Anterior1 de 2

Nuno Alexandre Tavares Mendes, o atual defesa/lateral esquerdo de 19 anos de idade do Sporting Clube de Portugal, tem muitos interessados. A grande maioria dos tubarões do futebol europeu tem os olhos postos no jovem português.

UMA ÉPOCA PARA RECORDAR

O prodígio formado em Alcochete viveu uma época fantástica ao serviço do Sporting Clube de Portugal. A qualidade que demonstrou permitiu-lhe estrear-se com a camisola principal das quinas. Somou os seus primeiros 90 minutos frente ao Azerbaijão, num jogo a contar para a qualificação para o Mundial de 2022, com apenas 18 anos, nove meses e cinco dias, tornando-se um dos jogadores mais novos de sempre a atuar pela Seleção Nacional.

Fonte: Isabel Silva / Bola na Rede

Afirmou-se como um jovem promissor e isso permitiu-lhe também estar no lote dos 100 nomeados para o Golden Boy, o mais prestigiado prémio para jovens jogadores com menos de 21 anos.

O MERCADO EXPORTADOR

A verdade é que, nos últimos sete anos, em Portugal vimos vários jovens dos três grandes sair bem cedo do clube que os formou. Olhando para a influência que Nuno Mendes teve no Sporting CP, é praticamente impossível não pensar em dois exemplos em concreto. São eles Renato Sanches e João Félix.

Anúncio Publicitário

Vimos, em 2016, Renato Sanches, com 19 anos, sair para o colosso FC Bayern Munchen. Venceu, nesse ano, o Golden Boy. Mas a verdade é que não foi capaz de se adaptar à grandeza do clube. Só em 2019, após sair para o Lille, é que voltou a chamar a atenção das câmaras.

Mais recentemente, foi a vez de João Félix, ele que também venceu o prémio Golden Boy. Félix teve uma época alucinante ao serviço das águias e foi isso que o levou a sair, aos 19 anos de idade, para reforçar os “colchoneros”. Foi uma forte aposta do clube de Madrid, que ainda espera o colher dos frutos. Apesar de já ter demonstrado a sua qualidade, por culpa das lesões, e também pelo estilo de jogo utilizado por Simeone, que não favorece as suas características, ainda não caiu na graça dos adeptos.

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Tanto Renato, como Félix, apesar do potencial que estava à vista de todos e da qualidade que revelaram ter em Portugal, ao chegarem a ligas como a alemã e a espanhola não foram capazes de expressar o seu futebol e atrasaram o seu crescimento.

É DIFERENCIADO

Nuno Mendes tem 19 anos, os mesmos que tinham Renato Sanches e João Félix quando saíram de Portugal. O miúdo demonstra uma maturidade em campo acima da média. É um jogador muito sereno. Muito forte na condução da bola. Protege-a com facilidade. Usa muito bem o seu 1,84m para segurar o esférico, ganhando muitas faltas dessa forma.

É agressivo, no bom sentido, e também incansável, luta até ao fim em todos os lances que disputa. É forte no desarme e também no capítulo das interceções, revelando-se muito atento do início ao fim do jogo. Para a idade que tem, são muito poucas as vezes em que o vemos desposicionado defensivamente. E mesmo quando não está corretamente posicionado, tem a velocidade necessária para recuperar a posição.

Anterior1 de 2

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome