Em Alvalade, manda o leão | Sporting CP 2-1 RKS Raków

    Frente um adversário com o qual tinha perdido pontos na primeira volta desta fase de grupos da Liga Europa, o Sporting CP entrou decidido em ganhar para manter a chama acesa na Europa e chegar ao dérbi de domingo confiante, na máxima força.

    Com Gyokeres suspenso, e Hjulmand e Diomande no banco de suplentes, Rúben Amorim fez várias alterações no onze inicial, já a pensar no próximo encontro.

    O início de jogo mostrou-nos um Sporting com atitude, determinado a vencer o jogo e a somar mais três importantes pontos na corrida pela próxima fase desta competição e, aos 12 minutos, St.Juste foi travado em falta dentro da grande área polaca, falta esta que valeu a consequente expulsão de Racovitan, muito cedo na partida. A partir daqui, o ritmo do jogo seguiu em velocidade cruzeiro, com a equipa polaca do RKS Raków a mostrar-se verdadeiramente inofensiva perante os comandados de Amorim, e com os leões a gerirem o jogo a seu belo prazer até ao apito final da primeira parte.

    No segundo tempo, a história do jogo seguiu inalterada. Ao minuto 52, Marcus Edwards tirou do caminho um dos defensores adversários e centrou para a grande área, mas o cruzamento saiu desviado pela mão do jogador adversário, fator que motivou mais uma grande penalidade a favor dos leões. Chamado novamente à marca dos 11 metros, Pedro Gonçalves não falhou e deixou a equipa leonina ainda mais confortável no jogo, não fosse o golo de Rundic, que ainda abanou as bancadas do Estádio José Alvalade, mas que foi insuficiente, mas retirar os três pontos ao Sporting.

    Não foi um jogo extraordinário da parte do Sporting, e o próprio Rúben Amorim afirmou que teve alguma culpa na gestão dos seus jogadores ao longo da partida. O técnico sentiu que expôs demasiado à equipa às investidas do adversário que, apesar de quase nulas, poderiam ter traído a equipa leonina, que lançou na partida muitos jogadores sem rotinas colectivas, fator que se fez notar no jogo corrido leonino.

    Entre rotações e estreias, Pedro Gonçalves acabou mesmo por se assumir como figura principal no jogo, ao ter bisado no encontro através da marcação de duas grandes penalidades.

    Na antecâmara do jogo de domingo, na Luz frente ao SL Benfica, o treinador dos leões abordou esta partida como sendo muito importante, e falou inclusive destas mesmas mexidas na espinha dorsal da sua equipa como forma de poupar todos os seus jogadores fundamentais. Desta forma, Amorim queria ter também mais opções para mexer com o jogo quando for necessário.

    Rúben Amorim acabou mesmo por admitir que se focou demasiado no próximo jogo ainda no decorrer da segunda parte e essa foi uma das principais razões para o nível ter baixado tanto. Tendo esgotado as substituições aos 70 minutos, o treinador leonino correu um risco elevado que poderia ter sido irremediável caso houvesse alguma expulsão ou lesão.

    Contudo, as cautelas do técnico português mostram bem a grande importância da partida frente aos encarnados que, ainda que fragilizados pelos recentes desaires europeus, são uma equipa perigosa é imprevisível, até a nível tático, sendo uma incógnita a maneira de como Roger Schmidt se vai apresentar no domingo.

    Certo é que, apesar de tudo isto, o Sporting mantém viva as esperanças de seguir em frente na Liga Europa, e é primeiro classificado no campeonato, factos estes que só podem deixar Amorim satisfeito e confiante para os próximos compromissos que aí vêm!

    Artigo de opinião de Bernardo Santos e Guilherme Terras Marques

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.