No futebol como no Wrestling

    É que, se pensarmos bem, tudo o que se lê acima pode aplicar-se ao futebol português. Temos árbitros que não vêem infracções, ou fazem de conta que não vêm, existem jogos combinados, e quase todos entram na competição sabendo a quem prestar vassalagem, a quem devem favores. No fundo, quase todos estarão de acordo em “ajudar” quem os “ajuda”. E, como no wrestling, por vezes aparecem “amigos” inesperados a ajudar a ganhar qualquer luta.

    Todos sabem que isso acontece no futebol, mas todos negam. Ninguém assume que este desporto já serve apenas como espectáculo de showoffs, de entretenimento de massas, para nos manter ocupados, alegres, chateados, a culpar este e aquele, enquanto os poderes instalados se vão movimentando e levando a água ao seu moinho.

    A verdade é que, até aqui, eu dizia que este caminho que o futebol estava a tomar o iria destruir, mas vendo pelo sucesso que tem o wrestling talvez esteja enganado. Porque preferimos mil vezes uma boa história inventada, cheia de tramas, traições e crime a uma história sem sal, que conte apenas a verdade. Adoramos ser entretidos, e isso nunca vai mudar, ou não fossem as novelas e os reality shows os programas de mais audiência em Portugal. Ah! E o futebol. Qualquer dia ainda vemos o “Tarzan” Taborda a ter sucesso no futebol nacional.

    Ao recordar os combates de wrestling daquele tempo, com todas aquelas personagens, consigo fazer um paralelismo com as do nosso futebol. Apenas não consigo encontrar no desporto de combate um papel que pudesse ser interpretado pelo Sporting.

    Resultado de imagem para tarzan taborda
    Tarzan Taborda daria um bom substituto para a lateral esquerda de certos clubes
    Fonte: Online World of Wrestling

    É que não me lembro de ver por lá nenhum interveniente que quisesse sair daquele esquema, talvez por lá todos saírem a ganhar. Já no futebol não é bem assim. Porque no wrestling todos ganham e ninguém quer “destruir” o negócio que os alimenta; já no futebol há sempre quem fique a perder com os esquemas, e por isso tenha de se impor contra o negócio. Se ao menos fosse um modelo justo, ainda que apenas para entreter…

    O futebol é mesmo quase como o wrestling. Fica a faltar apenas esse pequeno pormenor, o de ter um modelo de faz de conta em que todos pudessem tirar dividendos em partes iguais. Já não era mau. Ainda assim, o desporto de combate é bem mais justo e democrático.

    Acho que fui injusto com o wrestling e demasiado condescendente com o futebol. Devia era ter deixado de gostar de futebol.

     

    Revisto por: Vítor Miguel Gonçalves

    Foto de Capa: Bola na Rede

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Almeida
    Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.