«Sou o único português com dois Torneios de Toulon» – Entrevista BnR com Luís Lourenço

    Luís Carlos Lourenço da Silva. O “Lourenço do Sporting” atende-nos de sorriso na cara e vai por ali fora numa viagem pelo tempo a recordar os tempos de jogador. Na formação no Sporting recorda que ainda foi do tempo antes do “condomínio de luxo”. Daí foi sempre a subir até à equipa principal, ao lado de craques como João Pinto, Barbosa e Jardel, com Nélson a assumir o trono de rei da brincadeira e Liedson uma das suas “vítimas”. No que toca a seleções, confirmamos que Lourenço é o único português a vencer duas vezes o Torneio de Toulon, mas acaba por ser internacional A por Angola. Se de passado estamos conversados, que dizer do presente e do futuro? Depois da experiência na Arábia Saudita, Lourenço está de regresso e vai estrear-se como treinador sénior no Campeonato de Portugal.

    – Da Arábia Saudita para a zona centro de Portugal –

    Bola na Rede: Descobri na pesquisa para a entrevista que Lourenço não é nome próprio. Preferes que te chame Lourenço ou Luís?

    Lourenço: É igual.

    Bola na Rede: É nome de família?

    Lourenço: É nome de família, sim.

    Bola na Rede: Estás na Arábia Saudita neste momento?

    Lourenço: Não, neste momento já estou em Portugal.

    Bola na Rede: Como se deu a tua ida para lá?

    Lourenço: Foi através de um empresário. Fez-me um convite enviado por um coordenador português, que queria treinadores portugueses para a formação da Arábia Saudita.

    Bola na Rede: Como foi a adaptação?

    Lourenço: A adaptação é aquela a que o português está habituado, há portugueses em praticamente qualquer parte do mundo. Foi com alguma dificuldade, mas foram coisas que, com o tempo, consegues adaptar-te. Foi ficando mais fácil porque não era o único treinador português, éramos uns dez portugueses.

    Bola na Rede: Os portugueses davam-se todos?

    Lourenço: Sim, estávamos sempre juntos e acabávamos por treinar uns a seguir aos outros no mesmo sítio. Íamos ver os jogos uns dos outros e trocávamos ideias.

    Bola na Rede: Aprendeste a língua?

    Lourenço: Um pouco. Coisas básicas, “bom dia”, “boa tarde”. Também expressões relacionadas com futebol. Eu tinha um tradutor por isso falava muito em inglês, passava-lhe a mensagem em inglês e ele traduzia para os miúdos.

     

    Ver esta publicação no Instagram

     

    Objetivo cumprido com sucesso, coroado com a subida de divisão, sem derrotas. Vencer é bom, vencer dentro de campo é ainda melhor. Era nosso desejo vencer dentro do terreno, tal não foi possível devido à Pandemia mas não existe outra solução e quando não existe solução, solucionado está. Celebrar em família, uma enorme família que foi a minha nestes longos meses de muito trabalho. Agora é procurar um novo desafio. Continuar a Formar, Crescer, Evoluir e se possível Ganhar. Sou #FeitoDeFutebol e é aqui que quero continuar a contar a minha História. Obrigado aos atletas e staff pela conquista, e a todos que estão a acompanhar o meu trabalho, sem todos vocês era impossível. Continuam nesta viagem comigo? 😉

    Uma publicação partilhada por Luís Lourenço Oficial (@luis_lourencooficial) a

     

    Bola na Rede: Esta época estavas a treinar os Iniciados do Al-Wehda certo?

    Lourenço: Sim. Estávamos perto de ser campeões, mas a pandemia não deixou. Na altura quando parámos íamos jogar as meias-finais. No fundo, fomos quatro campeões nacionais.

    Bola na Rede: Quais as perspetivas para o futuro?

    Lourenço: Já tive oportunidade para voltar para lá há duas ou três semanas, mas por uma questão ou outra não se concretizou. Pela expetativa do clube e também pela minha acabámos por não chegar a um acordo.

    Bola na Rede: Até agora treinaste sempre nos escalões de formação. Gostavas de treinar também no escalão sénior?

    Lourenço: Sim, estou com essa expetativa neste momento. Tenho estado a falar com algumas pessoas, há uma coisa mais ou menos encaminhada.

    Bola na Rede: Para treinar em Portugal?

