A história entre ambas as formações da capital têm muito que se lhe diga. 314 encontros ditaram a felicidade do SL Benfica por 137 vezes, a alegria do Sporting CP por 112 vezes, e a divisão de pontos em 65 ocasiões. É então importante olhar mais aprofundadamente para os dados e rever as melhores cinco vitórias do Sporting em terras da “águia”.
5.
SL Benfica 0-5 Sporting CP (1941) – Vale a pena remontar a tempos mais antigos para arregalar os olhos com grandes exibições da equipa leonina. O placard fechou com uma “manita” do Sporting. Na altura, Fernando Peyroteo, jogador mítico, marcou um golo, a somar ao de Manuel Soeiro e ao bis de João Cruz. Na altura, a “Luz” ainda nem existia. Era o estádio de Campo Grande, agora demolido, a casa das “águias”.
4.
SL Benfica 1-4 Sporting CP (1948) – Ainda na década de 40 se assistiu a mais uma goleada da turma de Alvalade em casa do SL Benfica. Esta partida em causa acabou por ter um significado ainda mais especial. Se no duelo de ’41, Peyroteo apenas fez gosto ao pé uma vez, compensou a falta de finalização e foi responsável por todos os quatro golos do encontro. Em pouco mais de meia-hora, decidiu o resultado, apenas alterado com o 4-1 final do benfiquista Guilherme Espírito Santo.
3.
SL Benfica 1-3 Sporting CP (2006) – Voltando mais ao presente, é tempo de olhar para anos depois da viragem do século. Com Paulo Bento no comando, a equipa de 2006 do Sporting é uma das mais conhecidas na história do clube lisboeta. Ricardo na baliza, o “guardião sem luvas” da seleção nacional, Nani, Liedson. Estes e muitos mais fizeram história nacional e internacionalmente pelo clube e, neste encontro em questão, foi a vez de Sá Pinto e do próprio Liedson brilharem, este último por duas vezes.
2.
SL Benfica 0-3 Sporting CP (2015) – Estávamos na jornada 8 do campeonato nacional quando o Sporting goleou o Benfica na casa deste. E ainda antes do intervalo, o resultado final já estava escrito. Teo Gutiérrez, Slimani e Bryan Ruiz acabaram com o encontro ainda faltando 10 minutos para o tempo de descanso. Jorge Jesus esteve muito perto de levar os leões à conquista do campeonato nacional esta época, já que ficou a apenas dois pontos do primeiro lugar, ocupado pelo próprio SL Benfica.
1.
SL Benfica 1-3 Sporting CP (2021) – Num presente cada vez mais perto, destaca-se novamente a vitória do Sporting na Luz. Mesmo com as restrições sanitárias que afugentaram muitos da ida ao estádio, os leões seguiram por cima e marcaram o 3-0, que esteve muito perto de se colocar como resultado final. Valeu Pizzi às aguias, que ao sexto minuto de compensação, marcou o golo de honra da equipa da casa.
A história, como visto pelo número de encontros acima citado, favorece as equipas quase de forma equiparada. No entanto, a impossibilidade de decidir o resultado do encontro mantém-se. Por um lado, os benfiquistas querem compensar os resultados menos bons que têm arrecadado. Por outro, os leões querem se aproximar mais dos lugares cimeiros da tabela, já que vêm o rival de Lisboa a 12 pontos de distância.