Dragão na ilha a pensar na salvação da época | Santa Clara x FC Porto

    Taça de Portugal, quartos de final: quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024, 16h00.

    A ANTEVISÃO: FC PORTO MAIS LONGE DO TÍTULO NO CAMPEONATO VAI DAR TUDO PARA CONQUISTAR A TAÇA. SANTA CLARA QUER FAZER HISTÓRIA.

    Vai ser um dragão de raiva, aquele que irá pisar o relvado do Estádio de São Miguel, esta tarde, para defrontar o Santa Clara, em jogo a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal. O empate em casa para o campeonato, frente ao Rio Ave, atrasou ainda mais o FC Porto na corrida pelo título nacional, e poderá deixar os azuis e brancos a sete pontos da liderança, caso o Sporting vença o jogo que tem em atraso. Eliminado da Taça da Liga e com uma tarefa complicada na Liga dos Campeões, o FC Porto tenta encontrar na prova rainha do futebol português a salvação de uma época que tem sido marcada por altos e baixos. Já o Santa Clara, quer surpreender os dragões e chegar pela primeira vez na sua história às meias-finais.

    Sérgio Conceição não deverá fazer muitas poupanças para este encontro, sabendo que ainda não pode contar com Iván Marcano, lesionado, Zaidu e Mehdi Taremi, ambos a representar as suas selecções. O calendário vai começar a apertar, mas o técnico dos dragões não quer arriscar demasiado para não ter surpresas desagradáveis, e deverá mudar apenas duas ou três peças fundamentais no puzzle azul e branco, a começar pela baliza, onde Cláudio Ramos irá ocupar o lugar de Diogo Costa. O FC Porto vai entrar forte para tentar inaugurar o marcador o mais cedo possível, e sabe que enquanto isso não acontecer, está a dar hipóteses ao Santa Clara de sonhar com um triunfo épico. Uma eventual derrota hoje na ilha de São Miguel, deixará a formação da invicta em muito maus lençóis para o que resta da época, e com consequências difíceis de imaginar, quando se vivem tempos conturbados no reino do dragão.

    O sonho comanda a vida e a águia dos Açores quer abafar o fogo do dragão, para estar pela primeira vez entre as quatro melhores equipas da Taça de Portugal. O treinador do Santa Clara, Vasco Matos, acredita que é possível eliminar o FC Porto, e vai jogar olhos nos olhos, e deverá manter a tática (3-4-3) e o onze com que tem conseguido resultados bastante interessantes, ou não fosse o Santa Clara líder isolado da Segunda Liga. E mais, nos últimos 25 jogos sofreu apenas uma derrota, o que diz bem da consistência dos encarnados ao longo da temporada. A equipa está na máxima força e vai fazer deste duelo o jogo de uma vida, pois não é todos os dias que estes jogadores defrontam um adversário deste calibre. Vasco Matos irá com toda a certeza pedir aos seus pupilos que desfrutem do momento, e que joguem sem pressão, pois essa estará do lado contrário.

    Apesar do Santa Clara ser de uma divisão inferior, já mostrou que na próxima época quer estar novamente entre os grandes do futebol português. Este embate com o FC Porto é um verdadeiro teste às capacidades do emblema açoriano, onde não se perspectiva aquele desequilíbrio que muitas vezes se nota quando equipas de escalões diferentes se defrontam. O favoritismo é claramente dos azuis e brancos, mas dada a conjuntura atual das duas formações, podemos ter aqui um embate muito interessante de seguir. O FC Porto quer agarrar-se com unhas e dentes à Taça de Portugal, mas pela frente vai apanhar um Santa Clara motivado, que vai dar tudo o que tem e o que não tem para seguir em frente na prova, sabendo que se ultrapassar este osso duro de roer, estará a 180 minutos de pisar o palco mítico do Jamor. O árbitro da partida será Gustavo Correia, da Associação de Futebol do Porto.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. Santa Clara e FC Porto já se defrontaram 20 vezes em todas as competições. Duas vitórias para os açorianos e 17 triunfos para os dragões.
    2. Nesses 20 jogos, o emblema de São Miguel marcou 15 golos e os azuis e brancos 41.
    3. A maior vitória caseira do Santa Clara frente ao FC Porto aconteceu na época 2021/2022, para a Taça da Liga. 3-1 foi o resultado.
    4. A maior vitória portista no Estádio de São Miguel foi também na temporada 2021/2022, mas para o campeonato, com o resultado final em 0-3.
    5. O resultado mais comum entre os dois conjuntos na casa das águias dos Açores é o 2-0.
    6. O Santa Clara tem apenas uma derrota nas últimas 25 partidas.
    7. A formação orientada por Sérgio Conceição já marcou esta época 61 golos em todas as competições, o que dá uma média de 1,91 golos por jogo.
    8. 8. O clube encarnado chega aos quartos-de-final da Taça de Portugal pela segunda vez na sua história.
    9. 9. O FC Porto é o detentor da prova rainha do futebol português, troféu que já conquistou por 19 ocasiões.
    10. 10. O Santa Clara subiu pela primeira vez à Primeira Liga em 1999, um feito histórico para o clube.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Vinicius Lopes é um dos perigos do Santa Clara neste jogo contra o FC Porto.
    Fonte: Rafael Canejo/Bola na Rede

