«Sou o único português com dois Torneios de Toulon» – Entrevista BnR com Luís Lourenço

    – Formado no leão, mas não no “condomínio de luxo” –

    Bola na Rede: Vamos andar um bocadinho para trás na história. Lembras-te do teu primeiro dia na formação do Sporting?

    Lourenço: Lembro-me. Não consigo precisar o ano, mas sei que foi em novembro. Fui a um treino de captações em que o treinador César Nascimento me pediu para dar uns toques numa bola e dali percebeu-se logo que tinha algo diferenciado. Acabei por ficar logo naquele treino.

     

    Ver esta publicação no Instagram

     

    Recordar é viver e vão 🏆🏆🏆🏆🏆 THE BEST siimmmmmm parabens @cristiano 👑 🇵🇹 ..

    Uma publicação partilhada por Luís Lourenço Oficial (@luis_lourencooficial) a

    Bola na Rede: Vivias na Academia?

    Lourenço: Não, vivi no centro de estágio antigo. Eu costumo dizer que não faço parte da formação do condomínio de luxo. Faço parte de outra realidade mais complicada, com mais dificuldade, não tenho problema nenhum em dizer. Orgulho-me muito porque os grandes jogadores também se veem nas dificuldades.

    Bola na Rede: Como eram as condições?

    Lourenço: Não tínhamos campo fixo, estávamos em vários campos dos arredores de Lisboa, tínhamos uma camioneta para 50, não havia bolas para todos, não havia coletes para todos. Tudo aquilo que eu posso falar, e quem viveu isso comigo no Sporting, desde treinadores, jogadores e dirigentes, sabem que eu não estou a mentir. Mas não foi por isso, por exemplo, que não conseguimos criar dois dos melhores do mundo. E conseguimos ter na seleção vários jogadores formados no Sporting que tiveram as mesmas condições que eu. Conseguimos ter vários jogadores na primeira equipa, o que vai de encontro àquilo que disse de conseguir formar e conseguir criar e dar condições para que cada vez mais jogadores da formação a chegar na equipa principal. Embora eu ache que, neste contexto dos últimos anos, é muito mais fácil chegar à primeira equipa. Muito mais fácil.

    Bola na Rede: Sobre isso que disseste agora, sentes que hoje em dia também é mais fácil os miúdos entraram na equipa principal porque há mais abertura dos treinadores a apostar nos jovens?

    Lourenço: Não, acho que é o contexto do futebol profissional também. Mas antigamente era mais difícil porque as equipas seniores tinham outro tipo de recursos para ir buscar jogadores, com qualidade. Só dar um exemplo, na minha era “só” tinha à minha frente três grandes nomes: tinha “só” um Jardel, “só” um Niculae e “só” um João Pinto. Não quer dizer que eu não conseguisse, mas eram jogadores de renome e de seleção, que dificilmente tinhas oportunidade de combater com eles. Mas eu esforcei-me, combati e consegui oportunidades de jogar e orgulho-me daquilo que fiz. Foi difícil, mas também é nas dificuldades que se veem os grandes homens.

    Bola na Rede: Há bocado disseste que não fizeste parte da formação no condomínio de luxo. Viveste no Lar do Jogador?

    Lourenço: Sim, que era debaixo da bancada nova no estádio antigo. Vivíamos à volta de 20/24 atletas.

    Bola na Rede: Com quem partilhavas o quarto?

    Lourenço: Aquilo tinha muito a ver com os escalões, à medida que ias subindo ias mudando de quarto. Partilhei quarto com o Leandro, que era guarda-redes, o Aventino, que também vinha de fora. Ali vivíamos como uma família e eu como era dos mais velhos acabava por acolher e fazê-los sentir à vontade.

    Bola na Rede: Como era o dia-a-dia nessa altura?

    Lourenço: Quando estava nos juvenis ainda tínhamos que estudar, era obrigatório. Foi uma das coisas que o nosso treinador nos pediu, que acabássemos o 9º ano. Na altura era a escolaridade obrigatória. De manhã íamos para a escola e à tarde ou noite treinávamos. Depois jogávamos ao fim-de-semana.

    Bola na Rede: E nos juniores?

