«Pizzi teve a sorte de eu me lesionar. Ganhou a titularidade e atirou-me para o banco de suplentes» – Entrevista BnR com Caetano

    -O mundo empresarial, o amigo Sérgio Oliveira e desafio BnR-

    «Fiz uma cueca ao Coloccini e, na altura, ele era um dos defesas mais agressivos e temíveis do mundo. Então, ele disse “al salir te voy a matar”. E eu respondi “tu? A mi? Pfffff”»

    Bola na Rede: Agora, é altura de modificar o cenário e a sua logística. Estás pronto? Vamos lá! Seja bem-vindo ao Bola na Rede, senhor Rui Caetano. Conte-nos lá qual é a sensação de ser um empresário de sucesso aos 29 anos?

    Caetano: (risos). Sinto um orgulho grande, não é? Daquilo que fui preparando enquanto jogava. Neste momento, tenho a trabalhar comigo 150 pessoas. Estou a falar só da parte do fitness, para mim diretamente. Porque, com as empresas todas do grupo, são mais de 300 pessoas. sinto-me feliz por criar valor nas empresas e por acrescentar esse mesmo valor, essas ideias novas. Podemos estar satisfeitos porque temos sucesso, mesmo neste tempo de COVID-19. Sinto-me realizado! Pelo que conquistei no mundo do futebol e no mundo empresarial. Não é fácil sentirmo-nos realizados aos 29 anos, mas eu sinto. Ainda tenho alguns sonhos, como é óbvio, tenho ambições!

    Bola na Rede: Longe vão os tempos em que se tornou futebolista. Como tal, nunca optou por jogar no estrangeiro. Pensa, no mundo empresarial, construir sucursais europeias, por exemplo?

    Caetano: Enquanto jogador, tive a oportunidade de pegar em muitos países e não o fiz. Enquanto empresário, acredito que também não vá acontecer (risos). Até para ir de férias para outros países é complicado, quanto mais trabalhar.

    Bola na Rede: Atenção a esta questão porque surge aqui uma espécie de nova profissão. Brilhou, ainda que numa passagem fugaz, pelo mundo da poesia. Numa entrevista, proferiu a seguinte frase: “o futebol foi a melhor licenciatura que podia ter tirado”. Explique-me, por favor, o sentido disto…

    Caetano: O futebol foi a melhor licenciatura que podia ter tirado. Porquê? Porque não existe nenhuma licenciatura que te ensine a ser líder. O futebol ensinou-me a ser líder, porque aprendi muito com os treinadores, com os presidentes, com os capitães (eu próprio fui capitão muitos anos durante a formação, no FC Porto). Então, não há nada que te ensine isto! O trabalhar em equipa, a capacidade de sofrimento. Principalmente, a motivação da equipa. O que nos dão nas empresas é o facto de teres uma equipa motivada. Uma licenciatura não te dá isso. O futebol deu-me isso! Trabalhar sob pressão é muito difícil. Quando eu estou a dar uma palestra para os meus funcionários ou para os meus colaboradores, dou muitos exemplos vindos do futebol. Porque a equipa é sempre o principal. Porque os nossos negócios são feitos de pessoas para pessoas e teres uma equipa estar motivada é fundamental. Trouxe muita coisa do futebol para o mundo empresarial! Não há nenhuma licenciatura que te ensine a prática. Eu sinto falta da teoria. Entrei em Gestão Desportiva, ainda fiz duas cadeiras, mas depois o futebol e as empresas que eu tinha fizeram-me abandonar os estudos. A teoria faz falta a toda a gente, mas penso que a prática é essencial. Depois claro está que o dia a dia é que te vai ensinando isto!

    Bola na Rede: Se me permite a questão, senhor empresário, quantos clubes de fitness reúne?

    Caetano: Sete espaços de fitness!

    Bola na Rede: Aproveita para manter a boa forma e afogar aquela mágoa de já não treinar, colmatar aquela saudade que possa existir?

    Caetano: (risos). Olha, tenho saudades é de uma bolinha. Com este confinamento, tenho saudades é de fazer um joguinho. Ainda não tive oportunidade para isso, mas acredito que vou fazer um joguinho brevemente com os meus amigos, duas ou três vezes por semana. Também vou abrir agora dois clubes de Paddel, também tenciono jogar (risos). Eu confesso: casa de ferreiro, espeto de pau. Eu não gosto muito de ir ao ginásio (risos), não posso estar a dizer isto aqui (risos), mas eu não gosto mesmo de estar numa sala de musculação a fazer exercícios de máquinas. Gosto da competição, gosto da bola, gosto do ar livre. Confesso que, desde que deixei de jogar, tenho me desleixado um bocado, tenho treinado muito pouco. Mas vou começar a praticar mais com a reabertura dos espaços desportivos…

    Bola na Rede: Última questão que tenho para ti! Qual dos teus colegas do Mundial Sub-20 convidavas para ser teu sócio?

