«Sou o único português com dois Torneios de Toulon» – Entrevista BnR com Luís Lourenço

    – Nélson, o rei da brincadeira no balneário –

    Bola na Rede: E a estreia pelos seniores?

    Lourenço: Foi em dezembro, num inverno rigoroso, em Alverca. Empatámos 0-0. Foi uma infelicidade de uma lesão do Niculae, que tinha feito uma rutura de ligamentos e esteve de fora sete ou oito meses, e também infelicidade do Jardel que tinha sido expulso no jogo anterior com o Porto. Ficaram praticamente sem avançados, estava só o João Pinto e foi a minha oportunidade de me poder estrear. Foi sol de pouca dura, porque em fevereiro acabei por me lesionar no ligamento e foi um sonho todo por água abaixo, numa altura em que estava a começar a engrenar e a ser uma aposta mais sólida do mister Boloni.

    Bola na Rede: Como é que ele era como treinador?

    Lourenço: Era um treinador típico. Ele falava francês, mas era romeno, e era um treinador muito exigente, gostava das coisas com muita perfeição. Era rígido quando falhavas ou não fazias aquilo que ele queria, mas também sabia valorizar o jogador. Quando tinha que dar uma palmada no ombro e dar uma moral também dava.

    Bola na Rede: Quem eram os líderes de balneário nesse Sporting?

    Lourenço: Os mais velhos: Pedro Barbosa, Rui Jorge, Paulo Bento, João Pinto, Nélson, Beto, o próprio Jardel. Ainda apanhei o Schemeichel, Acosta, André Cruz. Tudo bons líderes.

    Bola na Rede: E os líderes da brincadeira?

    Lourenço: Isso é o Nélson, sem dúvida. Ainda hoje é o rei das brincadeiras. Aquilo não lhe escapava nada, desde praxes aos novatos…

    Bola na Rede: O que é que faziam aos novatos?

    Lourenço: Era tudo, mandar o sabonete para o chão para ver se ele ia buscar, fingir que era gay, andava aos beijinhos e a correr atrás deles.

    Bola na Rede: É engraçado, não tinha ideia que ele fosse assim.

    Lourenço: É. O Liedson foi uma das grandes vítimas do Nélson quando chegou ehehe. O Nélson apresentou-se e queria dar-lhe dois beijinhos, depois andou a correr atrás dele a dizer “Está-me estranhando? Dá-me um beijinho.” [Lourenço ri-se a bom rir].

    Bola na Rede: Falei com um antigo colega teu no Sporting. Posso perguntar-te pela história do Baidek quando estavas na equipa B?

    Lourenço: [Lourenço parte-se a rir] Quem foi?

    Bola na Rede: Miguel Vargas. Falei com ele e disse-me para te perguntar por essa história.

    Lourenço: [Lourenço continua a rir-se] Essa do Baidek é muita gira, ainda hoje fartamos de nos rir com essa. Isso foi na equipa B, eu dividia quarto com o Vargas e o Vasco Matos. Fizemos uma entrevista, a fingir que era o Record, e ligámos ao Baidek por causa de um jogador que ele estava a tentar fazer negócio, não sei se com o Sporting ou outro clube em Portugal. O Vargas ligou e disse ao Baidek que era não sei quem do jornal não sei de onde, e como está o negócio do jogador tal.

    Bola na Rede: E o Baidek?

    Lourenço: Ele respondeu a tudo, a dizer “Estamos a negociar e está muito difícil, estamos a tentar fazer, mas assim que eu tiver informação eu falo”. O Vargas continuou numa lengalenga e ele também a responder. Até que no fim, fez de conta que a chamada estava a cair e começou aos altos gritos “BAIDEK! BAIDEK!”. E o Baidek: “Oi? Oi? Não estou ouvindo.” Foi só rir e a partir daí ficámos o grupo dos Baideks, ainda hoje nos tratamos por Baidek.

    Bola na Rede: Outra coisa que o Vargas me contou: é verdade que o teu joelho às vezes “bloqueava”?

