Rúben Amorim: os melhores 10 milhões transferidos por MBWay do Sporting?

    Foi em março de 2020 que a epopeia de Rúben Amorim no Sporting CP começou. O treinador português proveniente do SC Braga foi para o leme dos leões numa equipa em má fase de forma que ocupava o 4.º lugar da Primeira Liga Portuguesa.

    Porém, o trabalho de Rúben demorou a iniciar-se pois a pandemia da covid-19 assolou o mundo na sua totalidade, não deixando o futebol passar imune. Já em julho de 2020 com o regresso do campeonato nacional, Rúben Amorim reformulou um pouco a identidade da equipa colocando a jogo vários jogadores que militavam nas camadas jovens tais como Eduardo Quaresma, Tiago Tomás, Matheus Nunes e mesmo Nuno Mendes.

    Mas, nem tudo era uma lufada de ar fresco para o Sporting. Na massa adepta comentava-se o elevado preço que Rúben Amorim foi transferido para o clube e foram muitos os que colocaram a exigência nos máximos no que tocava à prestação do treinador. Em Alvalade, queria-se resultados.

    Seguiu-se o mercado de verão. Neste mercado, Rúben Amorim e Hugo Viana trabalharam imenso de modo a contratar para colmatar certas lacunas que o conjunto de Alvalade sofria. Foi nesta janela que se misturou a experiência de Antunes com a juventude de Pedro Gonçalves.

    Foram reintroduzidos jogadores que nunca se tinham afirmado em Alvalade, tais como João Palhinha. O Sporting entrou para a época 2020/2021 com uma equipa praticamente renovada, mas com a vontade de voltar a conquistar o título que fugia há praticamente 19 anos. Foi no ‘’jogo a jogo’’ e no ‘’onde vai um, vão todos’’ que Amorim começou a dar provas aos sportinguistas que o seu preço valia a pena.

    Sporting
    Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

    Na primeira época, Amorim surpreendeu e conquistou a Taça da Liga e o Campeonato Nacional. Fez valorizar jogadores e fez com que outros tomassem outros rumos, tais como Nuno Mendes que foi transferido com apenas 19 anos para o Paris Saint-Germain FC.

    Já na segunda época, Amorim carimbou a passagem aos oitavos de final da Champions, qualificação que fugia ao Sporting desde a temporada 2008/2009, embora a equipa de Alvalade tenha sofrido uma goleada frente ao Manchester City FC.

    Rúben como criador de novas ideias no Sporting

    Rúben Amorim
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    O treinador português trouxe aos leões uma nova forma de ver e fazer futebol. Um futebol com ideias, fruto da mentalidade jovem de Rúben. Apostou na formação e conseguiu ‘’capturar’’ reforços de elevada importância. Nuno Santos, Paulinho, Ugarte e mesmo Porro, são pedras colossais contratadas na era Amorim, e que têm um papel impactante no clube.

    Projeto Amorim: a época em curso e os objetivos já falhados e os ainda por conquistar

    A época 2022/2023 foi, até à paragem do Mundial, marcada por irregularidade de resultados. Com a eliminação precoce da Taça de Portugal e o desfecho infeliz da fase de grupos da Liga dos Campeões, Amorim passou por uma má fase, mas tal não foi motivo para que o treinador deixasse o comando, renovando assim contrato até 2026. Há uma crença da parte da direção no ‘’Projeto Amorim’’ que ainda pode dar muitos frutos para o Sporting. A Liga Europa, é um dos objetivos de Alvalade e da carreira do treinador.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Inês Flores
    Inês Flores
    A Inês tem 21 anos e é natural de Almada. Foi na margem esquerda do Tejo que começou a respirar desporto. Estuda Jornalismo, pois é nele que consegue juntar as suas duas grandes paixões: desporto e escrita. Escreve com o novo acordo ortográfico