Ressacas europeias e egos desmedidos

- Advertisement -

Enquanto escrevi este texto, o Benfica colocou-se com cinco pontos de vantagem perante o Sporting no topo do campeonato nacional, isto num cenário muito pouco previsível ainda há poucas semanas, quando os leões se passeavam no topo da tabela e até já haviam vencido um dos seus principais rivais, em Alvalade, por 2-1.

Muitas podem ser as razões a apontar para esta queda abrupta da equipa verde-e-branca, sendo que alguns, com certa razão, lembrarão que o Sporting está a ter imensa dificuldade para reagir às saídas de João Mário e Islam Slimani. Afinal, por muito bom jogador que seja Gelson Martins, a verdade é que a pérola de origem cabo-verdiana não tem a mesma capacidade do agora jogador do Inter de Milão para gerir os tempos de jogo e para ajudar a equilibrar o centro do meio-campo.

Quanto ao argelino, e mesmo que este até seja inferior a Bas Dost nas funções específicas de um ponta de lança, a verdade é que “Super Slim” era importantíssimo na primeira zona de pressão, ajudando muitas vezes a sufocar imediatamente o início da zona de construção do adversário. Nisso, o internacional holandês está a anos luz de Slimani e quem o acompanha (André ou Markovic) tem colocado os adeptos leoninos a suspirar até pelo irascível Teo Gutiérrez.

O Sporting CP ainda sente muito a falta de Slimani e João Mário. Fonte: Sporting CP
O Sporting CP ainda sente muito a falta de Slimani e João Mário
Fonte: Sporting CP

Isto, aliás, leva-me a meditar sobre as mudanças no plantel do Sporting e sobre se os verde-e-brancos terão ficado com um plantel assim tão superior ao da época passada. Tirando Bas Dost, que me parece um claro upgrade a Slimani, isto mesmo com a nuance supracitada, será que algum dos segundos avançados contratados conseguirá esquecer Teo? Será o actual Elias, totalmente formatado para um meio-campo de três elementos, superior a Aquilani? Terá feito sentido trocar Naldo por Douglas? Jogando Markovic e Campbell preferencialmente pela direita, não teria feito mais sentido trazer só um deles e, numa fase em que Bryan Ruiz começa a entrar no crepúsculo da sua carreira, ter apostado num ala esquerdo?

A verdade nua e crua é que o investimento pode ter sido alto mas ficamos com a ideia que o plantel do Sporting continua a ter inúmeras lacunas na sua génese, o que acaba por tornar-se ainda mais notório quando os jogos exigentes se tornam frequentes e Jorge Jesus tem dificuldade em gerir o grupo sem clara perda de qualidade.

A ausência de Adrien Silva, que tem sido usada como desculpa para bater (excessivamente, diga-se) em Elias e para justificar a maioria dos desaires leoninos está longe de explicar os maus resultados, ou não tivesse estado o capitão no pior jogo da época do Sporting, o 1-3 em Vila do Conde, diante do Rio Ave.

Curioso, ou talvez não, é que o Sporting soma sete pontos perdidos no campeonato e todos eles na sequência dos jogos da “Champions”: 1-3 com o Rio Ave após o jogo com o Real Madrid (1-2); 3-3 com o V. Guimarães após o jogo com o Legia de Varsóvia (2-0); e 1-1 com o Tondela após o duelo com o Borussia Dortmund (1-2). Ou seja, sempre que foi necessário apelar à profundidade do plantel, o grupo não soube dar a devida resposta.

Esta consequência transporta-nos automaticamente para a época passada e talvez explique o porquê de Jorge Jesus ter colocado a Liga Europa em segundo (eu até diria terceiro) plano. O treinador do Sporting saberia que se espremesse em demasia os melhores valores do plantel verde-e-branco dificilmente teria capacidade para lutar pelo título até ao fim. Este ano, contudo, disputa-se a muito mais prestigiada Liga dos Campeões e, perante a impossibilidade de entrar com segundas linhas em tão importante competição, os resultados estão à vista.

Ricardo Figueiredo
Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jaime Faria e Henrique Rocha apuram-se para a segunda ronda de qualificação do Open da Austrália

Os portugueses Jaime Faria e Henrique Rocha garantiram o apuramento para a segunda ronda de qualificação para o Open da Austrália.

O comboio de Rúben Amorim no Manchester United

Penso que Ruben Amorim, apesar de todas as críticas e insultos de que foi alvo, pode dizer que sai de Manchester com o estatuto intocável

Benfica retoma negociações por Lorenzo Lucca: eis os detalhes

O Benfica vai retomar as negociações por Lorenzo Lucca a partir desta segunda-feira. O avançado italiano não foi utilizado por Antonio Conte no último jogo do Nápoles.

FC Porto anuncia quarto equipamento da época e é um tributo à conquista da Europa League em 2010/11

O FC Porto anunciou o quarto equipamento da temporada. A camisola está enquadrada nas comemorações do 15.º aniversário da conquista da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Alberto Costa no radar do PSG: clube francês pondera avançar para a sua contratação no mercado de verão

O PSG está a ponderar a contratação de Alberto Costa no mercado de verão para reforçar o lado direito da defesa.

Bruno Fernandes alvo de ataque informático após eliminação do Manchester United da Taça de Inglaterra

Bruno Fernandes foi alvo de um ataque informático na rede social X, após a eliminação do Manchester United na Taça de Inglaterra.

Treinador do Granada confirma negociações avançadas do Sporting por Souleymane Faye

Pacheta, treinador do Granada, confirmou as negociações do Sporting por Souleymane Faye e revelou que a operação está avançada.