«Sou o único português com dois Torneios de Toulon» – Entrevista BnR com Luís Lourenço

Luís Carlos Lourenço da Silva. O “Lourenço do Sporting” atende-nos de sorriso na cara e vai por ali fora numa viagem pelo tempo a recordar os tempos de jogador. Na formação no Sporting recorda que ainda foi do tempo antes do “condomínio de luxo”. Daí foi sempre a subir até à equipa principal, ao lado de craques como João Pinto, Barbosa e Jardel, com Nélson a assumir o trono de rei da brincadeira e Liedson uma das suas “vítimas”. No que toca a seleções, confirmamos que Lourenço é o único português a vencer duas vezes o Torneio de Toulon, mas acaba por ser internacional A por Angola. Se de passado estamos conversados, que dizer do presente e do futuro? Depois da experiência na Arábia Saudita, Lourenço está de regresso e vai estrear-se como treinador sénior no Campeonato de Portugal.

– Da Arábia Saudita para a zona centro de Portugal –

Bola na Rede: Descobri na pesquisa para a entrevista que Lourenço não é nome próprio. Preferes que te chame Lourenço ou Luís?

Lourenço: É igual.

Bola na Rede: É nome de família?

Lourenço: É nome de família, sim.

Bola na Rede: Estás na Arábia Saudita neste momento?

Lourenço: Não, neste momento já estou em Portugal.

Bola na Rede: Como se deu a tua ida para lá?

Lourenço: Foi através de um empresário. Fez-me um convite enviado por um coordenador português, que queria treinadores portugueses para a formação da Arábia Saudita.

Bola na Rede: Como foi a adaptação?

Lourenço: A adaptação é aquela a que o português está habituado, há portugueses em praticamente qualquer parte do mundo. Foi com alguma dificuldade, mas foram coisas que, com o tempo, consegues adaptar-te. Foi ficando mais fácil porque não era o único treinador português, éramos uns dez portugueses.

Bola na Rede: Os portugueses davam-se todos?

Lourenço: Sim, estávamos sempre juntos e acabávamos por treinar uns a seguir aos outros no mesmo sítio. Íamos ver os jogos uns dos outros e trocávamos ideias.

Bola na Rede: Aprendeste a língua?

Lourenço: Um pouco. Coisas básicas, “bom dia”, “boa tarde”. Também expressões relacionadas com futebol. Eu tinha um tradutor por isso falava muito em inglês, passava-lhe a mensagem em inglês e ele traduzia para os miúdos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Objetivo cumprido com sucesso, coroado com a subida de divisão, sem derrotas. Vencer é bom, vencer dentro de campo é ainda melhor. Era nosso desejo vencer dentro do terreno, tal não foi possível devido à Pandemia mas não existe outra solução e quando não existe solução, solucionado está. Celebrar em família, uma enorme família que foi a minha nestes longos meses de muito trabalho. Agora é procurar um novo desafio. Continuar a Formar, Crescer, Evoluir e se possível Ganhar. Sou #FeitoDeFutebol e é aqui que quero continuar a contar a minha História. Obrigado aos atletas e staff pela conquista, e a todos que estão a acompanhar o meu trabalho, sem todos vocês era impossível. Continuam nesta viagem comigo? 😉

Uma publicação partilhada por Luís Lourenço Oficial (@luis_lourencooficial) a

 

Bola na Rede: Esta época estavas a treinar os Iniciados do Al-Wehda certo?

Lourenço: Sim. Estávamos perto de ser campeões, mas a pandemia não deixou. Na altura quando parámos íamos jogar as meias-finais. No fundo, fomos quatro campeões nacionais.

Bola na Rede: Quais as perspetivas para o futuro?

Lourenço: Já tive oportunidade para voltar para lá há duas ou três semanas, mas por uma questão ou outra não se concretizou. Pela expetativa do clube e também pela minha acabámos por não chegar a um acordo.

Bola na Rede: Até agora treinaste sempre nos escalões de formação. Gostavas de treinar também no escalão sénior?

Lourenço: Sim, estou com essa expetativa neste momento. Tenho estado a falar com algumas pessoas, há uma coisa mais ou menos encaminhada.

Bola na Rede: Para treinar em Portugal?

Lourenço: Sim. Nos próximos dias deverá ser do conhecimento público.

Bola na Rede: É para treinar uma equipa de que escalão?

Lourenço: Campeonato de Portugal. Será na zona centro.

Bola na Rede: José Mourinho disse no documentário do Tottenham que para ele o futebol se baseia em tentar ganhar. Na tua opinião, esta máxima também se aplica no futebol de formação ou não tanto?

Lourenço: Sim, eu penso que se aplica. Eu tive dois grandes professores na formação, que já não estão connosco: Osvaldo Silva e César Nascimento. Eles diziam que não gostavam de formar derrotados. Temos que saber formar, sim, mas temos de saber formar com vitórias. O Sporting não pode formar uma equipa que não ganha títulos, que não propicia grandes valores, que não consegue dar jogadores para a equipa principal. Quando estamos a falar de uma realidade que não tem os melhores de Portugal, aí sim estamos a formar para tentar chegar ao máximo. Uma equipa como o Sporting, o Braga, o Porto, o Benfica, o Rio Ave, se chegam e dizem que só estão ali para formar, não é muito justo. Até porque o próprio atleta passa a não ter objetivos para além de ser só formado.

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Nascimento analisa superioridade do Benfica: «Conseguimos suster os ataques do Bayern Munique»

O Benfica está a vencer o Bayern Munique por 1-0 no Mundial de Clubes 2025. Luís Nascimento, adjunto das águias, fez um balanço.

Benfica líder do Grupo C e Boca Juniors eliminado: O que aconteceria se tudo acabasse assim?

O Benfica está a vencer o Bayern Munique por 1-0 na terceira jornada do Mundial de Clubes 2025. Boca Juniors a bater Auckland City pelo mesmo resultado.

Fechado: Ansu Fati deixa Barcelona e ruma mesmo à Ligue 1

O AS Monaco garantiu a contratação de Ansi Fati ao Barcelona. Avançado espanhol emprestado com opção de compra.

Robinho aborta transferência para Israel devido ao agravamento da guerra no Médio Oriente

Robinho está livre no mercado depois de deixar o Leixões. O extremo português abortou a mudança para o Hapoel Haifa.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting fecha reforço no Peru para as próximas 3 temporadas

O Sporting fechou a contratação de Víctor Guzmán. O avançado deixa o Alianza Lima e assinará por três anos com os leões.

Famalicão ocupa a vaga do Damaiense na Primeira Liga Feminina

O Famalicão foi convidado a ocupar a vaga do Damaiense na Primeira Liga Feminina. Famalicenses aceitaram o convite.

Bomba: Lyon de Paulo Fonseca despromovido à Ligue 2

O Lyon foi esta terça-feira despromovido à Ligue 2, devido a problemas financeiros. Conjunto de Paulo Fonseca em maus lençóis.