    Lourenço: Sim. Nos próximos dias deverá ser do conhecimento público.

    Bola na Rede: É para treinar uma equipa de que escalão?

    Lourenço: Campeonato de Portugal. Será na zona centro.

    Bola na Rede: José Mourinho disse no documentário do Tottenham que para ele o futebol se baseia em tentar ganhar. Na tua opinião, esta máxima também se aplica no futebol de formação ou não tanto?

    Lourenço: Sim, eu penso que se aplica. Eu tive dois grandes professores na formação, que já não estão connosco: Osvaldo Silva e César Nascimento. Eles diziam que não gostavam de formar derrotados. Temos que saber formar, sim, mas temos de saber formar com vitórias. O Sporting não pode formar uma equipa que não ganha títulos, que não propicia grandes valores, que não consegue dar jogadores para a equipa principal. Quando estamos a falar de uma realidade que não tem os melhores de Portugal, aí sim estamos a formar para tentar chegar ao máximo. Uma equipa como o Sporting, o Braga, o Porto, o Benfica, o Rio Ave, se chegam e dizem que só estão ali para formar, não é muito justo. Até porque o próprio atleta passa a não ter objetivos para além de ser só formado.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Frederico Seruya
    Frederico Seruya
    "It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    FC Porto fecha renovação de Rodrigo Mora com cláusula de rescisão de 70 milhões de euros

    O FC Porto já acertou todos os detalhes para a renovação de contrato de Rodrigo Mora. Terá uma cláusula de rescisão de 70 milhões de euros.

    Hidemasa Morita regressa aos treinos no Sporting

    O Sporting voltou a treinar esta quarta-feira. Hidemasa Morita, de regresso após lesão, foi a grande novidade nas opções de Rui Borges.

    Vitória SC olha para defesa da Liga 3

    O Vitória SC manifestou interesse em Bruno Faria. Defesa de 20 anos representa o Lusitânia de Lourosa desde 2022/2023.

    Diogo Costa falhou o treino do FC Porto e está a contas com lesão muscular

    Diogo Costa juntou-se ao lote de indisponíveis às ordens de Martín Anselmi. Guarda-redes falhou o treino dos dragões desta manhã.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Cesc Fàbregas esteve reunido com clube da Bundesliga: Definido o seu futuro

    Cesc Fàbregas vai continuar no comando técnico do Como 1907 para a próxima temporada. Espanhol esteve associado ao Leipzig.

    Manchester City quer fechar Diogo Costa por 40 milhões de euros: Eis as novidades

    O Manchester City quer contratar Diogo Costa ao FC Porto. Guarda-redes do FC Porto tem cláusula de rescisão de 75 milhões de euros.

    Mais castigos no FC Porto após festa: Otávio com treinos bidiários, Samu e Namaso sob processo

    A festa de aniversário de Otávio continua a ter repercussões no FC Porto. Samu e Danny Namaso também foram visados.

    Álvaro Djaló (ex-Braga) pretendido por outro clube em Espanha

    O Alavés está interessado numa possível contratação de Álvaro Djaló. Ex-Braga representa atualmente o Athletic Club.

    Thomas Muller rejeita clube da Serie A

    A Fiorentina está interessada numa possível contratação de Thomas Muller. Médio alemão vai deixar o Bayern Munique no verão.

    Defesa da Premier League aceita rumar ao Atlético Madrid

    O Atlético Madrid está a trabalhar na contratação de Cristian Romero ao Tottenham. Defesa argentino já terá dado luz verde.

    Rashford não fecha portas a um regresso ao Manchester United de Ruben Amorim

    Marcus Rashford está emprestado pelo Manchester United ao Aston Villa até ao final da temporada. Inglês não fecha portas a regresso.

    Benfica x Tirsense: Eis os onzes prováveis para a Taça de Portugal

    O Benfica vai receber esta noite o Tirsense na segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Fica com os onzes prováveis.

    João Mário não entra nos planos do Besiktas para a próxima temporada

    João Mário deixou o Benfica e rumou ao Besiktas no início da temporada. Médio português pode estar de saída do clube turco.

    Luís Figo revela quem acredita que é o favorito a ganhar a Champions League

    Luís Figo deu uma entrevista à Gazzetta dello Sport. Antigo internacional português acredita que o PSG é o favorito na Champions League.