Schalke 04 4–3 Sporting CP: Raça? É este Sporting; Injustiça? É este jogo

sob o signo mozos

Depois da vitória no Dragão, o Sporting tinha de ultrapassar mais um adversário difícil. Era preciso controlar as emoções, nunca deixando de aproveitar todos os pontos positivos que havia para retirar do clássico que ditou a eliminação do FC Porto da Taça de Portugal. Com o onze que seria expectável, o Sporting entrou para este encontro admitindo o favoritismo dos alemães do Schalke 04 mas ambicionando a vitória contra uma equipa que nunca antes houvera defrontado.

A primeira parte começou com um ritmo baixo mas desde bem cedo o Sporting mostrou uma identidade de jogo que passava por pressionar alto e fechar as linhas de passe, organizando-se muito bem tacticamente. Os leões foram obrigando os alemães a jogar no seu próprio meio-campo. Via-se um Sporting tranquilo, seguro e com uma noção muito clara daquilo que estava a fazer.
Aos 16 minutos, um canto rasteiro batido por João Mário chega a Nani, que remata enrolado para o primeiro golo da noite. Uma vantagem que se justificava pela maior qualidade e segurança apresentada pelos verdes-e-brancos. O Schalke reagiu e começou a criar lances de perigo que o Sporting foi resolvendo sem nunca perder a cabeça ou vacilar, saindo sempre – ou na maioria dos casos – com a bola jogável. Mas os leões sofreram a primeira contrariedade à passagem do minuto 25, quando Marco Silva se viu obrigado a fazer entrar Fredy Montero para o lugar do lesionado Slimani. O Sporting manteve-se seguro e continuou a apresentar um estilo de jogo bem definido, com uma excelente organização táctica. Mas ao minuto 34 tudo mudou: Maurício, que já havia sido admoestado, fez uma falta imprudente a meio-campo e viu o segundo amarelo, num lance em que o excesso de zelo do árbitro ficou evidente. Na marcação dessa mesma falta o Schalke 04 acabou por chegar ao empate, num lance em que Patrício ficou mal na fotografia. Em termos psicológicos foi uma autêntica machadada em apenas dois minutos. Mas o Sporting aguentou.

Marco Silva fez a segunda substituição forçada colocando Sarr para o lugar de João Mário. O encontro foi para intervalo com as duas equipas a procurarem o golo – o que é de louvar, já que o Sporting jogava com menos um e já tinha sido obrigado a duas alterações. O início da segunda parte apresentou um Sporting a querer ir para cima do jogo, continuando a pressionar alto e a disputar o jogo mano-a-mano, não se deixando enfraquecer pelo facto de jogar com menos um homem. Num contra-ataque do Schalke, a equipa alemã apanhou a defensiva leonina em descompensação e fez o 2-1. Cambalhota no marcador aos 51 minutos. Mas como tudo conspirava contra o Sporting nesta chuvosa noite de Agosto em Gelsenkirchen, o tento de Huntelaar foi conseguido em fora-de-jogo. Mas o Sporting aguentou.

O 3-1 surgiu num lance de bola parada, aos 61 minutos, em que Sarr tem dupla responsabilidade: fez a falta e, após a marcação do livre, falhou na cobertura de Howedes, que acabou por colocar a bola no fundo das redes de Rui Patrício. Tudo parecia perdido. Mas o Sporting não deixou.  À passagem do minuto 64, um ataque de Carrillo no flanco esquerdo do Sporting originou uma grande penalidade, que Adrien Silva cobrou exemplarmente, reduzindo assim a vantagem para 3-2. O Sporting cresceu e sentia-se que o empate era bem possível. Mesmo jogando com dez, os leões deram uma lição de futebol, de raça, de alma, de garra e de vontade e, ao minuto 78, num lance de insistência do Sporting, Adrien Silva finalizou com um cabeceamento um excelente centro de Cédric. Estava reposta a justiça no marcador. 3-3.

