Primeira Liga, 14.ª Jornada. Quinta-feira, 21h15, 29 de dezembro de 2022
ANTEVISÃO: LEÕES E CASTORES EM LADOS OPOSTOS DA TABELA
Aposta agora até 50€ através deste link no Sporting CP X FC Paços de Ferreira sem risco!
Famílias reunidas, ceia degustada, presentes trocados. Após a pausa natalícia, o futebol nacional regressa para uma última jornada neste ano civil. Este jogo da jornada 14 da Primeira Liga é marcado por duas equipas em lados e situações completamente opostas. O Sporting encontra-se numa série positiva de vitórias, enquanto os Pacenses somaram, na última partida para a competição, mais uma derrota para as contas do clube.
De um lado, o pai natal sportinguista parece ter entregue a prenda muito antes do tempo, já que a turma de Alvalade tem presenteado os adeptos com avantajadas exibições e golos, cenário que já ocorre há seis partidas consecutivas. Na outra face da moeda, o panorama é completamente espelhado. O FC Paços de Ferreira parece ter sido o menino mau que não tem direito nem a meias, permanecendo imóvel no último lugar da tabela classificativa. E o encontro em Lisboa não inspira confiança para ser uma partida angariadora de pontos.
Esta quarta-feira foi dia da última conferência de imprensa do ano em Alvalade, com Rúben Amorim a destapar, embora ligeiramente, a ponta do véu e dar uma ou outra novidade para o encontro da liga. Dário Essugo parece ter voltado a ganhar a confiança do técnico durante os treinos em Alcochete e vai marcar presença no onze inicial da partida. Coates assinala esta jornada a 300ª presença em jogos com o símbolo do leão ao peito, algo aplaudido pelo treinador dos leões. No ar, ficou ainda um ambiente de suspense para ver se a ida ao mercado no mês de janeiro é ou não uma opção viável.
Do lado dos castores, e após a saída de José Mota, é Marco Paiva, treinador interino, que vai assumir o comando da equipa no jogo desta jornada 14. O foco está em reverter a situação negativa de resultados que o Paços tem registado nos últimos encontros, já que não consegue uma vitória desde julho deste ano.
10 DADOS RÁPIDOS
- Paços de Ferreira é a equipa com menos golos no campeonato (sete em 14 jogos);
- Formações já se encontraram 51 vezes, com leões a vencerem por 35 vezes contra nove dos pacenses;
- Sporting marcou 18 golos nos últimos quatro encontros, todos para a Taça da Liga;
- Última derrota do Sporting em Alvalade para a Liga aconteceu com o GD Chaves (0-2), a 27 de agosto;
- Leões venceram por 5-0 nos últimos dois jogos;
- Pedro Gonçalves (SCP) é o terceiro melhor marcador da Liga (sete golos e três assistências). Koffi, jogador do Paços, leva dois golos na presente época;
- A turma de Alvalade sofreu apenas um golo nos últimos seis jogos;
- Sporting recebe “castores” após goleada ao Sporting de Braga por 5-0;
- Leões numa série de seis vitórias consecutivas;
- Sporting CP marca uma média de dois golos por jogo. Paços com estatística muito perto de zero.
JOGADORES A TER EM CONTA
Paulinho – Seis golos e uma assistência nos últimos quatro encontros do Sporting. Os dados veneram João Paulo que parece ter encontrado o auge nos jogos da Taça da Liga. Foi responsável por 40% dos golos marcados pelo Sporting na competição acima citada e segue lançado para o encontro desta jornada em Alvalade. A sua presença no line-up desta partida é tema certo. Por isso, teremos “show” de Paulinho no regresso à casa-mãe e ao campeonato?
Koffi – Do plantel pacense, o francês destaca-se pelo número de golos marcados com o símbolo do clube ao peito. Uma das grandes exibições do avançado do Paços de Ferreira ocorreu no jogo com o SL Benfica, onde bisou, mas não evitou a derrota na Luz por 3-2.
Mais recentemente, assistiu no encontro frente ao Famalicão, mas a perda de pontos foi algo novamente inevitável. A motivação do jogador parece ir ao encontro da prestação do clube, que precisa de uma força extra para virar o rumo ao barco.
XI´s PROVÁVEIS
Sporting CP (3-4-3): A. Adán;G. Inácio, Coates e M. Reis; P. Porro, Dário E., H. Morita e N. Santos; P. Gonçalves, Trincão e Paulinho;
Treinador: Rúben Amorim
«Estamos a jogar bem, mas sete vitórias seguidas não é nada para uma equipa que se quer aproximar dos lugares de cima».
FC Paços de Ferreira (4-1-5): Jordi Martins; Flávio R., Erick F., Nuno L. e Antunes; Rui Pires; Juan D., M. Djaló, Nigel T., Adrián B. e Uilton S.
Treinador: Marco Paiva (treinador interino)
«É um jogo que vale muito mais que três pontos. Vamos tentar ganhar para recuperar a imagem do clube».