📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting Clube Cristiano: Uma visão humorística do possível regresso do português a Alvalade

- Advertisement -

O dia é 1 de Janeiro de 2023, de manhã. Sobre a mesa de jantar ainda se encontra uma Louis Roederer, um conjunto de passas aleatoriamente caídas, e um par de contratos em cima da mesa, que denunciam que além da festa, houve também burocracias. A casa? Essa pertence a Cristiano Ronaldo. E claro, como não poderia deixar de ser, o Bola na Rede esteve presente neste evento, pelo que vos virá contar agora até ao mais ínfimo pormenor o que se passou nessa noite, e que promete revolucionar a história recente do Sporting Clube de Portugal.

Adeptos Sporting Cristiano Ronaldo
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A par de Cristiano Ronaldo e da sua família mais próxima, de nós, do mordomo, e de um conjunto de empregadas, esteve também o agora presidente interino do clube e agente desportivo, Jorge Mendes. O motivo da presidência? Esse é fácil de explicar. Frederico Varandas, até então presidente do Sporting, foi destituído do cargo por falta de comparência sistemática ao trabalho, algo que já se arrasta desde o começo da época. Como eu sei? A verdade é que eu realmente não sei, mas a única coisa que eu sei é que desde a partida dos jogos oficiais a única vez que ouvi falar dele foi para dizer que o Olympique Marseille era quase que como um “colosso europeu” e que por isso perder não era algo surpreendente, e que a claque Juventude Leonina deixaria de ter o apoio do clube. Portanto, aparecer duas vezes ao trabalho, num espaço de três meses, não há lugar que aguente.

Com o então novo presidente, veio uma autêntica revolução no plantel leonino. Cristiano Ronaldo assinou, Rúben Amorim e alguns atletas foram despedidos e o onze base dos leões sofreu uma completa reestruturação. E é nisso que nos vamos focar a partir deste momento, baseando-nos nos contratos a que privilegiadamente tivemos acesso.

Comecemos pelo treinador, de seu nome Sir Alex Ferguson. Embora um pouco reticente ao início relativamente ao convite, Cristiano Ronaldo sugeriu-se além de como jogador, seu treinador adjunto, algo que parece ter convencido o treinador octogenário.

No que à baliza diz respeito, António Adan, até então dono da baliza, foi nomeado treinador de guarda-redes adjunto, o que quer que isso signifique. Franco Israel (jogador que partilhou balneário com o internacional português na Juventus), foi colocado como quarto guarda-redes, visto ainda não ser considerado apto para guardar as redes verde e brancas. Como primeiro guarda-redes surge David de Gea. Que guarda-redes é melhor que ele no mundo, se ele é único que além da equipa adversária, tem também que ter em conta o seu defesa Harry Maguire? Como segundo e terceiro guarda-redes surge Cristiano Ronaldo. Se não é o melhor do mundo? Não. Mas se é melhor que o Franco Israel? Não é difícil.

Sporting
Foto: Carlos Silva / Bola na Rede

Para a defesa, que funcionará numa formação de 4-4-2, Jorge Mendes foi buscar Sérgio Ramos e Pepe, que se juntarão a Nuno Santos e Ricardo Esgaio na composição da mesma. Se é quase que impensável passar com bola (caso esta passe, passar com pernas) por esta defesa, é aí que entra a função máxima de Nuno Santos. Insultar os árbitros e os atletas adversários, tendo em conta que várias faltas serão assinaladas. Como um Joker, pode também dar-nos a vantagem de expulsar qualquer jogador adversário tendo em conta a sua arte de “saber cair”, com quedas e gritos peculiares. Se isto não resultar, passar-se-à então para o plano de recurso, a transformação do relvado num campo de boxe, com Sérgio Ramos e Pepe no comando das operações, lutadores que dispensam apresentações. Ricardo Esgaio, como já é apanágio seu, seria só para atrapalhar, quem quer que fosse, apenas atrapalhar.

