O Bayern Munique quer contratar Bradley Barcola para reforçar o corredor esquerdo. Extremo está a ser destaque do PSG.

    José María Giménez precisou de bomba de oxigénio durante o Bolívia x Uruguai disputado a 4.090 metros de altura

    José María Giménez precisou de oxigénio durante o Bolívia x Uruguai. Jogo foi disputado a 4.090 metros de altitude.

    Presidente do Cardiff City exige 120 milhõs de euros pela morte de Emiliano Sala

    Mehmet Dalman não esquece os 120 milhões de euros exigidos devido à morte de Emiliano Sala. Avançado nunca chegou a jogar pelo Cardiff City.

    Arsenal dá a volta à eliminatória e elimina Real Madrid: eis as 2 primeiras equipas apuradas para as meias finais da Champions League Feminina

    O Arsenal está nas meias finais da Champions League Feminina. Gunners deram a volta à eliminatória em Inglaterra.

    Eis o quadro das meias finais da Taça de Portugal de Futsal

    Estão definidos os encontros das meias finais da Taça de Portugal de Futsal. Jogos realizam-se em Matosinhos.

    Benfica vence Braga e Sporting atropela Ladoeiro: eis os resultados dos quartos de final da Taça de Portugal de Futsal

    Jogaram-se esta quarta-feira os quartos de final da Taça de Portugal de Futsal. Benfica e Sporting seguem em frente.

    E se os playoffs começassem hoje? | NBA

    Faltam, sensivelmente, 11 jogos do término da regular season....

    Atlético Madrid quer fechar contratação no verão por 20 milhões de euros

    O Atlético Madrid é mais um dos interessados em contratar Joan Garcia. Guarda-redes do Espanyol em destaque no mercado.

    Ex-Benfica critica CBF e futebol brasileiro após humilhação diante da Argentina: «Até quando?»

    Artur Moraes deixou críticas à CBF e ao futebol brasileiro. Goleada sofrida contra a Argentina deixou marcas e críticas.