Malas, sacos, luvas… À moda da corrupção

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Com poderes equilibrados, pender sempre a vitória para o mesmo lado não se deve só à competência da estrutura aliada à sorte. Há sempre um incremento, um doping, que dá aquela ajuda necessária para, no momento crítico, poder ser sempre o mesmo a levar vantagem.

E como enquadrar o Sporting nisto? Dizendo que nunca (tirando agora um senhor da segurança, que nem corromper sabe, ou não seria apanhado logo a seguir – principiante) esse clube foi tido nem achado nesses processos de corrupção e doping, e por isso mesmo também não tem ganho. Temos equipa, estrutura também, sócios, adeptos… Mas por coincidência não ganhamos (também ajudaram as presidências incompetentes que deixaram fugir a influência que o Sporting ainda conseguia ter em algumas instituições).

Mas, ao que parece, a grande maioria dos sportinguistas são felizes assim. Antes honestos que vencedores.

Vêm sempre apregoar que serão campeões sem ajudas de terceiros. Será que conseguem?

Conseguimos, uma ou duas vezes de 18 em 18 anos, mas não me parece que seja isso o que queremos.

O que faz falta a BdC é conseguir fazer tudo o que os seus rivais conseguem fazer Fonte: Sporting CP
O que faz falta a BdC é conseguir fazer tudo o que os seus rivais conseguem fazer
Fonte: Sporting CP

Considerando isto só temos duas hipóteses. Ou conseguimos que a corrupção desapareça do futebol, para que não lutemos contra concorrência com armas muito mais fortes que as nossas, ou associamo-nos ao mesmo sistema e com certeza ganharemos mais vezes. E a primeira hipótese está a ser difícil de conseguir, já a segunda traz-nos vitórias e impunidade.

No final contam os títulos conquistados, porque neste país muito dificilmente se encontra alguém com a coragem de abrir todas as “malas” que por aí andam, e retirar de lá tudo sem excepções ou clubites.

PS – Há pagamentos que não cabem em malas, como os pagamentos de ordenados de jogadores adversários, pagamento de lotação de estádios, ou o favor de aceder a jogar em casa de adversários (também pode ser quantificado, porque poupa despesas ao clube que joga em casa).

Foto de Capa: Sporting CP

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Champions League: Eis os onzes prováveis do Athletic x Sporting

O Sporting defronta o Athletic no Estádio San Mamés, encontro referente à 8ª. jornada da fase regular da Champions League.

Benfica x Real Madrid: Eis os onzes prováveis para a última jornada da fase regular da Champions League

O Benfica recebe o Real Madrid no Estádio da Luz, no encontro da 8.ª e última jornada da fase regular da Champions League.

Bruno Langa confirma regresso ao futebol português e vai jogar na Primeira Liga

Bruno Langa está de regresso ao futebol português. O lateral-esquerdo moçambicano vai ser emprestado ao Estrela da Amadora.

Benfica afasta-se da corrida por Stije Resink e o médio já não deve sair do Groningen em janeiro

Stije Resink já não deverá reforçar o Benfica. O Groningen permaneceu irredutível face a uma possível saída do médio neerlandês.

PUB

Mais Artigos Populares

José Sá pode deixar o Wolverhampton para rumar a outra equipa da Premier League

O futuro de José Sá no Wolverhampton está em dúvida. O guarda-redes internacional português está na mira do Nottingham Forest.

FC Porto avança por mais dois reforços neste mercado de janeiro

Os nomes de Terem Moffi e de Seko Fofana podem ser reforços para a equipa de Francesco Farioli. O FC Porto está a trabalhar nas duas contratações.

A história de Pichichi: um goleador que partiu cedo demais, mas que deixou a sua marca (e tem direito a um troféu em seu...

Pichichi foi um dos goleadores do Athletic na última década, marcando uma era dourada dentro do futebol espanhol.