SC Braga 1-1 Sporting CP (3-4 GP): Leões gelam Braga em jogo “taco-a-taco”

Foi um duelo de Sporting’s, o de Braga e o de Portugal, na cidade dos arcebispos. Ambas as formações disputavam uma presença na final da Taça da Liga, edição 2019-2020. Novidade na frente de ataque da equipa leonina, atuando Luiz Phillipe a ponta-de-lance, ficando Bas Dost inicialmente no banco de suplentes.

A primeira parte foi bastante equilibrada no que à posse de bola diz respeito: 50% de posse para cada um dos lados, era aquilo que se as estatísticas nos informavam no final do primeiro tempo. A equipa comandada por Abel Ferreira teve uma entrada mais fulgurante no encontro e marcou logo ao minuto três, após um cruzamento na esquerda do ataque arsenalista por João Novais que encontrou na área sportinguista o “suspeito do costume” Diego Souza, cabeceando para o golo. O guardião brasileiro do Sporting, Renan Ribeiro, nada podia fazer. Estava aberto o marcador na Pedreira.

A avalanche bracarense dominou os primeiros 15 minutos da partida e empurrou o Sporting para a sua área defensiva. Logo ao minuto seis houve mais um lance perigoso para a equipa minhota, desta vez protagonizado por Wilson Eduardo que apareceu nas costas dos defesas leoninos, mesmo em posição frontal da baliza de Renan. Falhou nem soube muito bem como.

O SC Braga continuou forte, com uma poderosa toada ofensiva e impediu o Sporting de assentar o seu jogo. Destaque para o pressing alto que a equipa bracarense fez, que bloqueou a primeira fase de construção da formação de Marcel Keizer contando com a ação de Claudemir e Ryller no meio-campo que inibiram praticamente por completo a criatividade de Wendel e, sobretudo, de Bruno Fernandes.

O Sporting CP não conseguiu “agarrar” o jogo e tivemos mesmo que esperar 18 minutos para assistir ao primeiro lance de perigo da formação lisboeta: o protagonista foi Raphinha que troca os olhos a Sequeira, puxa o esférico para a quina da grande área bracarense e faz um remate venenoso para a baliza defendida por Marafona. Estava dado o primeiro aviso da formação verde e branca.

A equipa minhota ia fazendo incursões ofensivas pelo seu lado esquerdo contando com um triângulo letal formado por Sequeira, João Novais e Diego Souza, este descaindo várias vezes para essa zona do campo no sentido de auxiliar nas tarefas de construção atacante. O Braga apresentou excelentes trocas posicionais, mostrando que os seus processos ofensivos e defensivos estavam muito bem oleados, enfim, que a máquina minhota estava a trabalhar como deve ser. A máquina leonina, por seu turno, esteve “perra” nesta primeira parte, os setores comunicavam pouco e o jogo não saia fluído aos pupilos de Keizer. De vez em quando a máquina lá desemperrava um pouco e eis que, ao minuto 32, após um excelente vólei de Bruno Fernandes para a grande área bracarense, Raphinha se vê nas costas dos centrais do Braga mas desperdiça a oportunidade.

O início da segunda parte conheceu a primeira substituição da noite: entra André Pinto para o lugar de Mathieu, que se ressentiu fisicamente durante o primeiro tempo. O ex-Braga fez uma segunda parte tranquila, sem erros, encontrando-se bastante sereno nos desarmes efetuados. Mas o Sporting ia-se mantendo apático e sem garra. Foi um segundo tempo menos emocionante do que o primeiro, é facto, com ambas as equipas a jogarem um futebol prudente e cauteloso.

O golo anulado a João Novais, no início do segundo tempo, gerou muita polémica
Fonte: Liga Portugal

Ao minuto 63 entrou Paulinho para o lugar de Wilson Eduardo, ocupando a mesma posição do brasileiro. Ao minuto 69 saiu a aposta fracassada de Keizer para esta partida, Luiz Phillipe, que cede o lugar a Bas Dost. Os leões tinham esperança que o holandês fizesse mais do que aquilo que o brasileiro fez quando esteve em campo mas pouco mais fez do que aquele. Ao minuto 71 surgiu uma contrariedade na equipa minhota: o lateral esquerdo Sequeira sai lesionado e ficou Ricardo Esgaio na sua posição.

O minuto 74 gelou o Municipal de Braga: bola parada bem executada por João Novais que Renan sacode para pontapé de canto. No seguimento do canto, cabeceamento do central bracarense Raúl Silva na área e a bola bate com estrondo na barra. O SC Braga encontrava-se novamente por cima no encontro.

Chegados ao minuto 90, o árbitro deu seis minutos de compensação e o resultado estava ainda empatado a uma bola. As pernas de jogadores e adeptos de ambas as equipas tremiam pois sabiam que um golo da formação contrária valia o afastamento imediato da competição. No tempo suplementar, o Sporting CP arriscou mais, incomodou várias vezes a baliza de Marafona, encostando o Braga “à parede”. Mas as equipas terminariam mesmo os 96 minutos empatadas a uma bola tendo que se decidir o finalista na lotaria das grandes penalidades.

Nessas lotarias, destaque para os guarda-redes que defenderam quase tudo o que havia para defender. Mas nesse particular, Renan Ribeiro acabou, mesmo assim, por levar a melhor e defender o remate final que colocou o Sporting na final da Taça da Liga desta temporada.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

SC Braga: Marafona; Marcelo Goiano, Bruno Viana, Raúl Silva e Sequeira (Murilo, 72′); Esgaio, Claudemir, Ryller e João Novais (Ricardo Horta, 84′); Wilson Eduardo (Paulinho, 63′) e Dyego Sousa

Sporting CP: Renan; Ristovski, Coates, Mathieu (André Pinto, 45′) e Acuña (Jeffersom, 81′); Wendel, Gudelj e Bruno Fernandes; Raphinha, Phellype (Bas Dost, 69′) e Nani.

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Montse Tomé sobre arranque no Euro 2025: «Portugal vai entrar com e vão existir momentos de sofrimento»

Espanha vai enfrentar a Portugal na primeira jornada do Euro 2025. Montse Tomé já fez a antevisão ao encontro.

Alverca reforça lateral com Isaac James: «Projeto novo e entusiasmante»

O Alverca anunciou esta quarta-feira mais uma contratação. Isaac James já reagiu à mudança para o clube português.

Francisco Neto comenta lesões de Telma Encarnação e Kika Nazareth antes do Espanha x Portugal

Portugal vai enfrentar a Espanha na primeira jornada do Euro 2025. Francisco Neto já fez a antevisão ao encontro.

Nacional da Madeira oficializa 2 renovações de contrato

O Nacional da Madeira garantiu a continuidade de dois jogadores no plantel. João Aurélio e André Sousa continuam no clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Dolores Silva e o Espanha x Portugal no Euro 2024: «Vamos enfrentar a melhor seleção do mundo»

Portugal vai enfrentar a Espanha na primeira jornada do Euro 2025. Dolores Silva já fez a antevisão ao encontro.

Giorgi Kochorashvili: «Quero ver a mentalidade de campeão que o Sporting tem»

Giorgi Kochorashvili concedeu uma entrevista. Médio georgiano abordou chegada ao Sporting e mostrou ambição.

João Nuno Fonseca oficializado como novo treinador do Leixões depois da experiência no Mundial de Clubes 2025

João Nuno Fonseca foi apresentado como novo treinador do Leixões. Treinador inicia carreira como técnico principal na Segunda Liga.