O que somos e o que querem fazer de nós

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Já vi muitos sportinguistas escreverem que não se pode ficar mais um ano sem ganhar nada (no futebol, porque felizmente em muitas outras modalidades estamos muito bem, obrigado). Porquê? A verdade é que pode bem acontecer. E acontecendo, isso muda a vossa cor clubística? Vão deixar de ser sportinguistas? Então claro que pode. Não gostaríamos, mas pode. E pode por várias razões que vou passar a referir de seguida, deixando sempre a ressalva que nenhuma anula a outra, ou seja, não é pelos árbitros nos prejudicarem que não jogamos mal, e não é por jogarmos mal que devemos aceitar que nos prejudiquem.

A equipa, depois de ir à Luz, deixou de acreditar que era possível ganhar fosse o que fosse. Não só pelo que se passou no jogo mas também pelo facto de ter a possibilidade de ficar em primeiro, e ter ficado a cinco pontos desse lugar. Isso acrescido ao facto de terem perdido o último campeonato da forma que o perderam, faz mossa na parte emocional e motivacional de um jogador. Estes deixaram de acreditar em si e na justiça da competição que tentavam ganhar.

Algo que também mexe com os jogadores são as notícias que vão saindo nos jornais sobre contratações, e no Sporting é quase regra alguns dos jogadores caírem de rendimento entre Dezembro e Janeiro. Este ano, para agravar a desmotivação dos jogadores, alguns agarraram-se à possibilidade de poderem sair deste futebol de mentira, podendo ir para outro parecido mas onde pelo menos possam ganhar infinitamente mais (ainda esta semana um disse que não queria voltar. Acho que foi para França). E muitas destas notícias, algumas vezes, querendo promover jogadores que têm o imperativo de serem vendidos, serve também para tentar vangloriar a gestão financeira de quem pouco percebe do assunto, uma vez que esses mesmos criaram passivos descomunais.

É a magia do futebol português, ou pelo menos é uma das regras dessa arte de entretenimento que tentam usar, distrair o público do verdadeiro truque com algo que desvie atenções. Outra arte que me parece assemelhar-se ao futebol português é o Wrestling. Alguns jogos bem o parecem, não pela brutalidade mas pela encenação. Equipas que contra o Sporting “comem” até a relva, contra outros pretendentes ao título jogam como se tivessem sido convidados para um “baile”. E que no fim, o que mais parece é ter sido isso mesmo.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

CSKA Sofia de Bruno Jordão e FC Sheriff de Miguel Mota garantem passagem à 2.ª eliminatória: Eis os resultados do dia na Europa League

Na segunda mão da 1.ª pré-eliminatória da Europa League, o CSKA Sofia eliminou o Derry City com um triunfo por 2-1 e o FC Sheriff superou o Aluminij por 1-0.

Al Yarmouk de João Mota termina estágio sem derrotas

João Mota fechou o estágio com o Al Yarmouk no Cairo sem derrotas. A equipa orientada pelo português não foi além de um 0-0 com o La Viena.

Sporting: esteve a um passo de sair de Alvalade mas encontra-se bem colocado para manter-se de leão ao peito

Ricardo Mangas esteve perto de sair do Sporting para o Panathinaikos, mas tem deixado uma boa imagem na pré-temporada.

AC Milan: Jorge Mendes propõe português a Ruben Amorim

Jorge Mendes propôs ao AC Milan o nome de Tiago Santos, lateral direito que representa o Lille e que pode trocar de clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica vive ‘saga’ para garantir ponta de lança: os nomes apontados aos encarnados

O Benfica está no mercado em busca de um novo ponta de lança e já alguns nomes foram apontados neste mercado.

Sporting: Rui Borges recebeu 2 ‘reforços’ esta quinta-feira

Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar juntaram-se esta quinta-feira aos restante grupo do Sporting que está a estagiar no Algarve.

Novo reforço à vista na Luz: Jhon Durán volta à mira do Benfica após ter sido apontado ao FC Porto

O Benfica pretende fechar a contratação de um avançado durante a próxima semana e Jhon Durán volta a ser uma forte probabilidade.