📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Top 10: Números míticos do Sporting

- Advertisement -

1º – Número 1

Fonte: Sporting CP
Fonte: Sporting CP

A posição de guarda redes sempre foi uma das que me fascinou mais no desporto, em particular no futebol. O guarda redes é o ser solitário que pode passar noventa minutos sem fazer nada de relevante, mas depois vê-se com a difícil tarefa de ter de segurar uma vantagem nos descontos de uma partida, às vezes no único lance em que é chamado a intervir.

No Sporting, tivemos nos últimos vinte anos, dois enormes guarda redes a envergar esta camisola: Peter Schmeichel e Rui Patrício. O dinamarquês, o “Grande Gigante” como me habituei a chamá-lo, foi o melhor guarda redes que vi jogar em toda a minha vida. Já o admirava dos pequenos resumos que via do Manchester United e ainda hoje me perco em vários vídeos de defesas suas no Youtube. Nem quis acreditar quando noticiaram que ele, campeão europeu pelo Manchester United, viria reforçar o Sporting. Era um guarda redes sempre destemido, que tinha uma grande classe e uma liderança absoluta sobre os seus defesas. A sua experiência e enorme segurança foram dois trunfos importantíssimos para o título conquistado em 1999/2000.

Atualmente, temos o melhor guarda redes português, melhor do último Europeu de seleções e um dos melhores do mundo, conforme fica comprovado pela sua presença entre os trinta nomeados para a Bola de Ouro. Rui Patrício, que se estreou pelo Sporting com um penálti defendido nos Barreiros, é uma das maiores referências do Sporting neste século, um dos melhores guarda redes da história do clube, equiparado a nomes como João Azevedo, Joaquim Carvalho, Vítor Damas ou o supracitado Peter Schmeichel. Já venceu o Prémio Stromp e o prémio Leões Honoris Sporting, o que prova bem a sua importância dentro do clube. Talvez seja, dos que vi jogar, o jogador com mais amor ao Sporting. Foi criticado pelos adeptos e apenas respondeu com trabalho, foi a principal figura do Sporting na altura em que era preciso segurar a equipa nos piores anos da sua história e é um dos capitães, sendo respeitado por todos no balneário. É o jogador que está há mais tempo de forma consecutiva na equipa principal e é, para mim, a maior referência do Sporting atual.

Foto de capa: Sporting Memória

 

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Balde de água fria nos Açores: Vinícius Lopes dá vantagem ao Santa Clara frente ao Sporting

Vinícius Lopes abriu o marcador aos 5 minutos, na 11.ª jornada da Primeira Liga, que põe o Sporting e o Santa Clara frente-a-frente.

Antevisão GP Brasil: Lando Norris tem um excelente sábado

Lando Norris parecia intocável na qualificação para o GP do Brasil. O líder do Campeonato Mundial conquistou a pole position em São Paulo.

À segunda é de vez | Benfica x Casa Pia

José Mourinho talvez tenha encontrado uma base para conseguir fazer este Benfica jogar à bola.

ELEIÇÕES DO BENFICA: Já votaram mais de 88 mil sócios até às 20h

Até às 20h já votaram mais de 88 mil sócios na 2.ª volta das eleições presidenciais que coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC bate Tondela já nos descontos e sobe ao sétimo lugar

O Vitória SC venceu o Tondela por uma bola a zero durante este sábado, num encontro válido pela 11.ª jornada da Primeira Liga.

Antoine Griezmann sai do banco para bisar na vitória do Atlético de Madrid frente ao Levante

Este sábado, o Atlético de Madrid recebeu o Levante na 12.ª jornada da La Liga, saindo com uma vitória por 3-1, com bis de Antoine Griezmann.

Arsenal tropeça frente ao Sunderland para a Premier League

O Arsenal foi ao norte de Inglaterra empatar contra o Sunderland 2-2, em jogo da 11.ª jornada da Premier League.