Top 10: Números míticos do Sporting

- Advertisement -

7º – Número 11

Fonte: Fórum SCP
Fonte: Fórum SCP

Este número é aquele que tem mais protagonistas a carregar consigo história do Sporting. Atualmente, é o “bombeiro” Bruno César que a ostenta, e tenho muito orgulho nisso. Sempre admirei B.César como jogador, mesmo na altura em que jogava no Benfica. O seu potente remate e a polivalência e excelente leitura que mostra ter no jogo fazem dele um jogador imprescindível para Jorge Jesus no atual plantel.

Ainda assim, desde que me lembro, existem mais três jogadores com boas memórias a ostentar este número na camisola: Beto Acosta, Rodrigo Tello e Diego Capel. O argentino foi o “matador” que ajudou a pôr fim ao jejum de dezoito anos sem ganhar um campeonato, em 2000. Depois de uma primeira época em Portugal, Acosta marcou 45 golos nas duas temporadas seguintes, tendo sido peça fulcral para a conquista de um campeonato e de uma Supertaça. Quando saiu, deu lugar a outra lenda, Mário Jardel.

Rodrigo Tello, um esquerdino chileno, foi o seu sucessor na utilização deste número. Em 2000/01, foi a contratação mais cara da história do Sporting CP até àquela época. Entre épocas regulares e espírito de sacrifício pelo clube, destaca-se um golo monumental que deu uma vitória em pleno Estádio do Dragão. Por fim, Diego Capel, o pequeno espanhol que foi um dos jogadores mais empolgantes que vi jogar, no verdadeiro sentido da palavra. O “Futre Espanhol” teve azar, pois esteve em Alvalade na era de Godinho Lopes, e nada mais viu a não ser um clube a arruinar-se. Contudo, era um dos melhores jogadores do plantel nos anos em que cá esteve e foi um dos principais alicerces da campanha europeia do Sporting em 2011/12, que terminou nas meias finais. Atualmente está a jogar no Anderlecht, da Bélgica. Tenho pena que Capel não tenha encontrado um Sporting mais estável, onde pudesse mostrar todo o futebol que tem nas pernas.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Itália vence e mantém esperanças pela qualificação e Espanha ganha à Georgia: Eis os resultados da noite de sábado

Este sábado foi jogada a terceira jornada de Qualificação para o Mundial 2026 e Itália conseguiu vencer fora e Espanha ganhou em casa.

Roberto Martínez: «Foi uma vitória muito trabalhada mas muito merecida»

Roberto Martínez falou após a partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

Francisco Trincão sobre a vitória sobre a Irlanda: «Acabou por ser um jogo de paciência»

Francisco Trincão falou após a partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

Rúben Neves após a vitória frente à Irlanda: «Foi um golo com a vontade de Diogo Jota»

Jogador falou após a partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal teve que esperar até aos descontos para vencer a Irlanda

Portugal enfrentou a Irlanda durante a noite deste sábado, em jogo relativo à qualificação para o Mundial 2026.

Georgiy Sudakov pode falhar o Chaves depois de sair lesionado na vitória da Ucrânia

O médio do Benfica, Georgiy Sudakov, sofreu uma lesão no ombro esquerdo que o pode deixar fora do jogo frente ao Chaves.

Cristiano Ronaldo falha grande penalidade contra a Irlanda

Portugal e Irlanda estão a enfrentar-se durante este sábado, em jogo da terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.