    Caetano: Sérgio Oliveira! É meu amigo pessoal! Somos muito amigos e tenho confiança máxima nele e ele também tem em mim. Essa foi muito fácil de responder! (risos).

    Bola na Rede: Olha, tenho aqui uma brincadeira final preparada. Estás dentro?

    Caetano: Claro!

    Bola na Rede: Basicamente, vamos criar aqui dois cenários improváveis. Cada um desses cenários apresenta duas opções e tu tens de escolher uma delas e apresentar um argumento válido que justifique a tua escolha. Além disso, ainda te lanço um desafio. Pode ser?

    Caetano: Certo!

    Bola na Rede: Preferias ter cinco Bolas de Ouro, cinco Botas de Ouro, mas nunca teres jogado pela Seleção, ou teres vencido aquele Mundial e, a partir daí, só teres representado equipas inferiores à primeira divisão?

    Caetano: Escolho a primeira opção (risos). Porque quem ganha a Bola de Ouro, vai sempre jogar na Seleção e em boas equipas.

    Bola na Rede: (risos). Bem visto. O estagiário anda a dormir…

    Caetano: (risos). Pá, foi uma frustração muito grande não ter ganho aquele Mundial. Mas no futebol tudo passa. E isso não foi exceção à regra. Ser vice-campeão do mundo foi bom, ter sido campeão era bem melhor. Mas tudo passa!

    Bola na Rede: Vamos para o segundo cenário! Esta aqui é mais difícil! Preferias ver o teu negócio ruir, mas teres um lugar num grande europeu (jogador, treinador, função administrativa) ou nunca ter contacto com uma bola, mesmo em contexto de amigos/família?

    Caetano: A segunda opção. Neste momento, os meus negócios são a prioridade. O futebol passa a ser secundário. Preferia nunca mais tocar numa bola. Seria uma grande desilusão.

    Bola na Rede: Agora, é a doer. Vais ter que suar um bocadito. Proponho-te duas opções: a primeira é contares a história mais embaraçosa que aconteceu contigo no mundo do futebol; a segunda é escolheres um antigo colega de equipa e mandares uma mensagem a dizer “quero que venhas almoçar comigo amanhã! Caso contrário, digo à tua mulher que tens perfil no Tinder”…

    Caetano: (risos). Isso é difícil. Muito difícil. Tenho muitas histórias e contar aqui algumas particulares não é fácil (risos). Mas escolheria a primeira, sem dúvida.

    Bola na Rede: Maravilha! Quando quiseres começar, o palco é teu…

    Caetano: (risos). Já me convidaram para fazer isso muitas vezes, mas eu esqueço-me de tudo (risos). Muito rapidamente (risos). Embaraçosas não é fácil. Posso contar uma com o Coloccini…

    Bola na Rede: Conta lá…

    Caetano: Estava no FC Paços de Ferreira e fizemos um amigável contra o Newcastle United, na época em que fomos à Liga dos Campeões. O jogo estava empatado (1-1), eu tinha feito o golo. Fiz uma cueca ao Coloccini e, na altura, ele era um dos defesas mais agressivos e temíveis do mundo. Então, ele disse “al salir te voy a matar”. E eu respondi “tu? A mi? Pfffff”. Peço uma bola em diagonal, embrulhamo-nos os dois no lance e caímos. Levantei-me imediatamente – para ver se ele era expulso – e ele agarrou-me pelos colarinhos, levantou-me no ar. As minhas pernas ficaram roxas, comecei a tremer, só queria morrer ali (risos). Fomos os dois expulsos. Ainda para mais, fiquei com medo. Só pensava como é que ia sair para o túnel com aquele bicho (risos). Deixei-o ir, depois meti-me logo no balneário. Até hoje, não o quero ver mais. Tenho medo (risos).

    Bola na Rede: (risos). Finito! Um grande abraço, Caetano! Agradecemos a tua participação!

    Caetano: Obrigado eu! Um abraço para vocês! Foi um orgulho estar a recordar estes momentos e a falar da minha carreira.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Benfica com baixa até ao final da época

    O Benfica já não deve poder contar com Alexander...

    Finalmente um diretor-desportivo no FC Porto

    A estrutura do FC Porto nunca valorizou o cargo...

    O futuro começa agora | Benfica vs Braga

    Se a temporada atual do Benfica vai terminando num...

    Inter Milão bate Torino e prossegue passeio na Serie A

    O Inter Milão recebeu e venceu o Torino por...
    Romão Rodrigues
    Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
    Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.