8º – Número 25

Aqui começamos com as camisolas que me fazem recordar mais que um jogador marcante com a camisola leonina. Os últimos dois títulos de campeão nacional do Sporting, os únicos que eu vi, tiveram dois jogadores muito importantes a envergar este número: Ivone de Franceschi em 99/2000 e João Vieira Pinto em 2001/02.
O italiano apenas esteve uma época em Alvalade, a melhor da sua carreira. Veio emprestado pelos transalpinos do Veneza e viveu o seu melhor ano em Portugal. A sua contratação, ainda que por empréstimo, foi uma das poucas coisas positivas feitas por Giuseppe Materazzi o técnico também italiano que começou essa temporada nos comandos da equipa principal dos “leões”.
O outro protagonista, o que vemos na imagem, dispensa apresentações. Depois de ser capitão do SL Benfica, veio para o Sporting e formou uma das duplas mais temíveis de que tenho memória com o brasileiro Mário Jardel. JVP foi campeão e ainda ganhou uma Taça de Portugal e uma Supertaça nas quatro temporadas que efetuou de leão ao peito. Era um jogador consagrado e bastante dotado tecnicamente. Ainda marcou 32 golos pelo Sporting Clube de Portugal.