Surpreendente arranque das Leoas

Leoas vão na frente empatadas com o SCU Torrense

Quando decidi escrever sobre este tema, a equipa de Futebol Feminino do Sporting tinha um percurso invencível, tendo como vitórias todos os jogos oficiais disputados na presente época desportiva. Actualmente, tem já um empate com o SCU Torreense, equipa que está empatada com as leoas na tabela classificativa.

Apesar desse empate no último encontro, a equipa do Sporting CP continua no topo da tabela classificativa da sua fase, e o brilhantismo deste início de temporada mantém-se, principalmente por ter já jogado duas vezes contra o actual campeão nacional, tendo ganho os dois de uma forma categórica.

Escrevo que o arranque é surpreendente, porque houve um claro desinvestimento na equipa, ou se quisermos uma mudança no projeto do Futebol Feminino do Sporting, com metade do plantel das leoas a ser dispensado no final da temporada passada, sendo algumas das atletas dispensadas já referências para os adeptos leoninos, com Ana Capeta à cabeça, não esquecendo as duas guarda-redes, sendo uma delas titular da seleção nacional, ou a central e capitã, Nevena Damjanovic, esteio da defesa e a avançada de qualidade, Raquel Fernandes.

Muitas foram as saídas nas leoas que foram colmatadas com contratações cirúrgicas, com destaque para a guarda-redes croata Doris Bacic, a avançada portuguesa Diana Silva que regressa, e a média espanhola Brenda Pérez que tem uma qualidade técnica acima da média.

A guarda-redes das leoas, por ser alta e ágil, parece ser, até agora, uma jogadora que nos poderá valer muitos pontos, apesar de sabermos que no campeonato português, em muitos jogos será poucas vezes posta à prova. Ainda assim, mostrou grande segurança nos jogos mais exigentes até agora. Já a avançada portuguesa, todos conhecemos por ser um regresso a casa, onde já mostrou toda a sua qualidade e rapidez. Quanto à pequena média espanhola, deu para perceber que faz o que quer com a bola nos pés, e dá gosto ver como ela a trata no meio-campo sportinguista.

As leoas já venceram o primeiro troféu da época

Ou seja, uma equipa que dispensou muito e contratou o suficiente até ver, com uma visão estratégica completamente nova, fruto também da nova equipa técnica encabeçada pela jovem treinadora Mariana Cabral, que orientava as equipas de formação leoninas, teve o seu primeiro teste a valer contra as actuais campeãs nacionais, que continuam a aposta forte no reforço da sua equipa, fruto da sua participação na Champions, tendo as leoas passando com distinção e trazendo para o museu de Alvalade o primeiro trofeu da época. A supertaça de Portugal.

E se muitos continuavam desconfiados, e pensavam que poderia ter sido apenas um acaso este resultado das leoas, poucas semanas depois o dérbi iria repetir-se, tendo a equipa leonina alcançado nova vitória, agora por números muito mais expressivos, tendo mostrado a toda a gente, mesmo os mais cépticos que diziam que a equipa estava a ser desmembrada, que há qualidade suficiente, pelo menos para lutar pelo título.

A verdade é que o campeonato português de Futebol Feminino começa a ficar mais competitivo, tendo deixado de ser totalmente dominado por duas equipas que ganhavam praticamente todos os jogos, e talvez se comecem a ver surpresas em alguns jogos. Está-se a disputar ainda uma fase regular dividida em Norte e Sul, onde serão apuradas as quatro primeiras de cada fase para disputarem o apuramento de campeão, o que quer dizer que estes duelos e resultados, apesar de muito motivadores para o que resta jogar, ainda contam pouco para conseguir alguma vantagem competitiva sobre os rivais mais fortes no futuro.

Ainda assim, acredito que, com a qualidade demonstrada, as leoas têm argumentos para fazer frente a qualquer adversário, mesmo os que aparentemente se apresentavam como favoritos, tanto pelo título que albergam como pelo investimento apresentado.

O projecto do Futebol Feminino, como o masculino, está a virar-se para a formação, com alguns retoques de experiência, e para já parece estar a resultar. Está no ADN do Sporting, e é por aí que devemos seguir. O Futebol Feminino agradece.

Artigo revisto por Joana Mendes

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Bryan Mbeumo e Brentford frustrados com o Manchester United de Ruben Amorim

Bryan Mbeumo e o Brentford não estão satisfeitos com a celeridade do processo. Manchester United continua interessado no negócio.

Portugal em busca da Superfinal: Eis os 12 convocados

Portugal já revelou os convocados para a Liga Europeia. Seleção Nacional procura apuramento para a Superfinal.

Arsenal aberto a deixar sair avançado por 20 milhões de euros

O Arsenal está na disposição de vender avançado neste mercado. Leandro Trossard pode não continuar no clube inglês.

FC Porto ativa opção de compra e segura Felipe Silva até 2029

O FC Porto oficializou esta terça-feira a contratação de Felipe Silva. Defesa brasileiro assinou por quatro temporadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Jayden Oosterwolde renova com o Fenerbahçe até junho de 2028

O Fenerbahçe confirmou a renovação de Jayden Oosterwolde. O defesa neerlandês estendeu o vínculo até 2028.

Fran Navarro sonha alto com a temporada do Braga: «A ver se esta época conseguimos algo inédito para o clube»

Fran Navarro falou aos meios de comunicação do Braga. Arsenalistas já se encontram na Áustria para a pré-época.

Real Madrid adia transferência de Álvaro Carreras e jogador terá de se apresentar na pré-época do Benfica

O Real Madrid não tem urgência em fechar a contratação de Álvaro Carreras. Lateral pertence ao Benfica e está de férias.