Os leões que guardam a jaula

A posição de guarda redes é a mais complicada de um jogo coletivo. O protagonista da baliza pode fazer um jogo imaculado, mas o seu erro é considerado como o mais caro de todos, pois pode valer um golo ao adversário. Por isso, ser guarda redes é ter de lidar muitas vezes com a ingratidão.

Por ser a posição mais difícil do terreno, são necessárias várias características específicas para a assumir. No Sporting Clube de Portugal, as balizas têm sido, geralmente, portos seguros, onde os adeptos “verde e brancos” podem ter confiança e esperança. Obviamente existem algumas exceções, como a baliza do andebol na época passada, ou até mesmo a baliza da equipa de futebol, entre o período de Peter Schmeichel e o atual reinado de Rui Patrício. Tiago, Nelson Pereira e Ricardo eram bons guarda redes, mas nunca deram 100% de garantias como o gigante dinamarquês e o titular da seleção portuguesa, curiosamente ambos com o título de campeões da Europa de seleções no currículo.

Começo precisamente pela equipa de futebol. Rui Patrício quase dispensa apresentações, tal o estatuto que tem em Alvalade de há alguns anos a esta parte. Muito forte no 1×1 com os avançados contrários, o internacional português, melhor guarda redes do último Europeu de seleções, tem evoluído bastante nos dois capítulos menos fortes: as saídas a cruzamentos e o jogo de pés. Entre os postes, é um guardião muito seguro, calmo e tranquilo. Consegue passar essa serenidade aos seus colegas da defesa e é um dos principais baluartes do clube na atualidade. Alvo de muitas críticas no início, Rui Patrício foi sempre aposta dos treinadores que passaram no Sporting e é constantemente associado a grandes clubes europeus. Felizmente ainda não foi tempo de sair de Alvalade. O suplente do campeão europeu foi um dos temas mais falados no último mercado de transferências. Azbe Jug e o jovem Stojkovic viveram tempos difíceis no estágio que decorreu na Suíça, tendo “obrigado” a que a estrutura leonina procurasse um reforço para a baliza.

Eduardo foi um dos nomes falados, mas o escolhido foi outro internacional português. Beto, formado no Sporting, regressou à casa-mãe e, apesar de ainda não ter jogado, conseguiu criar uma grande empatia com os adeptos. Além de ser um elemento importante no balneário, a sua experiência pode ser fundamental para ajudar o clube a atingir os seus objetivos. Já jogou, entre outros, no FC Porto e nos espanhois do Sevilha. Tem no seu palmarés três Ligas Europa e um campeonato português, o que atesta bem aquilo que Beto pode acrescentar aos “leões”. Ainda no futebol, o já falado Stojkovic e Pedro Silva trabalham na equipa B para virem a ser o futuro da baliza leonina.

Marcão é o guardião do futsal "verde e branco" Fonte: Sporting CP
Marcão é o guardião do futsal “verde e branco”
Fonte: Sporting CP

Contudo, existem mais três modalidades coletivas onde o Sporting tem enorme qualidade nas balizas. No futsal, mesmo depois do final de carreira do icónico João Benedito, os “leões” têm Marcão e André Sousa. O brasileiro, que já foi campeão pelo Sporting e, anteriormente, pelo Benfica, é, quanto a mim, o melhor guardião a atuar no futsal português. Fortíssimo a jogar com os pés, tapa a baliza como poucos na modalidade. Já ganhou tudo o que havia para ganhar no nosso país e é um garante indiscutível de qualidade. André Sousa também é um excelente valor confirmado no nosso futsal. Ultimamente tem tido algum azar com as lesões, mas continua a ser uma excelente alternativa a Marcão. Além disso, já provou capacidades para lutar pela titularidade na seleção nacional. Gonçalo Portugal, o terceiro guarda redes, é o futuro do clube. Continua a ganhar experiência para um dia se assumir como o dono da baliza leonina.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A festa de Patrícia Morais com os adeptos depois do empate entre Portugal e Itália

Patrícia Morais guiou a festa de Portugal após o empate diante da Itália. Guarda-redes portuguesa celebrou junto dos adeptos.

Orkun Kokçu pressiona Benfica e já escolheu o próximo clube na carreira

Orkun Kokçu quer rumar ao Besiktas. O médio turco pressiona o Benfica a aceitar a proposta do clube do seu país natal.

Aproxima-se a saída de Florentino Luís do Benfica

Florentino Luís está de saída do Benfica. O médio tem a porta aberta e não tem qualquer entraves a uma mudança de clube.

Fechado: Pedro Russiano vai ser o novo treinador do Penafiel, sabe o Bola na Rede

As negociações entre o treinador Pedro Russiano e o Penafiel foram concluídas com o sucesso e o técnico assume a equipa da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Alvo do Benfica falha apresentação aos trabalhos no Lyon

Thiago Almada não se apresentou aos trabalhos junto do Lyon. Médio não integra lista divulgada pelo conjunto francês.

Nápoles chega aos 55 milhões de euros por antigo avançado do Benfica

O Nápoles ataca com força o mercado com vista à próxima época. Darwin Núñez é um dos objetivos do emblema italiano.

Francisco Conceição é a prioridade de mercado da Juventus e dia 15 de julho é fulcral para o FC Porto

A Juventus vai fazer um forcing por Francisco Conceição nos próximos dias. Extremo do FC Porto é a prioridade da Vecchia Signora.