📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Pela base se começa a construir o sucesso

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

O Sporting Clube de Portugal tem vivido um período atribulado nos últimos tempos, dentro de campo. Um dos fatores que leva a isso é a instabilidade defensiva. É esse tema que irei focar nas próximas linhas.

Os leões já disputaram 33 partidas esta temporada, tendo sofrido 34 golos, ou seja, tem uma média superior a um golo sofrido por jogo. Como é fácil de perceber, estes números são graves para uma equipa que quer ser candidata ao título. No que toca apenas ao campeonato, a comparação com a época passada é ainda mais escandalosa. Nos vinte encontros realizados esta temporada na Liga NOS, o Sporting já sofreu mais golos do que em todo o campeonato passado. Desde agosto, os “verde e brancos” já sofreram 22 golos no campeonato, perante os 21 da temporada transata. Isto explica muito do insucesso leonino nesta Liga, pois os dois outros candidatos (Benfica e FC Porto) têm, juntos, 23 golos sofridos. Quer isto dizer que o Sporting tem quase tantos golos sofridos esta época na Liga como os dois rivais juntos. Algo impensável no início da temporada.

Schelotto foi um dos elementos comuns entre os quartetos defensivos das últimas duas épocas Fonte: Sporting CP
Schelotto foi um dos elementos comuns entre os quartetos defensivos das últimas duas épocas
Fonte: Sporting CP

Mas afinal, o que é que mudou em relação à época passada? No papel mudou pouca coisa, dado que a defesa do Sporting no final da época passada era composto por jogadores que permanecem no clube esta época, com Rui Patrício na baliza, Schelotto na direita, Zeegelaar na esquerda, e Coates e Ruben Semedo como centrais. Assim sendo, esta quebra pode ter sido motivada por fatores como a quebra de forma dos jogadores ou o falhanço tático e estratégico do treinador na abordagem às partidas. Se, por um lado, é claramente visível que Marvin Zeegelaar não tem capacidade para ser o lateral esquerdo de uma equipa grande, também é verdade que a culpa pode ser do treinador. E porque é que pode ser do treinador? Porque não foram só estes jogadores que compuseram os quartetos defensivos do Sporting esta época. Nos 33 jogos que os leões já fizeram esta temporada, já vimos Beto e Rui Patrício na baliza, João Pereira, Schelotto e Ricardo Esgaio como laterais direitos, Paulo Oliveira, Coates, Ruben Semedo e Douglas como centrais, Jefferson, Zeegelaar, Bruno César e o mesmo Esgaio como laterais esquerdos. Assim sendo, a culpa não pode ser só dos jogadores.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho e a conquista de Portugal no Mundial sub-17: «O Benfica e a sua formação estão de parabéns»

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Nacional da Madeira para a Primeira Liga. José Mourinho já fez o lançamento do jogo.

José Mourinho e a ausência de Richard Ríos: «Não há Ríos, há outro… acho que esta é a filosofia correta»

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Nacional da Madeira para a Primeira Liga. José Mourinho já fez o lançamento do jogo.

José Mourinho: «Acho que é uma boa maneira de encararmos todas as contrariedades que podemos ter»

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Nacional da Madeira para a Primeira Liga. José Mourinho já fez o lançamento do jogo.

Qual era a necessidade? | Rangers FC 1-1 SC Braga

Era real a hipótese do SC Braga ser a primeira equipa de sempre a vencer nos dois maiores palcos de Glasgow na mesma temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Sensação de dever cumprido | FC Porto 3-0 Nice

Não havia muitos pretextos para justificar uma possível perda de pontos do FC Porto contra o Nice, ‘lanterna-vermelha’ da Europa League

Andebol: Diogo Rêma renova com o FC Porto até 2029

O FC Porto segurou uma das maiores promessas da sua equipa de andebol. Diogo Rêma prolongou o vínculo até 2029, num momento em que está nomeado para o Dragão de Ouro de Atleta de Modalidades de Pavilhão.

Carlos Queiroz deixa mensagem emotiva após a vitória de Portugal no Mundial Sub-17

Carlos Queiroz, antigo selecionador português, destacou o impacto histórico do título conquistado no Qatar e deixou fortes elogios a Bino Maçães e à nova geração campeã do mundo.