A terceira tentativa de estabilização | Sporting CP x Portimonense SC

    Primeira Liga Portuguesa, 6.ª jornada, sábado, 18h, 10 de setembro de 2022

    ANTEVISÃO: SERÁ A DISTÂNCIA (MENTAL) DE FRANKFURT A LISBOA NULA?

    É tempo do Sporting ultrapassar – sem esquecer – a glória proveniente dos pés de fada de Marcus Edwards, do espírito guerreiro de Manuel Ugarte, da liderança do capitão Coates e da destreza e agilidade de Adán no inferno branco de Frankfurt.

    A mudança de chip ocorreu (esperam os adeptos) aquando da aterragem, em Lisboa. O regresso a território luso sinalizará o embate ante o bem classificado Portimonense SC e terá como palco o Estádio José Alvalade XXI.

    Se Paulinho integrou a comitiva leonina no primeiro jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões e abandonou o boletim clínico, Jeremiah St. Juste realizou o percurso inverso e juntou-se a Daniel Bragança e Jovane Cabral.

    Os algarvios colocam mais dois homens neste biombo, comparativamente ao Sporting CP: Carlinhos, Sapara, Anderson Oliveira, Gustavo Klismahn e Diaby.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O Portimonense SC nunca venceu em Alvalade, em jogos a contar para o campeonato.
    2. O Sporting CP não perde defronte do Portimonense desde sete de outubro de 2018.
    3. No Estádio José Alvalade XXI, o 2-0 favorável é o resultado mais comum entre os dois emblemas.
    4. Rui Jordão é o artilheiro do confronto, com sete tentos apontados. Do lado dos algarvios, Jaílson disparou três tiros certeiros.
    5. A turma de Paulo Sérgio apresenta quatro triunfos consecutivos.
    6. O Portimonense SC é a segunda melhor defesa do campeonato, registando apenas dois golos sofridos em cinco jogos.
    7. O Sporting CP só possui apenas mais um golo marcado que os algarvios.
    8. Manuel Ugarte é o jogador com mais amarelos exibidos: quatro.
    9. Sebastián Coates e Fahdi Moufi são os totalistas das duas formações, com 450 minutos jogados.
    10. Jeremiah St. Juste e Rui Gomes são os suplentes mais utilizados, com quatro presenças em campo.

     

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Pré-época
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Marcus Edwards (Sporting CP) – o extremo inglês tem assolado o país e o mundo. Chegou como extremo, Rúben Amorim colocou-o no olho do furacão para interpretar o papel de nove móvel e ele não é nem uma coisa, nem outra. Para além de desobediente, Edwards é um vagabundo solto na quadra. Se a posse do esférico tiver do lado verde e a bola lhe for dada, sai providenciada dos seus pés: drible curto, centro de gravidade baixo, inventário de fintas pouco extenso e imensamente frutífero, elevados índices de velocidade e agilidade e… Sentido de oportunidade de golo.

    Wellinton Júnior (Portimonense SC) – já fez o gosto ao pé em duas ocasiões, contribuindo diretamente para, pelo menos, dois triunfos. À exceção da última partida (1-0 vs. FC Famalicão), tem sido preponderante na manobra ofensiva desenhada por Paulo Sérgio neste início de campeonato. A rapidez e a capacidade técnica juntam-se à maturidade tida durante qualquer partida e fazem dele uma referência para qualquer adversário.

     

    XI’S PROVÁVEIS

    Sporting CP (3-4-3): Adán; Sebástian Coates, Luís Neto e G. Inácio; M. Reis, P. Porro, M. Ugarte e H. Morita; F. Trincão, P. Gonçalves e M. Edwards.

    Treinador: Rúben Amorim

    “Sabendo das competições, temos de rodar a equipa, e o rodar a equipa é para vencer o Portimonense, não para deixar jogadores para o próximo jogo. Há jogadores que estão muito cansados e outros estão com a energia no máximo. Caso contrário é impossível vencer, pela forma como eles defendem, pelos problemas que criam na nossa defesa, e vão fazê-lo nas transições… Temos de manter a calma para, assim que essas jogadas passarem, ter posses longas e não voltarmos a cometer os erros que cometemos com o Chaves, sabendo que depois temos 90 minutos para vencer o jogo. Temos de estar preparados para vencer o Portimonense”.

     

    Portimonense SC (4-4-2): K. Nakamura; F. Moufi, F. Relvas, Pedrão e Moustapha Sack; H. Jocú, Pedro Sá, Ewerton e Luquinha; Bryan Róchez e Wellinton Júnior.

    Treinador: Paulo Sérgio

    “Amanhã teremos foco total. Aquilo que nós podemos tirar partido enquanto equipa é sabermos fazer aquilo que é a nossa parte, aquilo que nos comprometemos diariamente, sermos dignos e sérios e termos a determinação e a coragem que temos tido para irmos a Alvalade lutar pelo resultado”.

    PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting CP 3-1 Portimonense SC

    Artigo revisto por Joana Mendes

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Romão Rodrigues
    Romão Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
    Em primeira mão, a informação que considera útil: cruza pensamentos, cabeceia análises sobre futebol e tenta marcar opiniões sobre o universo que o rege. Depois, o que considera acessório: Romão Rodrigues, estudante universitário e apaixonado pelas Letras.                                                                                                                                                 O Romão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.