Adrien Silva recolocou o Sporting na discussão do encontro ao converter um penálti aos 64 minutos Fonte: UEFA
Adrien Silva recolocou o Sporting na discussão do encontro ao converter um penálti aos 64 minutos
Fonte: UEFA

O Sporting lutou com o coração; deu a volta a um jogo que parecia perdido; controlou a partida em vários momentos do jogo mesmo jogando em inferioridade numérica. O Sporting é isto. O Sporting aguentou e renasceu das cinzas quando já ninguém o esperava. Exibição exemplar dos pupilos de Marco Silva, que tudo fizeram para tornar esta noite numa noite de glória.

Mas o pior estaria para vir… No último minuto do encontro o árbitro de baliza – que, aproveito para dizer, não tem qualquer utilidade ou razão de existir – decidiu inventar um penálti a favor do Schalke 04. A bola bate na cara de Jonathan Silva mas a equipa de arbitragem voltou a errar contra o Sporting e assinalou grande penalidade por mão na bola. Choupo-Moting encarregou-se da marcação e não falhou.  O jogo acabou com a derrota do Sporting. As contas estão muito complicadas, mas a revolta que a nação leonina sente neste momento por não terem deixado que o resultado fosse outro não permite sequer pensar na calculadora. Agora, o Sporting vai ter de aguentar. Mas preparem-se, pois o poder da raça, da qualidade, da personalidade e da garra do Sporting ficou mais do que patente neste jogo – e que orgulho e honra ver este Sporting jogar! Já sabem aquilo que os leões são capazes de fazer. Mas, para isso, é preciso que os deixem lá chegar…
A Figura: A atitude do Sporting, que conseguiu recuperar, em inferioridade numérica, um jogo que parecia perdido. De 3-1 para 3-3 em 15 minutos. Não deixaram o jogo acabar com o resultado que seria justo e adequado.

O Fora-de-Jogo: Arbitragem – Desde a expulsão de Maurício (segundo cartão amarelo forçado) até ao penálti inventado, que originou o quarto golo do Schalke, passando pelo segundo golo dos alemães em fora de jogo. Tudo correu mal a esta equipa de arbitragem hoje, que foi a principal responsável por não deixar o Sporting sair com outro resultado hoje na Alemanha.

José Pedro Mozos
José Pedro Mozos
O Zé Pedro nasceu um dia sob o signo do leão, assim como uma das suas maiores paixões: O Sporting. Desde aí que o seu percurso tem sido traçado a verde-e-branco. Vibrou com os grandes triunfos e sofreu com os desaires, mas nunca deixou de apoiar o clube leonino. Escrever para este site é só uma das muitas formas de expressar aquilo que sente pelo Sporting.                                                                                                                                                 O José não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe oferece 12 milhões ao Braga por médio e vê proposta negada

O Fenerbahçe procura fechar a contratação de Rodrigo Zalazar. Turcos viram proposta de 12 milhões de euros rejeitada pelo uruguaio do Braga.

Luís Freire ambicioso na 1ª conferência como selecionador dos sub-21: «Queremos estar no Europeu e ser campeões da Europa»

Luís Freire falou aos jornalistas após a sua primeira convocatória como selecionador de Sub-21 de Portugal. A equipa das quinas vai defrontar o Azerbaijão e a Escócia.

Benfica tem rival da Premier League pela contratação de Mohamed Amoura

O Benfica tem concorrência da Premier League para a contratação de Mohamed Amoura. O Wolverhampton está na corrida pelo jogador que deve continuar pelo clube alemão.

Roger Schmidt na lista de 8 treinadores apontados pela imprensa turca ao lugar de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe está a começar a pensar na sucessão de José Mourinho. Já há vários nomes a ser apontados ao lugar, incluindo Roger Schmidt, antigo treinador do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica ainda vai reforçar mais 2 posições até ao final do mercado

O Benfica continua a querer reforçar o plantel. Depois de Georgiy Sudakov, águias procuram mais dois jogadores no mercado, um extremo para cada lado do campo.

Fábio Silva oficializado como novo ponta de lança do Borussia Dortmund

Fábio Silva já foi confirmado como reforço do Borussia Dortmund. Avançado internacional português chega à Alemanha proveniente do Wolverhampton após empréstimo ao Las Palmas.

Florian Grillitsch oficializado como reforço do Braga após rescindir com o Hoffenheim

Florian Grillitsch foi oficializado como novo reforço do Braga. Médio internacional austríaco assina a custo zero depois de rescindir contrato com o Hoffenheim.