Sporting Clube de Portugal: Campeão da Taça dos “pequeninos”

- Advertisement -

Quando a Taça da Liga foi criada, um dos objectivos era “favorecer” as equipas consideradas mais pequenas do futebol português. E em muitos casos, principalmente nos primeiros anos que esta competição de disputou, esses ditos pequenos conseguiram chegar muitas vezes à fase de decisão, tendo mesmo alguns deles conseguidos chegar à conquista da mesma. No entanto, não é a esses “pequeninos” que me quero referir neste texto.

Não me quero referir também, com este adjectivo, à mensagem “dispensável” do presidente do clube que o Sporting derrotou na final, em que, na sua ânsia de protagonismo, e querendo chamar a si e ao “seu” clube a grandeza que ainda não conseguiu conquistar em campo, tentou colocar-se em bicos de pés (não quero com isto mandar nenhuma indireta ao porte físico do protagonista) tentando querer comparar-se à Grandeza e histórico de conquistas do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – O único e verdadeiro Sporting. (Tanto criticamos algumas das intervenções do nosso presidente, que quando vemos isto percebemos que talvez Varandas nem seja assim tão mau).

Ainda que o Sporting (o de Portugal – O original) tenha andado, nos últimos anos, arredado da conquista do principal título nacional e títulos internacionais, consegue ainda ter uma larga vantagem em número troféus para o outro Sporting (o de Braga). Mas este Sporting (o de Braga) pode ainda ser grande, e para isso precisa de começar a ter dirigentes que saibam sê-lo na forma de estar, respeitando os adversários. Depois, quem sabem, consiga ganhar algo significativamente relevante para se poder tentar comparar ao SPORTING CLUBE DE PORTUGAL (pode demorar).

Esta minha referência aos “pequeninos” vai directamente para outro objectivo para a qual foi criada a Taça da Liga – Dar oportunidade aos jovens da formação dos clubes. E nisso, o Sporting ganha de goleada a todos os outros clubes intervenientes.

O Sporting iniciou o jogo da final da Taça com seis jogadores formados na academia de Alcochete. Relembrando os mais distraídos, falo de Nuno Mendes, Gonçalo Inácio, Palhinha, Jovane, Tiago Tomás e João Mário. Sendo que ainda entrou mais um “pequenino” de Alcochete durante o jogo, ou seja, Matheus Nunes.

Ou seja, com uma equipa recheada de jovens leões, conseguimos ombrear com os outros “Graúdos” do futebol Português, e ganhar. Podem dizer que podemos ter tido alguma sorte, mas o futebol é também feito disso, desde que quem joga trabalhe para tal. E estes miúdos trabalharam que se fartaram. Quando faltou inspiração, correram, defenderam, atacaram, e no fim, foram premiados com o primeiro título da época desportiva (muitos deles ganharam o primeiro de muitos).

Palhinha Taça da Liga
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Assim estes “pequeninos”, com ajuda do treinador que “quer ficar muitos anos no Sporting”, vão crescer e tornar-se grandes jogadores.

Não sei se este plantel conseguirá aguentar a pressão que lhes vai ser colocada em cima a partir deste momento, principalmente pelos adversários (porque não se enganem, a partir de agora eles (os outros grandes) vêm com tudo para cima de nós, seja em campo ou fora dele), mas a verdade é que até ao momento não podemos criticar nenhum deles por falta de respeito pelo lema do nosso Clube. Todos eles se Esforçam, Dedicam e mostram devoção ao clube que representam. E assim conseguiram a Glória na conquista de um troféu que apesar de menor relevância, não deixa de ser mais um título para o vasto palmarés do clube de Alvalade.

Sim, este texto é dirigido aos “pequeninos” (apenas nos anos de vida) formados na melhor academia do mundo. Foram (são) enormes.

E já agora, falando em formação de Alcochete, o presidente do clube que foi nosso adversário na final não precisa agradecer. Não precisa agradecer por Ricardo Esgaio, nem por Iuri Medeiros, nem outros que já teve no “seu” clube, vindos da escola de Alvalade. Formamos para nós, para vós, e para muitos outros clubes. Não tem de agradecer. Somos grandes até nisso. De nada.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Ex-selecionador da Costa do Marfim aprova regresso de Seko Fofana ao FC Porto: «Parece-me um projeto interessante, dá-lhe a estabilidade de que precisa»

Patrice Beaumelle considera que o regresso ao FC Porto ajudará Seko Fofana a encontrar a estabilidade necessária para relançar a carreira.

Morten Hjulmand e a estreia pelo Atlético Madrid: «Estou muito orgulhoso por estar aqui, mas não estou contente com o penálti»

Morten Hjulmand estreou-se a titular pelo Atlético de Madrid no empate a duas bolas (2-2) frente ao Villarreal.

Fabio Capello e a estreia de Ruben Amorim: «Já se começa a ver o dedo do técnico português, mas há um sinal de alarme...

Fabio Capello elogiou o impacto de Ruben Amorim no Milan, mas deixou sérios alertas sobre os problemas defensivos.

Confiança total: Rodrigo Mora estreia-se a titular no arranque da AS Roma

Rodrigo Mora estreia-se a titular na Roma no embate frente à Fiorentina, a contar para a primeira jornada da Serie A.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting fecha guarda-redes que já passou por Portugal e há mais novidades

O Sporting fechou a contratação de Kaique junto do Palmeiras de Abel Ferreira. Guarda-redes de 23 anos chega a Lisboa nas próximas horas.

Muitas mudanças na baliza: Juventus fecha mais um guarda-redes

Kamil Grabara, guarda-redes polaco de 27 anos, vai ser emprestado pelo Wolfsburgo à Juventus com cláusula de opção de compra.

Manchester City entra na corrida por avançado do Liverpool: eis a situação

O Manchester City junta-se à corrida por Cody Gakpo. Cityzens entraram em contacto com a comitiva do avançado do Liverpool.