Nuno Santos Sporting
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Chegando agora ao meio-campo, entramos numa zona de muitos zeros no que toca ao investimento que foi feito. Todo este sector foi alterado, e para o ocupar chegaram jogadores dos mais variados clubes e das mais diversas nacionalidades. Para a posição de médio-defensivo chega-nos Casemiro, internacional brasileiro. Se para muitos dos leitores isto pode ser novidade, para nós não, visto que durante o jantar vimos o entendimento perfeito entre ele e Cristiano Ronaldo (que partilharam balneário no Real Madrid, Manchester United e agora Sporting CP) quando desafiaram Ricardo Esgaio e Nuno Santos para jogar à sueca. Todos os sinais, o baralhar, nada disto era feito por acaso, mas sim resultado de muitos anos de convivência juntos, e ao que parece, de vários torneios de sueca disputados.

Nas posições de médio-centro (2) e médio-ofensivo (1), iremos contar com Idrissa Touré, Hamza Rafia e por fim Bruno Fernandes. Se por acaso o leitor se estiver a perguntar quem são os dois primeiros, eu sou honesto, não conheço, sei apenas que fizeram parte do plantel principal da Juventus enquanto Cristiano lá esteve. Mas o motivo maior da sua contratação, baseado em conversas que ouvi durante o jantar, penso ter sido pelo facto de que Jorge Mendes tenha achado os nomes na medida perfeita para serem nomes de craques (mesmo que não o sejam), afinal se há alguém que percebe de negócios no mundo do futebol, é ele. Quanto a Bruno Fernandes, dispensa apresentações, só se espera que não compareça aos treinos fora de horas por ter vindo de barco, acho que o Cristiano
não iria gostar.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Por fim, e não menos importante, surge então o companheiro de ataque do internacional português. E quem mais poderia ser senão Harry Maguire. O internacional inglês, capaz de fazer os dribles mais eficazes, os passes mais arriscados, com uma imprevisibilidade e criatividade muito acima da média, levaram-no de defesa mais caro do mundo ao atacante mais promissor da época. Se ele consegue meter a própria defesa em apuros, imagine-se então a adversária.

Portugal x Suíça Cristiano Ronaldo
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Ainda durante o dia de hoje tentámos chegar à conversa com os responsáveis leoninos, mas o mesmo não foi possível.

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Ole Gunnar Solskjaer vê regresso ao Manchester United com bons olhos

Ole Gunnar Solskjaer demonstrou interesse em assumir a posição de treinador do Manchester United, depois do despedimento de Ruben Amorim.

Chelsea prepara proposta de 160 milhões de euros por jogador e pode voltar a revolucionar o mercado

O Chelsea está de olho na contratação de Vinícius Júnior. Blues de olho no futuro indefinido do extremo do Real Madrid.

Liverpool está disposto a pagar 80 milhões por defesa-central do Inter Milão

O Liverpool vê Alessandro Bastoni como um sucessor de Virgil Van Dijk desde a temporada passada e está disposto a pagar 80 milhões de euros.

Nápoles define alvo do mercado para reforçar ataque em caso de saída do alvo do Benfica Lorenzo Lucca

O Nápoles continua atento ao mercado. Em caso de saída de Lorenzo Lucca, Artem Dovbyk é o alvo dos napolitanos para o ataque.

PUB

Mais Artigos Populares

Harvey Elliott pode terminar empréstimo no Aston Villa e rumar à MLS

O Charlotte FC apresentou uma proposta de empréstimo por Harvey Elliott, que pode terminar o atual empréstimo no Aston Villa por falta de minutos.

Luís Guilherme em risco de não poder estar no banco no Sporting x Vitória SC da Taça da Liga

O Sporting ainda não sabe se vai poder contar com Luís Guilherme esta terça-feira. Em causa, falta de certificado internacional.

Torreense vence Vizela e regressa às vitórias na Segunda Liga depois de 5 derrotas consecutivas

O Torreense foi a Vizela vencer e regressar às vitórias. Emblema de Torres Vedras estava numa sequência de derrotas na Segunda Liga.