    Vinícius Lopes O extremo esquerdo que o Botafogo emprestou esta época ao Santa Clara, só agora começou a faturar com a camisola açoriana. Os dois golos que marcou até ao momento foram obtidos precisamente nos últimos dois compromissos, sinal que mais festejos estarão por vir. Suplente utilizado na maior parte dos jogos que já realizou esta temporada, Vinícius Lopes tem sido titular nos desafios mais recentes, o que mostra que Vasco Matos começa a acreditar nas potencialidades do jogador brasileiro de 24 anos.

    Evanilson FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Evanilson – Com Mehdi Taremi ao serviço da sua seleção, cabe a Evanilson ser o principal homem golo da formação azul e branca. E a verdade é que o avançado brasileiro tem correspondido à ausência do atacante iraniano, tanto que nos últimos cinco jogos, marcou sete golos, entre eles um bis e um hat-trick. Evanilson é um avançado móvel muito possante e se lhe derem muito espaço, vai fazer estragos.

    XI´s PROVÁVEIS

    Santa Clara: Gabriel Batista; Sidney Lima, Pedro Pacheco e Paulo Henrique; Lucas Soares, Pedro Ferreira, Klismahn e MT; Ricardinho, Vinícius Lopes e Safira

    Treinador: Vasco Matos

    «É normal que haja uma motivação muito grande internamente nos jogadores. Isso também não nos pode retirar o foco no nosso trabalho, no rigor e nas nossas dinâmicas como equipa. Não podemos pensar que vamos para uma festa. Temos de ser muito competitivos e organizados e mesmo assim pode não chegar. O FC Porto é uma grande equipa, mas nós, dentro da nossa realidade, percebemos que temos de ser muito solidários e trabalhar muito durante o jogo. O favoritismo é todo do FC Porto, que é uma grande equipa, muito bem trabalhada e com valores individuais muito grandes».

    FC Porto: Cláudio Ramos; João Mário; Fábio Cardoso, Pepe e Wendell; Grujic e Nico González; Francisco Conceição, Pepê e Iván Jaime; Evanilson

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Vai ser um jogo difícil por tudo o que é a equipa do Santa Clara, pelo bom campeonato que estão a fazer na Segunda Liga, pela boa solidez defensiva mas também pela equipa experiente que considero que, se estivesse na nossa Liga, estaria do meio da tabela para cima. É um jogo difícil, em condições que prevemos difíceis. Vi o último jogo do Santa Clara em casa num relvado em muito mau estado, não sei se a Federação está ao corrente da situação. Uma prova tão bonita como a Taça, acho que devíamos promover o espetáculo. Não sei em que condições vamos jogar, mas isso poderá dificultar a vida das equipas».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Santa Clara 1-2 FC Porto

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Sporting eliminado da Liga Europeia

    O Sporting foi eliminado esta terça-feira da Liga Europeia...

    Mário Branco reuniu-se com emblema italiano

    Mário Branco é o atual diretor desportivo do Fenerbahçe,...

    Barcelona a um passo de renovar contrato com jogador até 2025

    O Barcelona está muito perto de renovar o contrato...

    Ipswich Town está a um ponto de regressar à Premier League

    O Ipswich Town está muito perto de regressar à...

    Sporting renova com jovem promessa de 18 anos

    O Sporting renovou contrato com Alexandre Brito. O médio...
    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.