Sporting CP 3-1 Gil Vicente FC: Leão faminto sai de barriga cheia da Alvalade

    A CRÓNICA: O SPORTING VENCE E CONVENCE CONTRA UM GALO ATORDOADO

    Na oitava jornada da Primeira Liga, o Sporting CP recebeu e venceu o Gil Vicente FC por 3-1. Os leões deram um sinal forte aos adversários, tanto os que pisaram o relvado de Alvalade, como os que ocupam as primeiras posições do pódio.

    Os dois emblemas tinham apenas um ponto de diferença, e com esta vitória, o Sporting CP recomeçou a sua subida aos lugares cimeiros.

    A equipa de verde e branco entrou muito autoritária e com a determinação certa para encontrar logo o golo da vantagem. De facto, não tivemos que esperar muito para isto acontecer, visto que Morita ‘estreou’ a baliza gilista aos 16 minutos, finalizando uma grande assistência de Nuno Santos desde a lateral esquerda.

    Seis minutos depois, a equipa de Amorim voltou a mexer com o marcador, desta vez por Pote, que concretizou após um passe de calcanhar de Morita, fuzilando Andrew com um remate cruzado imparável.

    O domínio territorial do Sporting CP e a ótima posse de bola anularam qualquer iniciativa ofensiva dos gilistas no primeiro tempo, que raramente criaram perigo perto da baliza de Adán.

    Na segunda parte, a equipa de Ivo Vieira foi ligeiramente mais perigosa, criando duas oportunidades interessantes, com Murilo e Navarro, ambas bem defendidas pelo guarda-redes leonino.

    Durante quase todo o segundo tempo, a equipa de Alvalade continuou a dominar em todos os espaços, sobretudo nas laterais, num sinal claro de procura do terceiro golo, que chegou aos 83 minutos. Rochinha, entrado há cinco minutos, recebeu um passe em profundidade de Esgaio da lateral direita, controlou a bola, desmarcou-se de Lucas e assinou o terceiro tento leonino, que fechou definitivamente o resultado e permitiu ao leão de rugir novamente para os adversários.

    Foi apenas nos minutos de compensação que o galo levantou a cabeça e marcou o golo de honra, através de Fran Navarro, deixando o resultado final em 3-1.

     

    A FIGURA

    Fonte: Carlos Silva /Bola na Rede

    Hidemasa MoritaPartida para emoldurar do japonês, um dos protagonistas do sucesso leonino. Marcou o seu primeiro golo com a camisola do Sporting CP e ofereceu um passe de calcanhar sublime para Pote, que marcou o segundo golo leonino. Todo o meio-campo hoje funcionou lindamente, mas Morita deu um impulso extra para alcançar a vitória.

    O FORA DE JOGO

    Fonte: Carlos Silva /Bola na Rede

    Ivo Vieira – Normalmente, o Gil Vicente FC é uma equipa muito complicada de se enfrentar, mas hoje foi irreconhecível. A equipa pareceu não estar preparada, nem tatica, nem mentalmente, para esta viagem até Alvalade.

    O esquema tático escolhido por Ivo Vieira, com uma linha de cinco na defesa, não funcionou, de todo, vistas as inúmeras oportunidades criadas pelo Sporting CP.

    Os jogadores, tanto na defesa como no ataque, jogaram de forma confusa, sem encontrar a própria posição no terreno.

     

    ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

    Rúben Amorim orientou a equipa Num 3-4-3. Na defesa, destacou-se a estreia nesta temporada de José Marsà, a ocupar uma posição central, no lugar habitualmente ocupado por Coates, lesionado.

    O treinador leonino não contou igualmente com Pedro Porro, também de baixa por lesão, e o lugar na lateral direita foi ocupado por Esgaio.

    Voltou à titularidade Paulinho, completamente recuperado, num tridente poderoso com Trincão e Pote, que teve muito espaço e iniciativa de jogo.

    Como é hábito, os três da frente trocaram entre eles frequentemente, também para não dar pontos de referências à defesa gilista.

    Trincão, sobretudo, trocou por vezes com Ricardo Esgaio, posicionando-se, quando oportuno, mais centralmente, e deixando o corredor direito nas mãos do companheiro de equipa.