    Lourenço: Como treinávamos sempre de manhã, optei por não prosseguir os estudos. Foi uma opção minha e de outros colegas, porque também tínhamos competições de seleção, era muito tempo fora com estágios e com jogos. Comecei o 10º ano, mas depois acabei por abdicar porque não estava a dar para conciliar, até porque muitas vezes depois treinava com os seniores.

    Bola na Rede: Tinhas algum ídolo de infância?

    Lourenço: Sim, sempre admirei jogadores da minha posição. Romário nos anos 90 e o Fenómeno quando apareceu. Depois em 2000 fiquei maravilhado quando vi o goleador Mário Jardel como meu colega, treinar com um monstro de área com ele, também o Beto Acosta. Outro que também gostava muito, e consegui jogar contra ele, era o Rivaldo. Tinha um talento fenomenal, não era o tal ponta-de-lança, mas era um jogador com muita qualidade.

    Bola na Rede: Quando é que jogaste contra ele?

    Lourenço: Na Grécia. Troquei a camisola com ele, é uma das que está ali [Lourenço aponta para uma estante repleta de troféus e camisolas].

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Frederico Seruya
    Frederico Seruya
    "It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Francesco Farioli está na lista do FC Porto em caso de saída de Martín Anselmi

    Francesco Farioli é um dos treinadores que o FC Porto acompanha. O técnico italiano está em destaque no Ajax.

    Fora do Ringue #24 – WWE Wrestlemania 2025

    Nesta edição do "Fora do Ringue" fazemos o rescaldo da WWE Wrestlemania e do que podemos esperar para o futuro. O que achaste do PPV?

    Mason Mount agradece elogios de Ruben Amorim: «É muito importante»

    Mason Mount tem sido um dos jogadores mais elogiados publicamente por Ruben Amorim. Jogador representa o Manchester United.

    Conselho de Disciplina da FPF instaura processo disciplinar ao Benfica

    O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar ao Benfica. Em causa críticas à arbitragem.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Bayern Munique e Borussia Dortmund perguntam por avançado avaliado em 25 milhões de euros

    O Bayern Munique, Borussia Dortmund e o Estugarda estão interessados numa possível contratação de Tolu Arokodare ao Genk.

    Benfica pode receber mais 5 milhões de euros do Liverpool até ao final da temporada por Darwin Núñez

    O Benfica ainda espera receber mais cinco milhões de euros por Darwin Núñez. Para tal, avançado tem de somar mais uma titularidade.

    Mason Mount no Manchester United de Ruben Amorim: «Sou o primeiro a dizer que preciso de tempo de jogo consistente»

    Mason Mount representa o Manchester United desde a temporada passada. Internacional inglês diz que precisa de mais consistência.

    Nuno Borges bate antigo top-10 e segue em frente na prova: «Hala Madrid»

    Nuno Borges venceu esta segunda-feira o espanhol Pablo Carreño Busta e avançou para a próxima fase do Masters 1000 de Madrid.

    Final da Taça de Portugal deverá ser mesmo jogada no Jamor

    A final da Taça de Portugal deverá manter-se no Estádio do Jamor. Falou-se na possibilidade de decorrer no Estádio do Algarve.

    Louis Saha critica estratégia de Ruben Amorim no Manchester United: «Se fizeres batota com o futebol, o futebol castiga-te»

    Louis Saha criticou o foco do Manchester United na Europa League. Ruben Amorim vai dar prioridade às competições europeias.

    Besiktas quer contratar avançado da Premier League e já deu passo em frente

    O Besiktas está interessado numa possível contratação de Niclas Fullkrug ao West Ham. Primeiro ano fora da Alemanha.

    Xabi Alonso exige 3 novas contratações caso assuma o cargo de treinador do Real Madrid

    Xabi Alonso é o nome principal para assumir o comando técnico do Real Madrid. Técnico espanhol exige três reforços.

    Leeds United considera trocar de treinador após garantir subida à Premier League

    O Leeds United pensa em despedir Daniel Farke. Clube inglês já fechou a subida à Premier League e prepara a próxima época.

    Manchester United de Ruben Amorim quer vender jogador para atacar contratação de Matheus Cunha

    O Manchester United quer garantir a contratação de Matheus Cunha. Para tal, o emblema inglês pode vender Alejandro Garnacho.