    Lourenço: Éééé, isso é brincadeira dele. Na altura tinha tido um problema no joelho que devia ter resolvido com cirurgia, mas o doutor achou que não era preciso porque dava muito bem para continuar a treinar e a jogar. Eu tinha uma massa muscular muito densa e normalmente quem tem isso é meio caminho andado para não ter problemas no joelho. Com massa muscular conseguimos que o joelho esteja salvaguardado, o nosso peso todo do corpo vai para os joelhos. E às vezes, sem querer, numa jogada ou outra o joelho bloqueava e os massagistas já sabiam que aquilo devia ser o menisco que saía do sítio ou assim. Mas bastava ali um jeitinho dos ortopedistas ou massagistas. Quando aquilo saía, doía e eu dizia aos gritos que o joelho tinha bloqueado e não conseguia dobrar.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Frederico Seruya
    Frederico Seruya
    "It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Francesco Farioli está na lista do FC Porto em caso de saída de Martín Anselmi

    Francesco Farioli é um dos treinadores que o FC Porto acompanha. O técnico italiano está em destaque no Ajax.

    Fora do Ringue #24 – WWE Wrestlemania 2025

    Nesta edição do "Fora do Ringue" fazemos o rescaldo da WWE Wrestlemania e do que podemos esperar para o futuro. O que achaste do PPV?

    Mason Mount agradece elogios de Ruben Amorim: «É muito importante»

    Mason Mount tem sido um dos jogadores mais elogiados publicamente por Ruben Amorim. Jogador representa o Manchester United.

    Conselho de Disciplina da FPF instaura processo disciplinar ao Benfica

    O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar ao Benfica. Em causa críticas à arbitragem.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Bayern Munique e Borussia Dortmund perguntam por avançado avaliado em 25 milhões de euros

    O Bayern Munique, Borussia Dortmund e o Estugarda estão interessados numa possível contratação de Tolu Arokodare ao Genk.

    Benfica pode receber mais 5 milhões de euros do Liverpool até ao final da temporada por Darwin Núñez

    O Benfica ainda espera receber mais cinco milhões de euros por Darwin Núñez. Para tal, avançado tem de somar mais uma titularidade.

    Mason Mount no Manchester United de Ruben Amorim: «Sou o primeiro a dizer que preciso de tempo de jogo consistente»

    Mason Mount representa o Manchester United desde a temporada passada. Internacional inglês diz que precisa de mais consistência.

    Nuno Borges bate antigo top-10 e segue em frente na prova: «Hala Madrid»

    Nuno Borges venceu esta segunda-feira o espanhol Pablo Carreño Busta e avançou para a próxima fase do Masters 1000 de Madrid.

    Final da Taça de Portugal deverá ser mesmo jogada no Jamor

    A final da Taça de Portugal deverá manter-se no Estádio do Jamor. Falou-se na possibilidade de decorrer no Estádio do Algarve.

    Louis Saha critica estratégia de Ruben Amorim no Manchester United: «Se fizeres batota com o futebol, o futebol castiga-te»

    Louis Saha criticou o foco do Manchester United na Europa League. Ruben Amorim vai dar prioridade às competições europeias.

    Besiktas quer contratar avançado da Premier League e já deu passo em frente

    O Besiktas está interessado numa possível contratação de Niclas Fullkrug ao West Ham. Primeiro ano fora da Alemanha.

    Xabi Alonso exige 3 novas contratações caso assuma o cargo de treinador do Real Madrid

    Xabi Alonso é o nome principal para assumir o comando técnico do Real Madrid. Técnico espanhol exige três reforços.

    Leeds United considera trocar de treinador após garantir subida à Premier League

    O Leeds United pensa em despedir Daniel Farke. Clube inglês já fechou a subida à Premier League e prepara a próxima época.

    Manchester United de Ruben Amorim quer vender jogador para atacar contratação de Matheus Cunha

    O Manchester United quer garantir a contratação de Matheus Cunha. Para tal, o emblema inglês pode vender Alejandro Garnacho.