    O apoio do meio-campo leonino foi fundamental para fazer funcionar o mecanismo das transições, sobretudo nas laterais, ponto fraco da defesa gilista, que se deixou superar demasiado facilmente por parte dos jogadores do Sporting CP.

     

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Adán (5)

    Gonçalo Inácio (7)

    Marsà (6)

    Matheus Reis (6)

    Esgaio (7)

    Ugarte (6)

     Morita (8)

     Nuno Santos (8)

    Pedro Gonçalves (7)

    Paulinho (6)

     Trincão (7)

    SUBS UTILIZADOS

    Edwards (5)

    St. Juste (5)

    Alexandropoulos (6)

    Rochinha (7)

     

    ANÁLISE TÁTICA – GIL VICENTE FC

    Ivo Vieira apostou num 4-2-3-1, que muito rapidamente transformou-se num 5-4-1, devido à pressão do Sporting CP desde o início do encontro, escolha que de facto traduziu-se num jogo muito confuso por parte do Gil Vicente FC.

    Rúben Fernandes foi o quinto defesa, num jogo em que quase todos os jogadores pareciam não encontrar a posição ideal em frente da baliza.

    Apesar da superioridade numérica da defesa gilista, o Sporting CP conseguiu facilmente rasgá-la em várias ocasiões, anulando desde logo as possíveis incursões na lateral esquerda de Marín, que quase não existiram.

    A escolha deste sistema de jogo influenciou também a prestação do resto da equipa, que dificilmente conseguia roubar bola aos adversários, e ainda menos apoiar Fran Navarro, deixado-o completamente sozinho na linha da frente.

     

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Andrew (4)

     Lucas Cunha (4)

     Tomás Araújo (5)

    Adrían Marín (4)

     Danilo Veiga (5)

     Vítor Carvalho (5)

     Rúben Fernandes (4)

    Fujimoto (4)

     Murilo (4)

     Kevin Villodres (4)

     Fran Navarro (6)

    SUBS UTILIZADOS

    Boselli (5)

    Santana (6)

    BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

    Gil Vicente FC

    BnR: Mister, boa noite. Hoje, a sua equipa pareceu estar em campo de uma forma um pouco confusa, como se os jogadores não encontrassem a própria posição. Acha que a sua escolha tática influenciou bastante o rendimento e, consequentemente, o resultado?

    Ivo Vieira: Na primeira parte, não estivemos praticamente em jogo, e admito que a responsabilidade foi exclusivamente minha. Tinha pensado este jogo de uma forma diferente, queríamos dar profundidade com os laterais e anular o jogo exterior do Sporting CP, por isso optamos para jogar com uma linha de cinco quando estávamos sem bola. Não conseguimos anular o jogo do Sporting CP, nem quando tivemos bola conseguimos dar continuidade ao processo ofensivo. Não conseguimos projetar os nossos laterais e, como já disse, a estratégia não foi bem montada. Na segunda parte, estivemos ligeiramente melhor, conseguimos discutir no mínimo o jogo, mas também não conseguimos estar em cima do Sporting CP.

     

    Sporting CP

    BnR: Mister, boa noite e parabéns pela vitória. A escolha do Paulinho como titular foi mesmo só de natureza tática, ou foi uma estratégia também para poupar Edwards, tendo em vista a Liga dos Campeões?

    Ruben Amorim: Os que jogaram hoje foram os que tinham de jogar, sobretudo porque estiveram muito bem na fase de preparação da partida. Num clube como o nosso, não podemos pensar que há jogos de borla e, para nós, o campeonato é a nossa competição principal, portanto, tento meter em campo a melhor formação possível.

    Não tinha a ideia de poupar o Marcus [Edwards], simplesmente avaliei as caraterísticas do Gil Vicente FC e o andamento dos treinos durante a semana. Escolhi o Paulinho pelas caraterísticas dele e correu muito bem.

    Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Paola Amore
    Paola Amorehttp://www.bolanarede.pt
    A Paola nasceu e cresceu na Itália, mas há seis anos foi “adotada” por Lisboa, onde atualmente reside. Formou-se em Comunicação e Jornalismo na Sapienza - Universitá degli Studi di Roma, e atualmente está a tirar uma Pós-Graduação na Universidade Católica Portuguesa em Comunicação e Marketing de Conteúdos. Viu a sua primeira partida de futebol com seis anos e nunca mais parou, decidindo que um dia ia tornar jornalista de desporto, sonho que concretizou aos 21 anos, quando adquiri a sua carteira profissional. Adora ouvir os jogos de futebol no rádio, sobretudo Liga Serie A e Liga Portugal, e adora visceralmente o Alessandro Del Piero. É mais fácil encontrá-la em qualquer estádio ou pavilhão - porque também gosta de vólei e futsal – que não na sua casa!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Espírito Santo assume: «Temos de perceber que estamos numa luta que ninguém esperava»

    Nuno Espírito Santo falou da vitória do Nottingham Forest frente ao Tottenham e assumiu que a equipa está a lutar por objetivos que não esperava no início da época.

    Galatasaray quer regresso de jogador que vendeu por 30 milhões de euros: Antigo alvo do Sporting

    O Galatasaray está interessado numa possível contratação de Sacha Boey. Lateral-direito pode ser vendido pelo Bayern Munique no verão.

    João Pereira elogia jogadores do Alanyaspor após primeira vitória e avisa: «Vai ser muito difícil até ao final»

    João Pereira analisou a sua primeira vitória como treinador do Alanyaspor. O técnico português deixou muitos elogios para os seus jogadores.

    Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo pode oferecer 30 milhões de euros por alvo de Ruben Amorim

    O Nottingham Forest está interessado em contratar Assane Diao ao Como 1907. Dispostos a oferecer 30 milhões de euros.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Leipzig define preço de internacional alemão: Tem sonho de jogar em Inglaterra

    David Raum está a pensar no futuro e gostaria de jogar um dia em Inglaterra. Leipzig avalia-o em 35 a 40 milhões de euros.

    Julian Brandt pode trocar de clube na Bundesliga

    O Werder Bremen está interessado numa possível contratação de Julian Brandt. Médio alemão considera saída do Borussia Dortmund.

    Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo afunda Tottenham e sobe ao terceiro lugar da Premier League

    O Nottingham Forest voltou aos triunfos na Premier League. A equipa de Nuno Espírito Santo bateu o Tottenham por 2-0.

    Real Betis bate Girona por 3-1 e aproxima-se dos lugares de Champions League

    O Real Betis derrotou o Girona por 3-1, na jornada 32 da La Liga. A equipa de Manuel Pellegrini está mais próxima dos lugares de Champions League.

    Manchester City tem trunfo na manga para contratar Diogo Costa

    O Manchester City está interessado numa possível contratação de Diogo Costa ao FC Porto. Jorge Mendes pode estar envolvido.

    Vágner regressa ao Brasil para jogar no Operário Ferroviário

    Vágner, ex-guarda-redes do Estoril, Boavista, Nacional e Torreense, foi anunciado como reforço do Operário Ferroviário. O experiente guarda-redes vai jogar na segunda divisão do Brasil.

    Kevin Volland, internacional alemão, regressa ao 1860 Munique

    Kevin Volland vai regressar ao 1860 Munique. Avançado de 32 anos assinou um contrato válido a partir da próxima temporada.

    Al Muharraq de Nandinho soma nova vitória no campeonato do Bahrain

    O Al Muharraq orientado por Nandinho voltou a vencer no Bahrain. A equipa do técnico português bateu o Al Najma por 2-0.

    Inter Milão garante acordo verbal com avançado brasileiro até junho de 2030

    O Inter Milão já chegou a um entendimento com o avançado brasileiro Luis Henrique, que está ao serviço do Olympique Marselha.

    Al Ittihad vence Al Ettifaq com golo de Danilo Pereira e volta a alargar distância para o Al Hilal de Jorge Jesus

    O Al Ittihad derrotou o Al Ettifaq por 3-2, na jornada 29 da liga da Arábia Saudita, e aumentou distância para o Al Hilal de Jorge Jesus.