O que somos e o que querem fazer de nós

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Já vi muitos sportinguistas escreverem que não se pode ficar mais um ano sem ganhar nada (no futebol, porque felizmente em muitas outras modalidades estamos muito bem, obrigado). Porquê? A verdade é que pode bem acontecer. E acontecendo, isso muda a vossa cor clubística? Vão deixar de ser sportinguistas? Então claro que pode. Não gostaríamos, mas pode. E pode por várias razões que vou passar a referir de seguida, deixando sempre a ressalva que nenhuma anula a outra, ou seja, não é pelos árbitros nos prejudicarem que não jogamos mal, e não é por jogarmos mal que devemos aceitar que nos prejudiquem.

A equipa, depois de ir à Luz, deixou de acreditar que era possível ganhar fosse o que fosse. Não só pelo que se passou no jogo mas também pelo facto de ter a possibilidade de ficar em primeiro, e ter ficado a cinco pontos desse lugar. Isso acrescido ao facto de terem perdido o último campeonato da forma que o perderam, faz mossa na parte emocional e motivacional de um jogador. Estes deixaram de acreditar em si e na justiça da competição que tentavam ganhar.

Algo que também mexe com os jogadores são as notícias que vão saindo nos jornais sobre contratações, e no Sporting é quase regra alguns dos jogadores caírem de rendimento entre Dezembro e Janeiro. Este ano, para agravar a desmotivação dos jogadores, alguns agarraram-se à possibilidade de poderem sair deste futebol de mentira, podendo ir para outro parecido mas onde pelo menos possam ganhar infinitamente mais (ainda esta semana um disse que não queria voltar. Acho que foi para França). E muitas destas notícias, algumas vezes, querendo promover jogadores que têm o imperativo de serem vendidos, serve também para tentar vangloriar a gestão financeira de quem pouco percebe do assunto, uma vez que esses mesmos criaram passivos descomunais.

É a magia do futebol português, ou pelo menos é uma das regras dessa arte de entretenimento que tentam usar, distrair o público do verdadeiro truque com algo que desvie atenções. Outra arte que me parece assemelhar-se ao futebol português é o Wrestling. Alguns jogos bem o parecem, não pela brutalidade mas pela encenação. Equipas que contra o Sporting “comem” até a relva, contra outros pretendentes ao título jogam como se tivessem sido convidados para um “baile”. E que no fim, o que mais parece é ter sido isso mesmo.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.