Lendas do “universo” leonino: Hilário

Hilário Conceição, uma verdadeira lenda viva do Sporting Clube de Portugal, o atleta com mais jogos com a camisola verde e branca e uma carreira repleta de títulos e vitórias.

O lateral-esquerdo, oriundo de Moçambique, deu os seus primeiros passos no futebol, ao serviço do Atlético e do Sporting de Lourenço Marques. No dia 3 de Agosto de 1958 chegou a Lisboa, para vestir de leão ao peito. No Sporting Clube de Portugal fez toda a sua carreira, contam-se 15 épocas, 453 jogos e 1 golo marcado.

Hilário é uma das figuras mais marcantes da história do futebol leonino, com a camisola verde e branca conquistou 3 campeonatos nacionais, 3 Taças de Portugal e a mítica Taça das Taças, na época 1963/1964. Recorde-se que na caminhada para erguer a Taça das Taças, os leões conseguiram a maior goleada de sempre nas competições europeias, por 16-1 frente ao APOEL. Na mesma competição, o Sporting viria a eliminar o Manchester United de George Best, Bobby Charlton e Denis Law, depois de perder por 4-1 em Old Tradford, vencendo em Alvalade por 5-0.

O senhor Hilário fez parte também de uma das páginas douradas do futebol português, tendo feito parte dos “Magriços” que representaram Portugal no Mundial de 1966. No Reino Unido, os atletas portugueses conquistaram a medalha de Bronze no campeonato do mundo. No Mundial 66, o leão Hilário jogou todas as partidas e foi aliás considerado o melhor defesa-esquerdo da competição. Hilário realizou ao longo da sua carreira, 40 jogos ao serviço da seleção.

Hilário é uma lenda do Sporting CP
Fonte: Sporting CP

O capitão Hilário terminou a sua carreira no Sporting Clube de Portugal, com mais um título. Decorria a temporada 1972/1973, quando no Estádio do Jamor os leões venceram o Vitória de Setúbal por 3-2, conquistando a Taça de Portugal. Na história de Hilário ficam as grandes exibições, o seu excelente pé esquerdo, a sua velocidade e a sua entrega em campo.

Depois de terminar a sua carreira, Hilário continuou ligado ao futebol, prosseguindo a sua carreira de treinador. Na sua carreira como técnico, mais uma vez, esteve ao serviço do clube do seu coração por várias ocasiões e desempenhando vários cargos.

Uma vida ao serviço do Sporting Clube de Portugal e do desporto português, uma das lendas! Um verdadeiro leão!

Foto de Capa: Sporting CP

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Crystal Palace sobe a parada e vai fazer proposta de 52 milhões de euros por jogador do Sporting

O Crystal Palace está determinado em fechar a contratação de Ousmane Diomande. Nova proposta dos eagles pelo central.

AS Roma chega aos 25 milhões de euros e está próxima de desviar alvo do FC Porto

A AS Roma está cada vez mais perto de fechar a contratação de Richard Ríos. Médio representa o Palmeiras de Abel Ferreira.  

Arsenal vai aumentar proposta para contratar Viktor Gyokeres e aproxima-se do objetivo de Frederico Varandas

O Arsenal vai fazer uma nova proposta por Viktor Gyokeres. Valores aproximam-se dos desejados pelo Sporting.

Thiago Almada pressiona John Textor para rumar ao Benfica

Thiago Almada é o principal alvo do Benfica para a posição de médio ofensivo. Médio argentino pressiona John Textor para a saída.

PUB

Mais Artigos Populares

Moreirense oficializa contratação de Mateja Stjepanovic 

Mateja Stjepanovic foi oficializado como novo jogador do Moreirense. O médio sérvio chega a Portugal proveniente do Partizan. 

Rodrigo Mora observado por dois gigantes da Premier League

Rodrigo Mora continua a ser analisado por várias equipas. O avançado do FC Porto está a ser observado pelo Arsenal e pelo Manchester City.

Otávio pode deixar Al Nassr mas continuar na Arábia Saudita

Otávio pode estar perto de deixar o Al Nassr. O médio internacional português é pretendido pelo Al Qadisiyah.