Um Sporting que vence, mas nem sempre convence

sporting cp cabeçalho 2

As vitórias podem evitar que se olhe para o funcionamento interno de uma equipa, no sentido daquilo que pode estar a correr menos bem ou que possa vir a ser melhorado no futuro. Os resultados positivos podem, por isso, dificultar uma análise detalhada e profunda sobre o que se passa no interior de um plantel ou de uma equipa ou, eventualmente, esconder-se, sob o pano glorioso das vitórias, os defeitos ou as arestas ainda por limar.

Escrevo esta crónica no dia seguinte ao empate a uma bola dos Leões contra a poderosa Juventus em Alvalade para a Liga dos Campeões. Foi um jogo em que, do ponto de vista exibicional, correu praticamente tudo bem. Digo “praticamente” e não “totalmente” pois a maturidade ou, neste caso, a falta dela, foi determinante num jogo de elevada exigência competitiva.

O Sporting continua a fazer boas exibições na Liga dos Campeões Fonte: Sporting Clube de Portugal
O Sporting continua a fazer boas exibições na Liga dos Campeões
Fonte: Sporting Clube de Portugal

O empate contra a formação de Turim dificulta um pouco, por isso, devido à excelente prestação da equipa do Sporting, o exercício de detetar falhas ou aspetos menos positivos. Mas convém, em nome da cultura de exigência inerente ao ADN do Sporting, que não tenhamos memória curta e não nos iludamos com as exibições mais conseguidas dos Leões. Um clube enorme, como é o Sporting Clube de Portugal, tem sempre que considerar que, independentemente das vitórias – sejam elas pela diferença mínima ou esmagadoras – há aspetos a melhorar.

A classificação da equipa no Campeonato Nacional traduz uma eficácia bastante positiva para este momento da temporada – empates apenas contra o Moreirense fora e em casa contra o FC Porto . Além disso, o facto de estarmos a dois pontos do atual líder do Campeonato (FC Porto) galvaniza os adeptos mas deixa-nos com a frase, todos os anos insistentemente repetida, de que “este ano é que vai ser”. Apesar dos resultados maioritariamente vitoriosos dos Leões, evidenciam-se nesta equipa algumas lacunas que devem preocupar qualquer sportinguista que ama o seu clube e que esteja sedento do tão desejado campeonato nacional. É um Sporting que vence mas que nem sempre convence. Vamos por partes.

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela da Amadora contrata Luan Patrick ao Hellas Verona

O Estrela da Amadora contratou Luan Patrick. O defesa-central brasileiro deixou o Hellas Verona a título definitivo.

Verão de mudanças na Luz: eis os 10 jogadores mais bem pagos do Benfica

O Benfica vai realizar algumas mudanças no seu plantel principal, de maneira a lutar pelo título na próxima temporada.

Futuro de Jordan Henderson está definido e assinatura foi adiada por respeito a Diogo Jota

Jordan Henderson vai rumar ao Brentford. Médio pediu para adiar a assinatura por respeito a Diogo Jota, falecido há uma semana.

Olheiro BnR | Hayden Hackney

Hayden Hackney já é mais do que uma promessa — é uma certeza no Championship. E tem tudo para crescer ainda mais.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes prováveis de Portugal e Bélgica para o jogo decisivo das Navegadoras no Euro 2025 Feminino

Portugal joga esta noite a passagem à próxima fase do Euro 2025 Feminino. Navegadoras precisam de vencer a Bélgica.

Alverca confirma contratações de André Gomes e de Tomás Mendes

O Alverca confirmou duas contratações para a nova temporada. André Gomes e Tomás Mendes assinaram pela equipa.

Hellas Verona de olho em craque do Famalicão

O Hellas Verona pode avançar para a contratação de Óscar Aranda. O jogador pertence aos quadros do Famalicão, onde é um dos destaques.