O segredo de Nuno Dias

    O Sporting sagrou-se bicampeão nacional de futsal no fim de semana passado. Perante todas estas conquistas começam a faltar palavras para descrever, tal como adjetivos para dar à equipa de futsal leonina.

    Para além disso, faltam-me também palavras para descrever o trabalho do homem do leme, Nuno Dias. Muitas vezes pergunto-me: Qual é o seu segredo? Qual é a sua fórmula para tanta conquista? O que é que faz que os outros não fazem? Nuno Dias chegou ao topo, está no topo e parece que encontrou a chave para ficar lá. Mas que magia é essa?

    Nunca estive perto do treinador português, mas como adepto ferrenho da modalidade e do Sporting, tal como praticante da mesma, tenho o privilégio de acompanhar Nuno Dias desde que chegou ao Sporting.

    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Conhecido pelas suas conquistas, o treinador português é muito mais que isso. As respostas para as perguntas que estão supramencionadas são o trabalho. Essa é a chave, é o segredo de Nuno Dias para tudo o que já alcançou.

    O treinador português trabalha de uma forma que não é comum, pensa de uma forma diferente, e, aposto neste momento, depois de fazer o que fez esta temporada, já está a preparar aquilo que fará no próximo ano.

    Exemplo desse trabalho é o facto de esta equipa, que foi muito criticada e acusada de estar em fim de ciclo, ter finalizado os playoffs e ser campeão sem perder um único jogo.

    O que aqui existe é um conjunto de elementos, que vão desde os jogadores, que põem em prática as ideias do jogador, ao resto do staff, que fazem com que tudo o que Nuno Dias, a grande mente que está por trás de uma grande organização, seja o melhor do mundo. Sem a sua equipa, nada disto seria possível, julgo eu.

    O #FutsalSCP fez o pleno nacional em 21/22 ✅

    🏆 Campeonato
    🏆 Taça de Portugal
    🏆 Taça da Liga
    🏆 Supertaça pic.twitter.com/0a77tbS209

    — Sporting Clube de Portugal (@Sporting_CP) June 26, 2022

    Contudo, acho que um ponto fulcral para que Nuno Dias se diferencie e ajude o Sporting a alcançar tantos troféus, para além do trabalho, é o facto do treinador não esconder verdadeiramente aquilo que é durante o jogo.

    Nuno Dias vibra com o jogo de uma forma que, admito, nunca vi um treinador desta modalidade vibrar. Por vezes, até parece que o treinador é um dos jogadores em campo. Sempre de olho em tudo, sempre a chamar a atenção aos seus jogadores, enquanto estuda o que o adversário está a fazer, tal como pensa na jogada seguinte.

    Num tom de brincadeira, acho que se puséssemos um daqueles dispositivos de avaliação de desempenho dos jogadores em Nuno Dias, as frequências cardíacas do treinador durante os jogos não haviam de ser muito diferentes da dos jogadores.

    Em suma, existem dois aspetos que fazem com que Nuno Dias esteja onde está e almeje ainda chegar mais longe: trabalho e equipa. Desta feita, resta-me apenas, como apreciador da modalidade e adepto do Sporting agradecer por todo este trabalho. Obrigado, mister, que venham muitos mais anos “de trabalho”.

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Filipe Marques
    João Filipe Marqueshttp://www.bolanarede.pt
    O João Marques é natural da ilha Terceira. Desde cedo manifestou um gosto especial pelo desporto. Com o crescimento surgiu o gosto pela escrita e a vontade de transmitir informação. Decidiu juntar o útil ao agradável e acabou por aventurar-se pela FCSH – Nova Lisboa, onde se licenciou em Ciências da Comunicação. Regressou à Terceira e encontra-se a estagiar no jornal local, o Diário Insular. Entra no projeto com grande vontade de escrever sobre o desporto rei e sobre o seu grande amor, a turma verde e branca.